this is an h1

this is an h2

Thu Dec 16 12:48:58 BRT 2021
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Dicas de simples planejamento para o fim de ano

Algumas estratégias ajudam a organizar o próximo ano do seu negócio e você pode começar a trabalhá-las desde já.

· 16/12/2021 · Atualizado em 16/12/2021
Imagem de destaque do artigo

O planejamento é essencial em todas as áreas da vida, principalmente no mundo dos negócios. A pesquisa Sobrevivência de Empresas, divulgada pelo Sebrae em 2021, apontou que a falta de planejamento do negócio é uma das principais causas do fechamento de empresas.

O fim do ano é a época ideal para fazer seu planejamento empresarial. Por isso, neste conteúdo, você vai conferir algumas análises e planejamentos fáceis de realizar, que vale a pena adotar antes do ano acabar.

O que você alcançou?

O fim do ano é o momento para analisar seu negócio por inteiro. Além do balanço financeiro, que você deve fazer, vale a pena fazer algumas perguntas, como:

  • Quais ações foram positivas ou negativas para o meu negócio?
  • Quais metas foram alcançadas ou não?
  • Quais produtos fizeram sucesso?
  • O que consegui melhorar em meu negócio?

Essas são apenas algumas questões que você pode responder. Basicamente, esse é o momento em que você consegue verificar quais estratégias você pode continuar levando ou não para o próximo ano.

O primeiro passo de todo planejamento empresarial é analisar, por isso é primordial que você faça esse balanço. Dessa forma, você consegue ter um parâmetro do que estabelecer para o ano seguinte.

Organizar papéis

Agora que você já analisou, a dica é: organizar. Fim de ano é o momento de arrumar o negócio para não acumular papéis desnecessários e já começar o ano seguinte com uma bagunça a menos.

A dica é: busque por um espaço para guardar os arquivos e documentos necessários. Caso precise de algum, no ano seguinte, você vai saber exatamente onde encontrar. Um ponto positivo para a produtividade e uma rotina mais organizada.

Metas e ações

Você já analisou o seu ano e organizou o espaço, agora é o momento de sentar e estabelecer o que você quer para o próximo ano. O plano de ação pode te auxiliar. É através dele que você pode estruturar sua estratégia e conseguir colocá-la em prática.

Com um plano de ação bem elaborado é possível analisar cada etapa de um objetivo, os recursos que serão necessários e muitos outros detalhes. Vamos deixar disponível abaixo uma tabela que você pode preencher cada ponto e fazer seu plano para objetivos de curto e médio prazo.

Clique aqui e acesse uma tabela de plano de ação.

Aqui também é o momento de colocar suas metas no papel. Sejam elas metas financeiras, metas de novos produtos, metas de alcance e entre outras. O curso “Como planejar o seu negócio” pode te ajudar, com ele é possível aprender como aplicar na prática esse planejamento.

Por fim, esse é o momento de traçar um planejamento para a reação de um cenário negativo. Neste caso, pense quais adversidades podem surgir no próximo ano e como poderia superá-las. Assim, caso aconteça, você estará preparado e não será pego de surpresa.

Se você quer entender um pouco mais sobre planejamento, deixamos abaixo para um eBook com vários pontos sobre planejamento estratégico. Para baixar é só clicar no arquivo e pronto!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora