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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Dicas para enviar produtos vendidos pela internet

Quer abrir uma loja online e vender seus produtos pela internet? Conheça algumas dicas que podem ajudar na hora de fazer o envio dos produtos

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Pâmela Machado

· 03/11/2021 · Atualizado em 03/11/2021
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Vender pela internet traz muitas vantagens para o seu negócio, por exemplo, a possibilidade de vender para várias localidades do país e deixar seu produto disponível para venda 24 horas por dia. Entretanto, você precisa aprender alguns pontos básicos, como o envio dos seus produtos vendidos.

O e-commerce só tende a crescer no mundo, uma prova disso são os dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust. A pesquisa mostrou que o e-commerce teve um crescimento de 55,74% no faturamento, no mês de dezembro, comparando com o mesmo período de  2019.

Com a chance de aumentar os clientes e vender um pouco mais, vale a pena pegar algumas dicas sobre como enviar seus produtos pela internet, né? Neste conteúdo, você vai descobrir algumas dicas para começar já esse processo na sua empresa.

Forma de frete

Primeiramente, o ideal é escolher a forma que você vai enviar o seu produto. Para isso, é necessário escolher se você vai enviar por transportadora ou pelos Correios. Avalie alguns pontos, como:

  • Custo do frete;
  • Prazo nas entregas;
  • Quantidade de pedidos;
  • Distância da entrega.

Apesar dos Correios serem a empresa mais escolhida pela maioria dos locais, caso você queira uma segunda opção, você pode dar uma olhada no artigo “Conheça opções de logística para e-commerce”. Nele você vai encontrar outras alternativas e conseguir acessar sites que fazem cotações da forma mais barata de envio dos seus produtos.

Entretanto, se você optar pelos Correios, verifique o tipo de envio com seu cliente, como PAC ou Sedex e outros pontos, como CEP de origem, CEP de destino, peso da encomenda, dimensões do pacote e serviços adicionais, por exemplo, avisos de recebimento.

Dessa forma, você consegue simular o preço do seu envio e o prazo de entrega para o cliente. Basta você acessar a plataforma dos Correios com essa função, clicando aqui.

Os Correios e algumas transportadoras oferecem serviços especiais para e-commerce. Você também pode verificar isso no local que deseja utilizar para envio dos seus produtos, um exemplo disso é o Correios Log+. Mas atenção, verifique os pontos negativos e positivos, para ver se a alternativa realmente compensa para sua empresa.

Embalar e mandar

Agora que você já sabe o valor do produto, é hora de decidir a embalagem. Lembrando que cada produto requer um cuidado na hora de embalar, você deve considerar a resistência até chegar ao destino final.

Seja para enviar seu produto por transportadora ou por Correios, vale a pena ficar atento a algumas instruções que precisam ser seguidas, como deixar seus dados pessoais e dados pessoais do destinatário, em papéis descritas para fora da embalagem, contendo: 

  • CNPJ do remetente;
  • Nome do destinatário;
  • Tipo do logradouro com nome do logradouro, número do lote  e complemento, se houver;
  • Bairro;
  • Localidade com a sigla da Unidade da Federação;
  • CEP.

Colocar o telefone, tanto do remetente quanto do destinatário, é opcional. Além disso, deve constar do lado de fora da embalagem, de maneira visível, a nota fiscal e a declaração de conteúdo.

Na hora de escolher a embalagem verifique o tamanho exato para enviar o seu produto, visto que uma embalagem maior deixará o valor do envio mais alto. Além disso, vale a pena buscar caixas personalizadas, ou sacos personalizados, dependendo do seu orçamento.

Os Correios possuem embalagens prontas, mas se o curto for alto para você ou você quiser fazer uma embalagem mais atraente para o consumidor, temos um artigo com dicas ideais para você, é só clicar aqui.

Agora que está tudo pronto, chegou a hora de fazer o envio do seu produto. Faça o pagamento do frete no caixa dos Correios e não se esqueça de enviar o código de rastreamento para o seu cliente. Dessa forma, ele consegue acompanhar o pedido e sentir mais confiança no seu negócio.

Quer começar sua loja virtual? Então é o momento de dar uma olhada no artigo “Como planejar uma loja virtual de sucesso”. É um passo a passo incrível com várias dicas sobre o assunto.

Deixamos abaixo também um eBook com várias dicas de como vender pela internet. O download é gratuito e você pode ter dicas que vão desde a estrutura do e-commerce até a escolha de meios de pagamento. Basta clicar no arquivo e baixar.


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