this is an h1

this is an h2

Thu Sep 30 18:33:12 BRT 2021
Inovação | INOVAÇÃO
Ecossistemas de inovação: desenvolvimento e autossuficiência

Entenda o conceito que faz empreendedores e agentes atuarem de forma harmônica no mesmo ambiente

· 30/09/2021 · Atualizado em 30/09/2021
Imagem de destaque do artigo

Hora de voltar pro banco da escola: você se lembra o que é um ecossistema? Fica tranquilo que a gente te ajuda a lembrar: o ecossistema é o nome dado a um determinado conjunto de comunidades, que vivem em um determinado local e que interagem entre si e com o meio ambiente ao seu redor, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.

Um termo no empreendedorismo que tem tudo a ver com esse conceito que aprendemos nas aulas de Biologia, no que diz respeito ao desenvolvimento, é o ecossistema de inovação.

A gente pode dizer que um ecossistema de inovação é um ambiente onde estão presentes empresas, empreendedores e agentes que podem atuar de forma harmônica e colaborativa. “Pequenas e grandes empresas já perceberam, há algum tempo, que ambientes colaborativos estimulam melhores resultados. Estas empresas se esforçam para ter equipes com múltiplas habilidades e capacidade de cooperar com o ambiente interno e externo. Essa interação também vale para o relacionamento entre diferentes empresas. Quando cada uma delas tem habilidades diferentes, mas complementares, a chance de que todas cresçam juntas aumenta. É este ambiente que chamamos de Ecossistema de Inovação”, explica Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente do Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect).

Um dos ecossistemas de inovação mais conhecidos do mundo é o Vale do Silício, na Califórnia. Segundo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), das 50 empresas mais inovadoras e eficazes do mundo, 18 estão lá, como a Apple, a Udacity e a Tesla.

Em MS

Mas não é preciso ir tão longe para ver exemplos de ecossistemas de inovação. Em Mato Grosso do Sul, Márcio cita o Living Lab. “Ele serve como acelerador de empresas das mais diversas áreas. A Fundect está presente neste espaço com dois bolsistas que têm como objetivo orientar e acompanhar as ações destas empresas.”

Para que os ecossistemas de inovação funcionem de maneira efetiva, é necessário que existam empresas e organizações que apoiem os empreendedores, de modo que eles possam inovar em seus negócios, transformando novas ideias em resultados. “Atualmente, os mercados estão cada vez mais competitivos por conta do aumento da concorrência, dos altos níveis de incerteza em relação ao futuro, do aumento da produtividade e da maior exigência do cliente. Para se diferenciarem no mercado, as empresas precisam buscar a inovação.”

Benefícios
  • Troca de experiências: com ele fica mais fácil trocar ideias, aprender com os erros dos outros, observar e acompanhar processos de perto e contribuir de forma mútua.
  • Networking: em um ecossistema de inovação que funciona de maneira efetiva, os atores e as empresas que fazem parte dele conseguem trabalhar o networking de forma mais ativa, uma vez que é possível conhecer melhor e confiar nos trabalhos uns dos outros. 
  • Trabalhadores jovens: um grande desafio das empresas de tecnologia, por exemplo, é buscar novos talentos. O fato de uma empresa fazer parte de um ecossistema de inovação chama a atenção de profissionais mais jovens, o que ajuda também a fortalecer o ciclo de trabalho.
  • Ajuda a comunidade: um parque tecnológico, por exemplo, constitui um ecossistema de inovação. À medida que ele se consolida, ele passa a fazer bem à comunidade, trazendo desenvolvimento e, ao mesmo tempo, criando uma relação de confiança com ela.

A inovação é essencial para os negócios crescerem e se manterem ativos no mercado. Pensando nisso, separamos o e-book que traz 22 casos de sucesso de negócios que inovaram. Para fazer o download, basta clicar no arquivo abaixo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora