Tue Mar 10 11:27:38 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Em quais meios de comunicação devo divulgar minha empresa?
A escolha do meio de comunicação para divulgar o negócio é uma etapa muito importante. Saiba mais sobre alguns deles e comece a investir agora mesmo.

Blog

Uma ferramenta poderosa e habitual na era digital. Nele, o principal investimento não é o dinheiro, mas sim o tempo.

Para que o blog da sua empresa seja reconhecido e visitado, é necessário a publicação de conteúdos diversos e com frequência. Dessa forma, existe grande possibilidade de que seu cliente (ou potencial cliente), enquanto navega pela internet, acesse, goste do conteúdo e acabe se direcionando à página de sua empresa.

Um bom blog empresarial deve:

  • Conter uma linguagem informal, para que o cliente tenha a sensação de um relacionamento quase frente a frente;
  • Mostrar a cara da sua empresa;
  • Ter publicações novas pelo menos duas vezes por semana;
  • Focar no mercado de atuação da empresa, não nos produtos;

Parcerias

Realizar divulgações em redes sociais e mídia aberta pode gastar tempo e dinheiro. Que tal dividir isso tudo com outra empresa?

Esse tipo de parceria (também conhecida como co-marketink) acontece quando duas empresas trabalham juntas paras divulgar ou criar um produto que atenderá o mesmo público.

Por exemplo: Uma oficina mecânica pode fechar parceria com uma loja de automóveis, para que quando os clientes da loja precisarem de alguma manutenção possam ir até a oficina, ganhando algum desconto. E quando algum cliente na oficina comentar que gostaria de um carro novo, poderá ser indicado a procurar a loja de automóveis.

Site

Para sobreviver no mercado competitivo, sua empresa precisa de um site para mostrar presença. É a maneira mais simples da sua empresa ser encontrada na internet, além de permitir a realização de vendas e levar seu cliente a outros canais, como Instagram e Facebook.

Mídia OOH

Traduzindo de uma forma simples, esse tipo de mídia significa “fora de casa” (out of home em inglês). Nela, estão enquadrados os outdoors, anúncios em veículos, ponto de ônibus, placas, etc. Apesar de ser um método antigo e relativamente caro, ainda se mostra eficaz.

Redes Sociais

A divulgação da empresa nas redes sociais é tão importante, que praticamente deveria ser uma obrigação. Todos sabemos que elas já fazem parte da nossa vida.

Cada um tem preferência por uma rede social diferente. Para isso, é fundamental marcar presença em todas ou na maioria delas.

Vale ressaltar que não basta simplesmente “estar” nas redes sociais, pois para um melhor engajamento é importante que você se dedique a todas elas. Caso não seja possível estar ativo em todas as redes, talvez seja interessante buscar saber (através de alguma forma de pesquisa) qual a rede que seus clientes mais utilizam e focar nesta.

E-mail

A utilização do e-mail como ferramenta de marketing é comum em empresas de diversos tamanhos. No pequeno negócio, pode ser interessante devido ao baixo custo.

O e-mail deve chamar atenção e ser visualmente agradável, fazendo com que o cliente tenha o interesse de interagir.

Para obter o e-mail do seu cliente, basta solicitar um cadastro quando ele acessar algum conteúdo do seu site ou então quando realizar alguma compra. Neste segundo caso, aproveite também para avaliar a satisfação do cliente com o seu produto/serviço.

Envie novidades, promoções, notícias e materiais que possam ser úteis para o seu público.

Importante: Caso o cliente sinalize que não deseja mais receber os e-mails, respeite sua decisão para não gerar desconforto.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora