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Tue Oct 26 09:59:08 BRT 2021
Mercado e Vendas | PRODUTO
Ideias criativas para o lançamento de novos produtos

Saiba como lançar o seu produto e conseguir atingir o público de forma esperada

· 26/10/2021 · Atualizado em 26/10/2021
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Uma coisa é fato: se você vai lançar um novo produto no mercado, o seu público precisa saber dele. Mas não é preciso ser uma empresa do porte da Apple para causar impacto com um lançamento. Todo negócio, seja micro ou pequeno, pode atingir muitas pessoas e impressionar. Basta ter criatividade e ousadia.

O fundador da empresa Propulsor Digital, Kleber Kakuda, separou algumas ideias criativas para você que quer ser diferente sem gastar muito. Ao final do conteúdo, ele também dá algumas dicas sobre gestão para esse novo produto ser um sucesso.

Aposte em uma campanha de teasers

No cinema, na TV, em locais públicos ou nas redes sociais, teasers (do inglês tease = provocar) são pequenas e curtas amostras sobre o que vai ser lançado. “A rápida exposição tem o objetivo de aguçar o interesse, a curiosidade e, consequentemente, a expectativa em torno da novidade”, explica Kleber. O custo geralmente fica por conta da produção do teaser (vídeo ou spot de rádio) e algumas poucas inserções. Em tempos de redes sociais, o teaser vai viralizar sozinho.

Tapete vermelho

Fazer uma festa para lançar o produto demonstra a sua confiança no quão incrível ele é e alimenta a confiança de seus clientes. Além disso, motiva a sua equipe interna, que se sente parte responsável pelo sucesso do produto. Com o mercado de festas extremamente democrático, dá pra lançar mão de opções baratas de finger foods, bebidas e bandas. “O evento não precisa ser demorado, mas pode ter um tempo reservado para uma rápida apresentação e explicação das características e vantagens do produto. A experimentação também conta muito”, recomenda Kleber.

Lista VIP

A exclusividade é um conceito que encanta muitos clientes. Selecionar um público restrito e dar a eles acesso ao produto antes do lançamento oficial é um bom jeito de surpreender e fidelizar. O conceito de exclusividade também cria a ideia de escassez, pelo menos inicialmente. “Além de gerar burburinho, você economiza em algumas etapas do processo, já que os próprios clientes dessa lista VIP vão comentar com os outros e postar em redes sociais”, afirma Kleber.

Amostra Grátis

Entregar amostras grátis são o “old but gold” dos lançamentos. A tática é antiga, porém objetiva e certeira quando o objetivo é fazer o público entrar em contato com o produto e experimentá-lo. Usando/provando o produto, o cliente se convence de que é bom, cria confiança e passa a informação para frente.

Gamificação

“Usar jogos, charadas, quebra-cabeças e desafios para o lançamento de um produto instiga a curiosidade das pessoas e promove uma experiência imersiva”, comenta Kleber. A ideia é premiar os clientes mais engajados que descobriram as diferentes respostas.

Colançamento

Se a ideia é alcançar um grande número de pessoas, escolher uma empresa que não seja concorrente, mas que tenha valores parecidos e público próximos, para lançar produtos diferentes ao mesmo tempo pode ser uma excelente forma de economizar e “trocar” a base de clientes. “Nesse formato, além dos custos, os riscos também diminuem”, aponta Kleber.

Agora que você fez um lançamento incrível, criativo e barato, tem também que cuidar da gestão desse novo produto, caso contrário, todo esforço no lançamento pode ter sido em vão. É preciso ter um planejamento de vendas com:

– Target (público) específico;

– Metas de vendas realistas e mensuráveis dividida em etapas;

– Estratégias e canais de venda bem definidos;

– Recebimento de feedbacks de clientes, avalie as críticas e faça melhorias, se possível.

 

Quer aprender mais sobre os conceitos colocados no texto? Abaixo, deixamos para download os eBooks “Definindo metas de vendas” e “Decifrando os canais de venda: Conceitos e aplicações”.


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