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Thu Sep 16 09:56:50 BRT 2021
Mercado e Vendas | CLIENTE
Mapa da empatia: pensando com a cabeça do cliente

Conheça a estratégia que permite que você alcance melhor as expectativas do cliente

· 16/09/2021 · Atualizado em 16/09/2021
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Segundo o sócio da Nodal Consultoria e co-autor do livro Business Model Generation, Luís Eduardo de Carvalho, “É preciso calçar as sandálias do cliente”. Mas para que as sandálias fiquem confortáveis, o empreendedor precisa descobrir o número do consumidor.

Para isso, o consultor orienta a aplicação do Mapa da Empatia, uma ferramenta que funciona como uma bússola para chegar ao cliente e às suas perspectivas. “Quando o empresário começa a pensar com a cabeça do cliente tem uma série de cliques. É uma troca de papéis”. Essa troca precisa resultar na reflexão de diversas questões

O consultor explica que, conforme sistematização de Alexander Osterwalder, autoridade mundial no assunto, o Mapa da Empatia propõe três conjuntos de questões, determinantes na decisão do cliente de comprar algum produto ou contratar algum serviço. São elas: “tarefa realizada”, “benefício esperado” e “ponto de dor”.

Segundo Carvalho, a “tarefa realizada” diz respeito à pretensão do consumidor quanto ao uso do produto ou serviço – as pessoas têm intenções diversas quanto a essa utilidade, o que deve ser considerado pelo empresário. O cliente também projeta expectativas quanto à sua experiência na hora de comprar (o ambiente da loja, a forma de pagamento, o atendimento, etc) e espera muitos benefícios.

No outro pólo, estão os fatores que podem servir de obstáculos ao consumo, como, por exemplo, o valor do produto. Trata-se dos “pontos de dor”. O empresário deve oferecer, neste caso, “analgésicos” adequados, isto é, soluções interessantes ao consumidor e que o estimulem a efetivar a compra.

Outra ferramenta que pode te ajudar a conhecer o cliente é o curso online gratuito “Conhecendo e valorizando seu cliente”, nele você vai aprender um pouco sobre conceitos que fortalecem a sua relação com o cliente. 

O atendimento ao cliente é um dos principais pontos que ele observa na hora de comprar um produto, por isso também separamos o e-book gratuito “Guia completo sobre qualificação de atendimento para aplicar na empresa”, que você pode fazer o download clicando no arquivo abaixo. 


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