Wed Mar 11 13:02:16 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Passo a Passo: Como fotografar meus produtos para as redes sociais
Com dedicação e pouco dinheiro é possível obter boas fotos para divulgar seus produtos.

Fotografia com o celular

Não há dúvidas de que uma boa imagem chama atenção de qualquer um. Em um ambiente com muitos concorrentes, destacar-se fundamental.

Para atingir toda essa qualidade, o ideal seria realizar a aquisição de uma câmera intermediária ou profissional, que permite ajustes para deixar a foto perfeita.

Porém, como os valores desses equipamentos podem ser altos, você pode utilizar o celular, que está o tempo todo na palma da sua mão.

Fundo da imagem

O foco sempre deverá ser o seu produto, e a preferência é que o fundo chame menos atenção possível. A cor mais indicada e utilizada habitualmente é o branco, porém se o seu produto também for dessa cor, tente usar o cinza ou outro tom liso.

A regra, no entanto, pode ser diferente para o caso das roupas e acessórios. Esses itens são exclusivamente visuais e serão vestidos pelos clientes. Para isso, pode ser interessante fotografa-los com alguém (como modelo) utilizando-os. Fazendo com que o consumidor imagine-se usando o produto.

Enquadramento do produto

No mundo digital, o cliente perde a atenção e o interesse em poucos segundos. Por tanto, o tema da sua foto deve estar enquadrado de forma que toda a atenção esteja voltada para ele, favorecendo-o.

 

Iluminação

A melhor luz para fotografar é a natural. Escolha um ambiente bem iluminado, como próximo a alguma janela ou porta. Se possível, utilize ainda uma contra luz (no sentido oposto) para que não seja gerada nenhuma sombra na foto.

Caso não possua outra luz, a dica é refleti-la utilizando uma folha ou tecido branco.

Evite fotos a noite ou utilizar o flash no seu celular, pois ele poderá deixar um brilho branco no seu produto, estragando a imagem e transmitindo uma sensação amadora.

Ângulos

Aproveite que as redes sociais permitem a publicação de várias fotos em sequência na mesma publicação, e fotografe seus produtos de diferentes ângulos. Se o produto despertar desejo no cliente, ele irá querer vê-lo detalhadamente, em diferentes ângulos.

Resuloção

Evite tirar fotos muito pesadas, pois além de demorarem mais para carregar, em alguns casos a rede social poderá compacta-la automaticamente, reduzindo a qualidade. Dê preferências pelas fotos quadradas (formato 1:1) e com uma resolução entre 600 e 1200 pixels.

Ao falar de fotos, certamente o Photoshop é uma referência. Você pode baixar o aplicativo no seu smartphone para editar suas fotos. Aumente a nitidez e o contraste, melhore a iluminação, reduza as sombras e muito mais. Após finalizar, exporte nos tamanhos mencionados anteriormente e veja qual fica melhor para sua imagem.

Não use filtros

Antes de finalizar o processo de postagem, as redes sociais disponibilizam filtros para colocar na imagem. Entretanto, nas fotos da sua empresa não é interessante usar este recurso, pois as cores naturais podem chamar mais atenção do cliente.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora