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Mercado e Vendas | VENDA
Quais canais de vendas online utilizar em sua empresa?

Conheça os canais de vendas que podem ajudar a aumentar as vendas do seu negócio

· 22/04/2021 · Atualizado em 24/11/2021
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Vender pela internet é uma forma prática e indispensável de trabalhar o crescimento da sua empresa. Os meios digitais são os mais utilizados para compra e venda de produtos ou serviços. Por isso, lançar mão de canais de venda online pode fazer você ampliar o seu alcance geográfico e aumentar suas vendas.

Existem diversos canais de vendas online que ajudam neste trabalho, fazendo uma ponte entre o público e a sua marca. São muitas formas de promover seus produtos e serviços, cada uma com suas vantagens. Neste conteúdo, você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e entender qual se encaixa mais no perfil da sua empresa.

O que avaliar?

Antes de escolher os canais de venda online é interessante fazer uma vasta análise do seu público e do seu nicho. Entenda como seu público se comporta, como pesquisa e pelo que se interessa, para definir qual melhor forma de atraí-lo.

Faça um bom planejamento e inclua todos os canais de vendas que são importantes para a sua estratégia. Crie campanhas de marketing e outras ações que possibilitem explorar ao máximo estes recursos.

Deixamos abaixo um eBook que pode te ajudar na hora de criar a persona do seu negócio e entender melhor seu cliente. Para fazer o download, basta clicar no arquivo.

Canais mais comuns

Canais de vendas online podem ajudar sua empresa a anunciar seus produtos e vender pela internet.  Existem diversos canais de vendas on-line que facilitam este processo. Os principais deles são:

Marketplace

O Marketplace funciona como uma grande vitrine onde marcas podem anunciar seus produtos e serviços no mesmo lugar. Nele, o usuário pode pesquisar por marca, nicho ou pelo produto desejado.

Um dos grandes diferenciais para quem escolhe vender pela internet através de um Marketplace é que ele proporciona um grande alcance, isto é, um número alto de pessoas poderá visualizar seu anúncio facilmente.

De forma geral, essa é uma plataforma bastante democrática e já tem sido amplamente utilizada. Alguns exemplos de marketplace são: Magazine Luiza, Amazon, Dafiti, Mercado Livre e entre outros. Neste caso, existem cursos que podem te ajudar a fazer sua loja no marketplace.

E-commerce

O e-commerce é um canal exclusivo e oficial da empresa, onde se anuncia todos os seus produtos e serviços, é personalizado com a identidade visual, tem gestão própria e não paga comissão pelas vendas. É um dos meios de venda on-line mais utilizados hoje, por marcas de diversos setores.

Para ter um e-commerce é necessário escolher entre as plataformas disponíveis e verificar a ideal para o seu negócio.

Canais do Google

O Google é uma das companhias que oferecem um maior número de plataformas e ferramentas possíveis para investir e impulsionar o seu negócio. Existem canais de vendas online oferecidos pela empresa, voltados a diferentes estratégias e nichos de mercado. Conheça as principais delas:

Google Ads

Com o Google Ads, as empresas podem criar anúncios estratégicos para alcançar pessoas interessadas em seus produtos. A ferramenta é eficaz em proporcionar maior alcance e conversões.

Sua empresa deverá comprar palavras-chave relevantes e depois criar anúncios com elas. Esses anúncios estarão disponíveis nos resultados de busca no Google, no Maps e em outros canais.

Google Shopping

Esta ferramenta exibe os anúncios do Google Ads das empresas. Funciona mais ou menos como um Marketplace, porém dentro da plataforma. Os anúncios são exibidos em formato de carrossel, em posição de destaque na página de resultados do Google.

Redes sociais como canais

Marcar presença em uma ou mais redes é obrigatório para a empresa que deseja ter visibilidade, existem várias ideias para divulgar seu negócio nelas e na internet. As redes sociais são, atualmente, poderosos canais de vendas online.

A principal vantagem é que as redes sociais vêm fazendo integração com outros canais de vendas online, bem como o Marketplace, o que expande as possibilidades de venda da empresa. Outras vantagens são:

  • Aumentam a exposição da sua empresa no mercado e entre o público;
  • Otimiza sua comunicação com o cliente de forma direta;
  • É possível criar campanhas de marketing segmentadas de acordo com a persona ou localização geográfica, entre outros parâmetros;
  • No Brasil, a utilização das redes sociais é muito grande. Elas influenciam a decisão de compra de 77% dos cidadãos.

Se você quer utilizar o Instagram para vender, vale a pena conferir o curso “Os segredos de um Instagram vendedor”. Ele vai te ajudar a entender a melhor maneira de utilizar a rede como canal de venda.

Quer se aprofundar mais em canais de venda? Faça o download abaixo de uma cartilha completa que vai te ensinar a decifrar esses canais. É só clicar no arquivo abaixo e pronto!


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