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Fri Apr 23 21:33:28 BRT 2021
Mercado e Vendas | VENDA
Quais canais de vendas online utilizar em sua empresa?

Conheça os canais de vendas que podem aumentar seu faturamento empresarial

· 22/04/2021 · Atualizado em 23/04/2021

Vender pela internet é uma forma prática e indispensável de trabalhar o crescimento da sua empresa. Isso porque hoje a internet é um dos meios mais utilizados para compra e venda de produtos ou serviços. Cada vez mais as pessoas optam por realizar esses processos on-line. Por isso, lançar mão deste recurso poderá ampliar o seu alcance geográfico e as suas vendas.

Existem diversos canais de vendas on-line que ajudam neste trabalho, fazendo uma ponte entre o público e a sua marca. São muitas formas diferentes de promover seus produtos e serviços, cada uma com suas vantagens. Que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e entender qual se encaixa mais no perfil da sua empresa?

Canais de vendas online

Se você tem um negócio e deseja começar a anunciar seus produtos e vender pela internet, existem diversos canais de vendas on-line que facilitam este processo. Confira os principais deles.

Marketplace

O Marketplace funciona como uma grande vitrine onde marcas podem anunciar seus produtos e serviços no mesmo lugar. Nele, o usuário pode pesquisar por marca, nicho ou pelo produto desejado. Um dos grandes diferenciais para quem escolhe vender pela internet através de um Marketplace é que ele proporciona um grande alcance, isto é, um número alto de pessoas poderá visualizar seu anúncio facilmente. De forma geral, essa é uma plataforma bastante democrática e já tem sido amplamente utilizada. Magazine Luiza, Amazon, Dafiti, Mercado livre entre outros, são exemplos de grandes marketplaces.

E-Commerce

O e-Commerce é um canal exclusivo e oficial da empresa, onde se anuncia todos os seus produtos e serviços, é personalizado com a identidade visual, tem gestão própria e não paga comissão pelas vendas. É um dos meios de venda on-line mais utilizados hoje, por marcas de diversos setores.

Ferramentas do Google

O Google é uma das companhias que oferecem um maior número de plataformas e ferramentas possíveis para investir e impulsionar o seu negócio. Existem canais de vendas on-line oferecidos pela empresa, voltados a diferentes estratégias e nichos de mercado. Conheça as principais delas:

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, em que é possível preencher dados sobre a empresa. Lá, a marca adiciona informações como endereço, telefones, outras formas de contato, site, serviços e produtos oferecidos, faixa de preço e mais uma gama de itens relevantes. Esse é um espaço para o público saber mais sobre a empresa de uma forma prática e esclarecedora.

Tudo que o cliente precisa saber sobre sua empresa estará disponível em um só lugar: é como um cartão de visitas on-line. Além disso, a ferramenta possibilita que a empresa gere anúncios e publicações para vender seus produtos. Existem diversas formas de promover sua marca por lá – criando uma oferta exclusiva, por exemplo.

Google Ads

Com o Google Ads, as empresas podem criar anúncios estratégicos para alcançar pessoas interessadas em seus produtos. A ferramenta é eficaz em proporcionar maior alcance e conversões. Sua empresa deverá comprar palavras-chave relevantes e depois criar anúncios com elas. Esses anúncios estarão disponíveis nos resultados de busca no Google, no Maps e em outros canais.

Google Shopping

Esta ferramenta exibe os anúncios do Google Ads das empresas. Funciona mais ou menos como um Marketplace, porém dentro da plataforma. Os anúncios são exibidos em formato de carrossel, em posição de destaque na página de resultados do Google.

Venda pela internet

As redes sociais são, atualmente, poderosos canais de vendas on-line. Marcar presença em uma ou mais redes é obrigatório para a empresa que deseja ter visibilidade na internet. Utilizar as redes sociais é uma forma prática e fácil de divulgar sua marca e seus produtos. Uma vantagem é que as redes sociais vêm fazendo integração com outros canais de vendas, bem como o Marketplace, o que expande as possibilidades de venda da empresa. Elas servem, hoje, não apenas para divulgar sua marca e fazer presença na internet, como para efetuar vendas, de fato. Dentre suas vantagens estão:

  • Aumentam a exposição da sua empresa no mercado e entre o público;
  • Otimiza sua comunicação com o cliente de forma direta;
  • É possível criar campanhas de marketing segmentadas de acordo com a persona ou localização geográfica, entre outros parâmetros;
  • No Brasil, a utilização das redes sociais é muito grande. Elas influenciam a decisão de compra de 77% dos cidadãos.
Tipos de redes sociais

Facebook

Ainda é a rede social mais utilizada no Brasil, e isso é uma grande vantagem. São muitas pessoas ligadas neste canal, seja através de páginas comerciais, grupos, marketplace e muito mais. É possível criar campanhas pagas e promoções pelo gerenciador de anúncios do Facebook. Esta é uma ferramenta bastante eficaz no direcionamento de campanhas.

Instagram

São mais de 200 milhões de pessoas conectadas nesta rede. É um ótimo canal para expandir a sua marca e para fazer campanhas e reforçar a identidade da sua empresa. Ferramentas como o Instagram Shopping e Business servem para que empresas possam gerar mais vendas com ações de marketing. Por fim, o Instagram é uma rede que aproxima o público da marca e ajuda a humanizar o perfil da sua companhia.

WhatsApp Business

Além de ser um facilitador na comunicação da empresa com o público, nele é possível inserir respostas automáticas, como mensagens de saudação ou alguma apresentação mais detalhada sobre seu negócio. A dica aqui é usar o recurso business, direcionado a empreendimentos. Lá, a empresa cria um catálogo de produtos e uma série de ações para otimizar a experiência do cliente.

Entenda qual dos canais de vendas utilizar

Para fazer bom uso dos canais de vendas on-line, é interessante fazer uma vasta análise do seu público e do seu nicho. Entenda como ele se comporta, como pesquisa e pelo que se interessa, para definir qual melhor forma de atraí-lo. Através desta pesquisa, você saberá quais canais mais interessantes para investir. Faça um bom planejamento e inclua todos os canais de vendas que são importantes para a sua estratégia. Crie campanhas de marketing e outras ações que possibilitem explorar ao máximo estes recursos!

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Tags vendas

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