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Thu Oct 28 10:12:02 BRT 2021
Inovação | DESIGN
Qual é a cor certa para a sua empresa?

Aprenda mais sobre a identidade visual ideal para o seu negócio

· 28/10/2021 · Atualizado em 28/10/2021
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A imagem visual de uma empresa e de uma marca é tão importante quanto o desenvolvimento do negócio. É preciso entender muito bem o espírito do negócio e do público-alvo para traduzi-lo em imagens que irão representar a empresa.

“É a identidade visual que irá ajudar a fixar a marca na memória das pessoas”, explica o consultor Luiz Lopes, da agência de comunicação empresarial Vision Online. Parceira do projeto Extreme Makeover, a Vision está cuidando da reformulação do site e do logotipo da agência de ecoturismo DNAventura, uma das participantes do projeto.

O logotipo é apenas a parte mais evidente deste trabalho, mas a identidade completa é construída por elementos que vão desde as cores, a tipologia e os tipos de linhas até texturas, sons e cheiros que seu produto ou loja possam ter.

E tão importante quanto ter uma identidade visual coerente e bem definida é padronizá-la – a identidade deve ser a mesma desde a fachada da sede até a ilustração dos cartões de visita, passando pelo layout do site, pela customização dos perfis das redes sociais e por anúncios, panfletos informativos e todo tipo de material promocional, seja ele um banner de rua ou uma caneta.

Para começar qualquer tentativa, Lopes destaca a importância de escolher a cor certa: é ela que está na base de tudo. “Cada marca deve ter um motivo para escolher a sua cor”, diz ele, ressaltando diversos estudos que definem a sensação que cada cor provoca nas pessoas.

Cores e significados

No Brasil, o assunto foi aprofundado pelo pesquisador Modesto Farina, autor do livro “A Psicodinâmica das Cores em Comunicação”. Neste conteúdo você vai conhecer as principais palavras associadas a cada cor.

  • Azul – É a cor dita como preferida pela maioria das pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como confiança, responsabilidade e segurança, além de tranqüilidade.
  • Vermelho – Força, sensualidade, paixão, perigo, agressividade: sempre temas fortes. Estudos indicam, inclusive, que a visão da cor estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração.
  • Verde – Saúde, natureza e riqueza são temas frequentemente relacionados ao verde. 
  • Amarelo – O amarelo é universalmente associado a um elemento forte: o sol. Por isso é vinculado a sensações como calor, alegria, otimismo e claridade.
  • Laranja – Uma cor bastante viva e em certo aspecto até infantil – é a preferida de muitas crianças. Remete a exuberância, diversão e vitalidade.
  • Roxo – Dosa a força e a paixão do vermelho com a tranqüilidade do azul. Vincula-se a temas como sofisticação, espiritualidade, dignidade e mistério.
  • Rosa – Sim, o rosa é naturalmente feminino. Mas seu impacto varia bastante conforme a tonalidade: tons mais fortes de rosa evocam diversão, juventude e energia. Já os mais claros têm um ar romântico e suave.
  • Marrom – Pode ser ligado a simplicidade, durabilidade e estabilidade, mas só se for muito bem usado. Seu uso é pouco recomendado na publicidade, já que é muito associado à sujeira e negatividade.
  • Preto – Ao mesmo tempo em que é uma cor extremamente negativa, vinculada a temas como a morte, é também clássica e forte. Bem usada, carrega seriedade, poder, sofisticação, elegância e sedução.
  • Branco – Uma cor clean e básica. Remete à simplicidade, clareza e pureza.

Ficou em dúvida sobre o que realmente representa sua marca? Separamos dois eBooks que você pode fazer o download clicando nos arquivos, no final da página:

  • O primeiro é o eBook “A importância do design nos negócios” que traz detalhes sobre o processo do design, as áreas de atuação e o design como forma de comunicação. 
  • O segundo eBook é o “Como definir a identidade visual da sua empresa” que traz um conteúdo mais aprofundado na identidade, oferecendo dicas para fortalecimento dessa imagem e muitos outros passos para você criar a sua.

Para baixar, é só clicar nos arquivos abaixo. 


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