this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Fri May 14 10:54:53 BRT 2021
Mercado e Vendas | MARKETING
Tendências de tecnologia para sua estratégia de marketing digital

Aproveite a tecnologia digital disponível no mercado para impulsionar seu negócio com o marketing digital

· 14/05/2021 · Atualizado em 14/05/2021

Que tal começar a adotar as principais tendências de tecnologia do mercado para estar à frente da concorrência e otimizar sua estratégia de marketing digital? Estar por dentro do que acontece no mercado e utilizar essas novidades é essencial para crescer. Aposte nas novas tecnologias para criar um planejamento poderoso e obter sucesso com sua empresa.

A cada dia, a tecnologia avança e a forma como ela é utilizada muda. Por esse motivo, é preciso estar sempre atento e estudar muito sobre o assunto. Perder qualquer uma destas aplicações significa ficar para trás no mercado, e você com certeza não deseja isso! De ferramentas de automação e gestão até dicas de conteúdos digitais, o Sebrae preparou uma lista com as principais tendências para seguir. Conheça e leve para o seu negócio!

Big Data

Com a tecnologia de Big Data, é possível fazer coleta, organização e planejamento de dados dos consumidores. Esta coleta pode ser feita por empresas especializadas ou não, por meio de formulários e cadastros, por exemplo. As informações mais relevantes geradas a partir dessa estratégia são nome, idade, sexo, endereço de e-mail, profissão, classe social e outros. A partir desses dados, é possível criar um planejamento de marketing digital eficiente. Isso porque os dados ajudam a direcionar as ações de marketing da maneira mais assertiva possível.

Comando de voz

Essa estratégia consiste em trocar as pesquisas feitas por texto para comandos de voz. Essa é uma tendência que vem se espalhando pelo mundo. Mecanismos presentes nos smartphones, como a Siri para o sistema iOS da Apple, são exemplos bastante populares. Se você quer que sua empresa esteja por dentro das tendências em tecnologia, procure adaptar seu site e páginas de e-commerce, por exemplo, para as pesquisas de voz. Um bom exemplo de uso dessa tecnologia é a Alexa da Amazon. Trata-se de um assistente virtual, que realiza uma série de ações através de comandos de voz.

Chatbots de relacionamento

Os chatbots estão sendo muito utilizados, sobretudo por empresas, para auxiliar no relacionamento com o cliente. Eles são robôs programados para atender o público e responder suas principais dúvidas. Esse contato acontece de forma direta e otimiza o tempo de operação, já que uma pessoa estaria fazendo este trabalho. Eles são encontrados em diversos sites e plataformas de e-commerce e utilizam uma linguagem que geralmente imita a interação humana. Como resultado, o público se sente próximo e confiante na empresa. Este tipo de interação é bastante utilizado em serviços de mensagem instantânea, como o Messenger do Facebook e Instagram, além do WhatsApp. Neles, as empresas criam um roteiro de respostas a possíveis perguntas que os usuários fazem no chat. Eles também são frequentemente associados à mascotes e personagens virtuais das empresas, bastante comuns hoje. Dessa maneira, os clientes sentem-se conversando de fato com um representante.

Automação de processos no marketing digital

 

Existem ferramentas de automação importantes para estratégias de marketing. O CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, já é bastante utilizado por empresas de diversos nichos. Trata-se de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente usada para automatizar funções de contato com o público. Além disso, são usadas ferramentas de disparo de e-mail e mensagens instantâneas. Tudo isso para otimizar processos e automatizar o trabalho, poupando tempo e dinheiro investido. Com a automatização, você pode especificar e programar ações dentro da sua estratégia de marketing. Isso ajuda bastante na manutenção do relacionamento com cliente e nutrição de leads. Entre as ferramentas disponíveis hoje no mercado, está o CRM RD Station. Entre outras ações, ele promove uma integração com formulários para captura de leads para a empresa, por exemplo.

Aposte no marketing de conteúdo

Cada vez mais, empresas utilizam estratégias de marketing de conteúdo para divulgar seus produtos e serviços. Isso porque essa estratégia consiste em atrair o consumidor gerando conteúdo de valor dentro do nicho de mercado trabalhado. Também estreita a relação e a comunicação entre marca e público, além da criação de conteúdos relevantes ser muito mais interessante aos consumidores atualmente. Muitas empresas apostam em conteúdos de blog, vídeo, e-books, podcasts, cartilhas e uma série de outras possibilidades para divulgar seu negócio.

Essas mídias possibilitam um consumo mais inteligente de informação, pois agregam valor ao usuário. A partir desse trabalho de marketing, a empresa consegue consolidar sua imagem e criar uma relação de confiança com seu cliente. Além disso, passa a se tornar referência no seu nicho. Esse tipo de estratégia está muito presente em nosso mercado e pode ser aplicada em praticamente qualquer segmento. É importante ter uma grande pesquisa desta área, conhecimento de público, persona e concorrência. A partir deste estudo, é possível construir um planejamento com ações e a geração de conteúdos ricos para sua marca. Por fim, utilize as redes sociais para disseminar seus materiais e alcançar um grande público.

Os infoprodutos são produtos digitais usados na estratégia de divulgação de marketing digital. Como citado anteriormente, são conteúdos produzidos a partir de um estudo amplo sobre a temática que aborda, o segmento de mercado e o público da empresa. São conteúdos ricos e de valor, que atraem os espectadores e fazem com que eles passem a conhecer sua empresa e a consumir o que ela produz, em termos de conteúdo. Esse tipo de relação gerada pelos infoprodutos faz com que o consumidor ganhe confiança e motivação para se tornar cliente, de fato.

Os principais tipos de infoprodutos são:

  • E-books
  • Videoaulas
  • Apostilas digitais
  • Pesquisas e materiais científicos
  • Materiais didáticos
  • Vídeos e conteúdo audiovisual

Gostou de entender mais sobre as tecnologias usadas nas estratégias de marketing digital? Para se aperfeiçoar um pouco mais baixe nosso Guia Definitivo de Sucesso nas Vendas, aproveite é gratuito.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora