QUEM SOMOS

O Sebrae/MS - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul é uma entidade privada cujo propósito é transformar os Pequenos Negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Para tanto, o Sebrae/MS atua a partir de duas linhas: uma de articulador junto ao poder público e grandes empresas, promovendo a melhoria do ambiente de negócios; e outra no atendimento direto e capacitação aos empresários, visando aumentar sua competividade e a capacidade de inovação.

NOSSOS VALORES

  • Resultados Sustentáveis
  • Empatia
  • Ética
  • Simplicidade
  • Inovação
  • Valorização Humana
  • Cooperação

NOSSA HISTÓRIA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  • QUEM SOMOS
  • ESTRATÉGIA E ATUAÇÃO

O órgão máximo do Sebrae no Mato Grosso do Sul é o Conselho Deliberativo Estadual (CDE), responsável por traçar as políticas e estratégias gerais de atuação, instituindo normas e orientando o trabalho de todo o conjunto.

O presidente do CDE é eleito pelo próprio conselho, sendo escolhido entre um dos seus integrantes titulares para mandato de quatro anos. É também o Conselho Deliberativo Estadual que elege a Diretoria Executiva (Direx) e o Conselho Fiscal, por indicação de um dos seus integrantes, igualmente para mandato de quatro anos, podendo ser renovado por igual período. O CDE possui membros, que representam os Governos Federal e Estadual, as entidades empresariais de classe e as instituições financeiras, de tecnologia, de fomento e de pesquisa.

Conheça:

  • CDE:

Associação das Microempresas do Estado de MS – AMEMS
Banco do Brasil S.A.
Caixa Econômica Federal
Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – FIEMS
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS
– FUNDECT
Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul – FECOMÉRCIO
Federação das Associações Empresariais do Estado de MS – FAEMS
Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul – FAMASUL
Fundação Universidade Federal de MS – UFMS
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Nacional– SEBRAE
Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica – SEGOV

  • Conselho Fiscal:

Banco do Brasil S.A.
Caixa Econômica Federal
Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul – FECOMÉRCIO

Saiba mais sobre os conselheiros da atual gestão clicando aqui.

  • Diretoria executiva:

Diretor Superintendente
Cláudio George Mendonça
Diretora Técnica
Maristela de Oliveira França
Diretor de Operações
Tito Manuel Sarabando Bola Estanqueiro

ESTRATÉGIA E ATUAÇÃO
  • ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
  • ONDE ESTAMOS

As estratégias do SEBRAE/MS são elaboradas alinhadas às diretrizes nacionais, sendo considerados os documentos de referência emitidos pelo SEBRAE/NA, cenário político e econômico, estudos e pesquisas de mercado e de clientes, escutas dos stakeholders, valores orçamentários e histórico de resultados de indicadores.

O Planejamento Estratégico tem como base o Mapa Estratégico, grande norteador que traz quais são os 18 Objetivos Estratégicos que se pretende alcançar e a partir deles o SEBRAE idealiza Programas Nacionais e Locais com resultados chaves que sustentam estes objetivos.

Os Programas se organizam, no nível tático, em quatro Eixos de Atuação Estratégicos:

1. Melhorar o Ambiente de Negócios para as Pequenas Empresas: Atuamos para melhorar o Ambiente de Negócios a partir das premissas da liberdade de empreender, direcionando a atuação do Sistema Sebrae e sua Rede de Parceiros na implementação de medidas de melhoria, simplificação, sustentabilidade e desburocratização do Ambiente de Negócios.

2. Desenvolver Empreendedores: Atuamos para formar Empreendedores para termos Empresários e potenciais Empresários dos Pequenos Negócios plenamente preparados para um mercado dinâmico, competitivo, de elevada produtividade, promovendo mais e melhores oportunidades de trabalho.

3. Ampliar o acesso ao Crédito e Capital: Ampliar o acesso aos Pequenos Negócios a recursos e demais serviços financeiros, bem como à educação e orientação financeira.

4. Promover a Inovação, Digitalização e Internacionalização de Pequenos Negócios: Promover a inovação e a digitalização na rotina das Empresas, de forma inclusiva e diversificada, que incorpora novas formas de organização da produção, adota inovação permanente, fortalece a identidade e insere os Pequenos Negócios, cada vez mais, nos mercados globais e na nova economia.

Além dos quatro Eixos Estratégicos acima descritos, possuímos os Programas Nacionais, denominados habilitadores, que dão a sustentação necessária para entrega de mais e melhores produtos e serviços aos Pequenos Negócios.

Para o cumprimento destes Programas Nacionais e Locais são definidas grandes estratégias de execução, explicitando para as partes interessadas qual será o foco das ações para o ano planejado.

No Planejamento de 2022, após análise dos programas e seus indicadores, reuniões com stakeholders e realização de eventos de construção coletiva foram definidas 5 grandes estratégias de execução:

Cidade Empreendedora: é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios, levando aos municípios uma abordagem integrada de atuação com fortalecimento da governança, desburocratização e desempenho empresarial.

Atendimento: Com objetivo de aprimorar e sincronizar o atendimento especializado e a oferta de soluções do SEBRAE nos territórios de forma presencial e digital com foco no relacionamento orientado à geração de valor aos clientes. Visa a operacionalização da estratégia de relacionamento e a oferta continuada de portfólio para o atendimento das necessidades dos clientes, seja essa atuação de forma territorial, digital, ativa, espontânea, com carteiras de clientes.

Propeq Dinamiza: Com o foco em promover um ambiente favorável que permita os empresários a investir no Estado, fortalecendo a integração produtiva de seus territórios e a governança.

Bioma Pró-Pantanal: Visa estimular e fomentar a recuperação econômica no bioma Pantanal, por meio de ações de apoio aos empreendimentos existentes, da economia criativa e economia da biodiversidade, com agregação de valor aos produtos e serviços de origem regional, desenvolvimento empresarial e gestão sustentável, além do apoio às boas práticas de prevenção e combate a incêndios florestais no território.

Polo de Ecoturismo: Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do Ecoturismo e do Turismo de Natureza no Brasil na geração e disseminação de conhecimentos e tendências, fortalecendo a rede de parceiros e contribuição na melhoria e inovação da gestão empresarial e das políticas públicas voltadas para o setor.

Toda a estratégia é monitorada e avaliada ao longo de sua execução são realizadas mensalmente, Reunião de Análise de Desempenho, com a participação dos diretores e gerentes e trimestralmente, Reuniões de Análise Estratégica. Nestas reuniões são avaliados todos os planos estratégicos e decisões, e são propostas medidas de gestão corretivas e/ou preventivas para o alcance dos objetivos estratégicos.

ONDE ESTAMOS
  • ESTRATÉGIA E ATUAÇÃO
  • NOSSOS NÚMEROS

Sebrae/MS recentemente ampliou a capacidade de atendimento, com a inauguração, em Campo Grande, de duas novas unidades: Nova Lima e Parati/Aero Rancho. Além destes espaços, há a sede, localizada na Avenida Mato Grosso, e o Living Lab MS, laboratório de inovação que completou cinco anos, fortalecendo o ecossistema de inovação em Mato Grosso do Sul.

Integrando a Rede Estendida de Atendimento, existem os postos de atendimento ao microempreendedor individual (MEI), viabilizados a partir de uma parceria com a Prefeitura de Campo Grande, localizados no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Fundação Social do Trabalho (Funsat) e incubadoras municipais.

Em todo o Estado, existem os escritórios regionais em Bonito, Coxim, Dourados e Três Lagoas e as Salas do Empreendedor nos municípios.

NOSSOS NÚMEROS
  • ONDE ESTAMOS