this is an h1

this is an h2

Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Aprofunde seus conhecimentos em gestão financeira

Confira quais os indicadores fundamentais para manter a gestão financeira do seu negócio

· 11/02/2022 · Atualizado em 21/02/2022
Imagem de destaque

Uma boa gestão se faz com visão estratégica de tudo que envolve o andamento da sua empresa. A gestão financeira está dentro deste combo indispensável para o sucesso do seu negócio. Para isso, é importante ter o mínimo de noção básica sobre finanças para enfrentar o longo caminho que é administrar um empreendimento.

Antes de saber mais sobre gestão financeira, o empreendedor deve certificar a importância de uma análise bem feita, e também, como isso impacta nas ações e resultados do seu negócio.

Gestão financeira: porque é tão importante?

A gestão financeira é importante porque oferece suporte ao empreendedor para auxiliá-lo nas futuras ações e tem como objetivo ajudar no controle da movimentação da empresa.

Neste processo, o gestor deve entender a real capacidade da empresa em gerar lucro e saber se as futuras operações serão positivas ou negativas para a saúde financeira do negócio.

O empreendedor deve se atentar também para a importância de conhecer os indicadores de desempenho que são associados à gestão financeira da sua empresa, garantindo uma segurança no fluxo de caixa e capital de giro que irá apresentar.

O curso “Gestão Financeira” ensina o empreendedor a manter uma rotina financeira organizada, para que possa ter clareza e tomar decisões mais assertivas visando a maximização dos resultados.

Vale ressaltar também que, ao administrar essas variáveis de gestão financeira, a empresa passa a ter uma boa imagem no mercado, o que também atrai investidores e clientes em potencial.

Principais indicadores da gestão financeira

Custos

Para fazer uma boa gestão financeira e operar com absoluta precisão é preciso dominar muito bem os custos para não se perder no controle de gastos no futuro. Por isso, ao realizar o planejamento financeiro do seu negócio, delimite corretamente o custo fixo.

Lucros

Os lucros fazem parte dos indicadores de uma boa gestão financeira. Ao realizar a análise das finanças, se empenhe para que a geração de fluxo de caixa seja contínua, isso resultará na lucratividade da empresa e te dará uma orientação de médio e longo prazo.

No curso “Como gerenciar as finanças da sua empresa'', o empreendedor consegue ter um norte para gerenciar as finanças do negócio por meio da análise financeira feita a partir do caixa, lucro e patrimônio. Vale a pena consultar o material exclusivo para conhecer mais sobre o funcionamento das entradas e saídas do caixa, custos e despesas fixas e variáveis.

Faturamento

O faturamento é outro indicador indispensável e que deve ser acompanhado de perto pelo departamento de finanças. Tudo que é vendido deve ser registrado por meio do faturamento. Esse é um fator que diz muito sobre o desempenho do empreendimento em relação às metas traçadas no planejamento inicial. 

Ticket Médio

O ticket médio indica o valor real que cada cliente dá para o faturamento do negócio. Ele é um indicador importante porque possibilita à gestão ter uma média de retorno financeiro, e também, se é ou não viável ter outros tipos de ações que visam o aumento das vendas. 

No material exclusivo preparado pelo Sebrae dentro do curso “Fluxo de caixa para pessoa jurídica'', é possível aprender a criar uma rotina de monitoramento das receitas e despesas da sua empresa.

Para que você se aprofunde nos conhecimentos de gestão financeira do seu negócio é importante avaliar todos os indicadores citados.

Para aqueles que querem aprender mais sobre gestão financeira, separamos um guia completo para o empresário em desenvolvimento. Clique no arquivo abaixo e acesse!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora