POLÍTICAS PÚBLICAS

Compras Públicas: sou gestor público

O conhecimento de gestores públicos é fundamental para o sucesso das compras públicas.

Gestor público

A adoção do Regime Diferenciado de Contratação e os novos processos de compras exclusivas para MPE's evidenciam uma nova tendência na administração pública, onde os compradores públicos assumem papel de protagonista.

A qualificação e conhecimento de gestores públicos é fundamental para minimizar riscos, atingir os critérios objetivos em um mecanismo de seleção e buscar a opção mais vantajosa para a adminsitração pública.

Com o objetivo de garantir o sucesso de todas as etapas de compra, o Sebrae atua na qualificação de compradores através de uma série de atividades junto aos municípios e cartilhas, que você pode fazer o download abaixo.

 

A Cartilha do Comprador foi feita para você, pregoeiro, membro de equipe de apoio, presidente ou membro de comissão de licitação que trabalhará com o planejamento das contratações, especificação do termo de referência ou que tenham de apresentar subsídios técnicos para alguma contratação pública.

Na cartilha você encontrará orientações para garantir os critérios objetivos em um mecanismo de seleção das propostas de diferentes fornecedores.

Agricultura familiar

Segundo levantamento feito pela FAO - Organização das Nações unidas para Alimentação e Agricultura, em alguns países da América Latina e Caribe, a agricultura familiar pode representar mais de 80% das propriedades agrícolas, mais de 60% da produção total de alimentos e mais de 70%¨dos empregos na zona rural.

Esses dados confirmam a capacidade das propriedades rurais da sua região de representarem um ótimo negócio para a sustentabilidade e desenvolovimento do seu município.

Por meio das compras públicas, você e sua equipe podem auxiliar o fortalecimentos destes pequenos negócios, adquirindo produtos de qualidade que vão melhorar o tipo da merenda nas escolas da cidade, e contribuir para o crescimento do municípiom aumentando a empregabilidade e a distribuição de renda.

Cartilhas

A cartilha a seguir foi desenvolvida para aprensentar à você, gestor público, como a agricultura familiar pode contribuir para a alimentação nas escolas e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico regional, valorização do produtos familiares, formalização e inclusão social do homem do campo.

  

Já a cartilha Compras Governamentais vai te orientar quanto aos detalhes e procedimentos para implementar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com tranquilidade e segurança.

 

Ir para a página de Compras Públicas

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: