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Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Estude seu público e o mercado para empreender

Para empreender, é fundamental saber tudo sobre o público-alvo e fazer uma análise de mercado

· 07/10/2021 · Atualizado em 14/06/2023
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Compreender quem é o seu público é uma das principais missões de quem quer empreender. Saber com quem você irá lidar faz toda a diferença na hora de montar o planejamento inicial do seu negócio. Para isso, é importante que a gestão, antes mesmo de iniciar o empreendimento, estude também o mercado que quer atingir. 

O público é quem será o responsável por todas as ações e decisões que a empresa deverá tomar. Afinal, é preciso compreender as dores dos clientes para poder apresentar as soluções certas e assim crescer como empresa.

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 Como estudar o público-alvo para empreender

No empreendedorismo chamamos esse público-alvo de cliente em potencial, ou seja, quem tem o perfil mais próximo de adquirir os produtos da sua empresa. Para estudar quem é o seu público-alvo, é importante reunir uma série de informações como:

  • idade
  • gênero
  • classe social
  • preferências

Saber de todos os detalhes do seu público é importante para que você, gestor, encontre a comunicação certa para atingi-lo. Quanto mais dados forem coletados, maior a chance de você criar um relacionamento sólido com ele; é assim que funciona o universo do empreendedorismo.

De nada adianta querer conquistar todos os tipos de público, sendo que sua empresa só oferece produtos ou serviços para um determinado tipo de cliente. Portanto, uma boa pesquisa pode dar indicativos certeiros de quanto esse público está disposto a comprar no seu empreendimento e até quanto ele poderá pagar por seus serviços.

Uma dica para entender mais sobre seu público é utilizar a ferramenta de Audience Insights do Facebook. Com ela, você vai ver informações demográficas, geográficas, de consumo, estilo de vida e páginas curtidas pelo público, tanto da rede social em geral quanto em relação aos fãs de sua página.

E é aqui que você eleva um nível a mais o seu público, chegando até o teu perfil de cliente ideal, para en formar a sua persona. Defina quem representa seu melhor cliente, tanto se sua empresa atua no mercado B2B (vendas para outras empresas) ou B2C (vendas para o consumidor final). Sua própria carteira de clientes te dará um norte para essa construção; porém, você também pode observar oportunidades no mercado – clientes que gostaria de atingir, mas que ainda não o faz com volume e frequência desejados.

Fazer esse estudo é de extrema importância para quem vai empreender.

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Estabeleça sua persona e converse diretamente com o cliente

Antes de partir para o estudo de mercado, existe uma outra parte do seu público que precisa ser estabelecida: a sua persona. Ela é um personagem fictício que você criará para representar esse cliente, de modo que, ao se comunicar nas redes sociais ou outro meio, sua empresa gere identificação e chame a atenção nas mensagens transmitidas.

Sua empresa pode criar uma ou mais personas; porém, o ideal é que não abra muito o leque de opções para não se perder na estratégia e acabar se comunicando pouco com quem você mais deseja direcionar seu foco.

Diferente das segmentações anteriores, a persona trará maior detalhamento de características e comportamentos pessoais. A principal ferramenta que você vai utilizar é o Mapa de Empatia, no qual você se coloca no lugar do cliente.

Ao trabalhar esses pontos, você vai perceber que conseguirá conversar com sua persona e ligar sua marca a ela. É nesse momento que as chances de surpreendê-la por meio de estratégias de marketing de relacionamento são maiores.

Para te ajudar nessa jornada, deixamos abaixo dois arquivos que vão te auxiliar a ter o seu mapa da empatia e estabelecimento da sua persona.

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Vai empreender? Saiba como analisar o mercado!

Outro tópico importante antes mesmo de estudar o seu público-alvo, é fazer uma análise de mercado. Por isso, se você já tem um negócio ou se vai empreender, é preciso saber como analisar o mercado como um todo para, só assim, poder construir o planejamento do seu negócio ou tomar decisões assertivas para o sucesso do seu empreendimento.

Para conhecer melhor o mercado, o Radar de Oportunidades é uma ferramenta que pode te auxiliar. Nela, você seleciona seu estado e tem uma série de informações sobre um determinado segmento naquele local.

Se precisar, nós temos um material exclusivo que ensina Como Analisar o Mercado e orienta a gestão a ter novas ideias sobre os padrões de empreendimentos e como construir a sua ideia de negócio da melhor maneira possível.

Neste curso, o gestor que vai empreender ou o que já empreendeu terá acesso a dicas de planejamento, de como obter fornecedores, análise de concorrência, como captar clientes, além de, claro, pesquisa e análise de mercado.

Portanto, se você quer empreender, é preciso se preparar para que a sua marca/produto se encaixe nesse universo. Portanto, se você quer empreender, é preciso se preparar para que a sua marca/produto se encaixe nesse universo. E se você quer um acompanhamento nessa preparação, o Bootcamp é uma das soluções. Com ele, você vai se preparar para se posicionar da melhor forma no mercado.


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