this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
Como planejar e abrir uma empresa em Mato Grosso do Sul

Antes de dar entrada na papelada para abrir uma empresa, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável.

· 07/01/2016 · Atualizado em 12/11/2021
Imagem de destaque

Pretende abrir uma empresa e não sabe por onde começar? O Sebrae desenvolveu um roteiro para que você realize o planejamento de seu negócio.

Com este roteiro, você fica sabendo como se preparar para o nascimento da sua empresa, seguindo passos para analisar se sua ideia é viável, como estruturá-la e gerenciá-la.

Plano de negócio para abrir uma empresa

Se você quer se tornar um empreendedor, precisa saber como elaborar um plano de negócio. Ele deve ser criado antes mesmo de você abrir uma empresa. Se bem elaborado, ele será o retrato fiel do seu empreendimento.

Para que você faça um bom planejamento, é importante seguir algumas dicas e acompanhar as tendências de mercado. Por isso, separamos um material exclusivo para quem deseja fazer um plano de negócio acessível e viável. Para fazer o download é só clicar no arquivo abaixo.

É importante saber também sobre os investimentos necessários para abrir uma empresa. Temos uma ferramenta chamada Simulador de Negócios, que orienta você, futuro empreendedor, sobre o valor que deve investir no seu negócio. 

  Passo a passo de como abrir uma empresa

Passo 1: Construa seu Modelo de Negócio

Depois de abrir uma empresa, é hora de colocar no papel o desenvolvimento do seu modelo de negócio e fazer a análise do mercado em que você irá atuar. O modelo de negócios ajuda a descrever a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização. Isso o ajudará na visualização do seu futuro empreendimento.

Conheça as soluções à distância:

  • Aplicativo: Canvas - Construa seu modelo de negócio, que permite que qualquer empreendedor desenvolva seu modelo de negócio ou até mesmo repense num modelo já existente.
  • Curso: Iniciando um pequeno grande negócio, que oferece noções básicas essenciais para quem quer abrir uma empresa e auxilia na hora de fazer uma pesquisa de mercado, finanças, planejamento, clientes e entre outros temas.

Separamos abaixo um material de apoio, a cartilha "O quadro de modelo de negócio", que vai te apoiar na  criação, diferenciação ou inovação do seu Modelo de Negócios.

Passo 2: Analise a viabilidade

Chegou o momento de analisar se o seu futuro negócio é viável financeiramente. Para que seu negócio tenha sucesso, ele deverá gerar receitas e garantir o lucro mensal.

Passo 3: Faça a gestão

Nesta etapa você encontrará algumas dicas para se preparar para a gestão e controle do seu negócio.

Conheça as soluções à distância:

  • Como controlar fluxo de caixacurso com dicas de como manter a saúde financeira do seu negócio e evitar surpresas desagradáveis.
  • Como definir preço de venda, curso com dicas para compreender se os custos fixos e variáveis do seu empreendimento.
  • Formação de preço de venda, curso com dicas para saber os elementos que compõem a estrutura patrimonial da empresa para formatar um preço de venda de seu produto ou serviço.
  • Atendimento ao cliente, curso com dicas para encontrar elementos certeiros na hora de obter uma excelência no atendimento.

Por isso, antes de abrir uma empresa, é imprescindível fazer todas as análises e planejar direitinho para que tudo dê certo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora