this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Quero abrir minha empresa em Mato Grosso do Sul

Veja o passo a passo de como abrir uma empresa

· 07/01/2016 · Atualizado em 14/10/2021
Imagem de destaque

Tem vontade de abrir uma empresa em Mato Grosso do Sul e não sabe por onde começar? Não se preocupe! Aqui vamos dar todas as dicas para você seguir e, finalmente, poder abrir seu negócio em solos sul-mato-grossenses.

A abertura e o gerenciamento de uma empresa exigem um pouco de conhecimento e habilidades de quem irá executar a gestão. Antes de mais nada, é preciso analisar o mercado, o comportamento do seu público-alvo e ter um planejamento muito bem estruturado. Conte com o Sebrae para começar bem!

Passo a passo para abrir uma empresa em MS

  1 - Analise seu perfil

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso desenvolver algumas características como determinação, imaginação, organização, liderança de pessoas e conhecer todas as etapas de uma gestão empresarial.

Conhecer-se e saber como você será enquanto gestor empresarial é o primeiro passo para abrir uma empresa em MS.  No menu Analise seu perfil você terá uma noção sobre sua iniciativa, visão estratégica, competências, capacidade de liderança para ser um bom empreendedor. Corre lá para saber se tens as habilidades necessárias para abrir um empreendimento.

  2 - Identifique sua ideia

O próximo passo para abrir uma empresa é estudar as informações do mercado e ver se as oportunidades são viáveis à sua escolha. Antes disso, é importante ver se o ramo de atividade tem a ver com você, pois será muito mais fácil ser bem-sucedido se o empreendedor estiver em sintonia com o negócio que vai liderar.

Analise bem a área/segmento em que vai atuar. Lembre-se que ela terá de combinar com o seu perfil empreendedor. Para ter mais clareza, entre no menu Identifique sua Ideia de Negócio e confira as dicas que separamos para você ter um planejamento e estruturar melhor sua empresa.

  3 - Monte o planejamento

Para tudo na vida há planejamento. Na hora de abrir uma empresa não seria diferente, afinal, um negócio de sucesso é sinal que foi bem planejado.  

O planejamento dá ao empreendedor uma visão ampla sobre o desenvolvimento do negócio. Temos um material exclusivo que servirá de base para que você Planeje a abertura de sua empresa em Mato Grosso do Sul.

  4 -Legalizar a empresa

Uma empresa que segue as normas e é legal tem mais chances de sucesso no mercado. Além de ter mais segurança, a empresa formal pode conseguir firmar parcerias, ter acesso a linhas de crédito e mais oportunidades de crescimento e ganhos para o negócio. Confira no menu Legalize sua Empresa e siga o passo a passo.

Caso você opte por ser um microempreendedor individual (MEI), também é possível conferir as maneiras de legalizar seu negócio. Confira o material exclusivo que temos com todas as informações para quem quer ser MEI em Mato Grosso do Sul.

  5 - Valide sua ideia e construa o modelo de negócios

A validação da ideia é uma etapa de extrema importância ao empreendedor. Isso garantirá ao futuro gestor uma segurança maior para conseguir abrir uma empresa em Mato Grosso do Sul. Na sequência, é preciso construir o modelo de negócio para estruturar todas as funcionalidades que compõem o que sua empresa fará. Tem dúvida de como validar sua ideia? Fique atento às dicas e veja como fazer isso e ainda construir um modelo de negócios para sua empresa.

Que fique claro que a ideia vem antes do empreendimento, por isso antecede o sucesso. E, para que ela seja executada corretamente e que você tenha êxito na hora de abrir uma empresa em MS, é preciso saber como transformar a sua ideia em um modelo de negócio. Confira no link e saiba tudo sobre esse potencial modelo.

  6 - Prepare-se sobre gestão básica empresarial

Gestão empresarial é uma estratégia de como conduzir os negócios para gerarem melhores resultados. Geralmente, ela funciona com ações que envolvem todos os processos da administração, desde setor financeiro, recursos humanos, marketing, etc.

Para abrir uma empresa é necessário muito preparo, principalmente saber mais sobre gestão empresarial. Se você está querendo abrir um negócio ou tem um, temos um material feito para você! Acesse o menu para se preparar sobre gestão empresarial e conferir quais as principais características e os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças.

  7 - Estude seu público e o mercado

Quem quer empreender precisa, antes de qualquer coisa, compreender quem é o seu público, ou seja, seu principal cliente. Saber com quem você irá lidar faz toda a diferença na hora de montar o planejamento inicial do seu negócio. 

Além do público, a gestão deve, antes mesmo de abrir uma empresa, fazer uma análise de mercado para poder construir um planejamento assertivo e que gere bons resultados ao futuro negócio.

Se precisar, nós temos um material exclusivo que ensina Como estudar seu público e analisar o mercado, orientando a gestão a ter novas ideias sobre os padrões de empreendimentos e como construir a sua ideia de negócio da melhor maneira possível.

  8 - Saiba tudo sobre franquias

As franquias são ótimas opções para quem quer empreender e não tem uma ideia de negócio. Se você tem capital para investir e quer abrir uma empresa, pense em se tornar um franqueado.

Mas, antes de decidir em levar o nome de uma empresa já reconhecida no mercado, é importante saber direitinho como funciona uma franquia. E, para esclarecer um pouco mais sobre o passo a passo de ser um franqueado, é só acessar o nosso conteúdo "Saiba mais sobre franquiase tirar todas as dúvidas.

  9 - Tudo o que você precisa saber para ser MEI

Independente do nicho no qual você queira investir, é possível começar abrindo uma MEI. O microempreendedor individual (MEI) é uma figura jurídica que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empreendedor. Para o MEI, é necessário ter um faturamento de até R $81 mil por ano ou na média de R $6.750 ao mês. 

Nós temos um material que detalha o passo a passo para abrir MEI, de maneira legalizada, com direito a CNPJ e previdência social.

  10 - Regime Tributário

O regime tributário nada mais é do que o conjunto de normas que determinará os impostos aplicados ao seu negócio, desde como eles devem ser pagos, períodos e etc.

Acertando o regime tributário ideal para sua empresa é possível reduzir o pagamento de tributos/impostos e até obter um aumento do lucro da sua empresa. Saiba mais detalhes acessando o nosso material explicativo sobre Regime Tributário.

Portanto, se você quer abrir uma empresa ou está iniciando um pequeno grande negócio, o Sebrae oferece todo o suporte necessário para você desenvolver suas habilidades de empreendedor e transformar a sua ideia numa empresa de sucesso.

Boa sorte!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora