this is an h1

this is an h2

Fri Feb 04 16:12:41 BRT 2022
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como empreender em 2022? Comece com as dicas do SEBRAE-MT!

Nunca o empreendedorismo esteve tão em alta no Brasil. E para quem está pensando em abrir um negócio é fundamental conhecer as tendências

· 04/02/2022 · Atualizado em 04/02/2022
Imagem de destaque do artigo
Mercado favorável

Segundo um levantamento recente do SEBRAE, no primeiro semestre de 2021 houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país. Esse percentual é considerado o maior desde 2015.

Somente nos seis primeiros meses deste ano foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020. Um sinal de que empreender está em alta no país.

O que ficar atento?

Primeiro de tudo, tenha maturidade na hora de empreender. Estude a fundo o mercado e faça um bom planejamento para que o seu negócio obtenha o sucesso esperado.

Conhecer bem as principais áreas que estão em alta, e todo o conceito de empreender, pode te dar uma visão mais ampla de onde investir os seus recursos e como implementar as melhores estratégias para prosperar.

Sabendo disso, veja 4 fatores que todo empreendedor deve estar atento no próximo ano para gerar resultados satisfatórios:

  1. E-commerce

A pandemia mudou muito a maneira que consumimos produtos e serviços. Com o isolamento social, os e-commerces ganharam força.

Mesmo com a volta das atividades normais, a expectativa é que o mercado digital não sofra um retrocesso. Pelo contrário, a tendência é que ele siga se desenvolvendo no futuro.

Além de reduzir os custos com aluguel de um espaço, despesas para manutenção e mão de obra, ter uma loja online possibilita ao empreendedor ampliar os horizontes e abranger um número maior de consumidores.

  1. Home Office

Outra mudança que passamos nos últimos dois anos foi a adoção do sistema de home office. Essa é uma tendência que deverá ser mantida em 2022, no entanto, de maneira aprimorada.

Para quem pensa em abrir uma empresa, é possível fazer uma gestão nesse sistema de trabalho. Por mais que precise de uma equipe, os profissionais não necessitam mais estar presencialmente em um espaço físico para executar as suas tarefas.

A tecnologia permite que isso seja feito remotamente. O controle de estoque, caixa, vendas, faturamento pode ser todo feito por sistemas e plataformas. Até mesmo reuniões e treinamentos podem ser realizados à distância.

  1. Dropshipping

Esse tipo de negócio vem ganhando popularidade e é uma aposta para o próximo ano. O empreendedor atua, de forma intermediária, sem a necessidade de ter o produto ou serviço em si. Na realidade se torna um revendedor, e o seu trabalho consiste em vender algo do vendedor para os clientes.

Essa é uma forma interessante de atuar no mercado porque não há necessidade de se preocupar com fatores como produção ou estoque. Mas para ter lucro é preciso se dedicar!

  1. Criação de conteúdo

Com o aumento nas vendas online, o marketing digital se tornou ainda mais necessário. Dentro das inúmeras estratégias, a criação de conteúdo é uma das mais importantes.

Diante dessa demanda, tem crescido a procura por esses profissionais que desejam empreender na área. Eles produzem textos para blog, site e redes sociais, com informações relevantes e que influenciam na decisão de compra de um cliente.

Tendências de Negócios

O ano de 2022 pode ser um momento favorável para realizar o sonho de começar o próprio negócio. Mas sempre há o receio de que o empreendimento não vá para frente.

Para não correr esse risco, veja alguns nichos que valem a pena investir:

  • Importação de produtos

Muitos produtos que estamos habituados a consumir têm origem de outros países. A China é um dos que lideram essa lista. Diante da forte demanda no mercado nacional, o setor de importação de produtos pode ser uma boa opção para quem deseja empreender.

  • Infoprodutos

Outra aposta para 2022 são os infoprodutos. Nesse tipo de negócio, o empreendedor passa a ser um criador de produtos digitais, como cursos online, e-books, videoaulas, aplicativos, músicas e muito mais!

  • Marketing de afiliados

Para quem deseja trabalhar com infoprodutos ainda existe uma oportunidade de explorar um outro nicho de mercado: o marketing de afiliados, que nada mais é do que divulgar produtos em plataformas online.

A cada venda concluída, recebe-se uma comissão. É uma chance para quem comercializa os seus infoprodutos e também para quem busca uma oportunidade para fazer uma renda extra.

  • Setor alimentício

A grande vantagem desse setor é que existem várias maneiras de explorá-lo. Inclusive, é um dos nichos mais procurados entre os micro e pequenos empreendedores.

Para iniciar esse tipo de negócio não é preciso investir muito dinheiro. A pessoa pode começar aos poucos, vendendo para a vizinhança e conhecidos, e ir crescendo ao longo do tempo.

  • Artesanato

De todos na lista apresentada, é considerado um dos setores mais em alta em 2022. A mudança comportamental das pessoas, que estão em busca de produtos menos industrializados e sustentáveis, tem levado a um crescimento na procura por itens artesanais.

  • Franquias

Esse pode não ser uma novidade, mas merece atenção: o setor voltou a reagir positivamente e deve crescer em 2022. Segue como uma boa aposta para quem tem dinheiro para investir em um negócio mais consolidado no mercado.

  • Estética

Outro setor que segue em alta é o de estética. A prova disso é que o Brasil está entre os três maiores países do mundo que consomem produtos e serviços de beleza e bem-estar.

 

Cuidados antes de começar o próprio negócio

Empreender pode ser uma ótima opção para quem busca uma forma de ganhar uma renda extra ou deseja ter independência financeira. No entanto, não é uma tarefa simples. É preciso ter planejamento para que o negócio traga o retorno desejado e possa crescer.

Por isso, tenha a ciência que todos os nichos têm seus pontos positivos e negativos, até mesmo aqueles considerados promissores. Lembre-se que todo investimento apresenta riscos, por menores que eles sejam.

 

Aumente suas chances de sucesso com o SEBRAE-MT!

Começar um negócio da maneira correta aumenta as chances de sucesso do seu empreendimento. E o SEBRAE-MT está aqui para ajudar você a tirar a ideia do papel e te mostrar como começar!

Preencha o nosso formulário e agende o seu atendimento personalizado! (É GRATUITO)

O que vamos te oferecer:

  • Capacitação em gestão
  • Apresentação de ferramentas digitais
  • Apoio na tomada de decisão
  • Treinamento sobre os primeiros meses da empresa

Como empreender em 2022 com o InovaBox

O SEBRAE-MT também criou o InovaBox para você que está precisando de uma força para inovar na sua empresa, ou então quer abrir um novo negócio e não sabe como começar.

Você vai encontrar ferramentas práticas e fáceis de usar que vão ajudar a sua análise nos principais pontos para inovar, e ou, iniciar um empreendimento.

Clique aqui para saber mais e baixar os materiais completos do InovaBox!

Quanto mais conhecimento tiver, maiores as chances de detectar e aproveitar as oportunidades a seu favor. Conte sempre com o SEBRAE para te ajudar a se tornar um empreendedor de sucesso.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora