this is an h1

this is an h2

Mon Mar 14 10:43:21 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Intraempreendedorismo estimula liderança e inovação

Você já ouviu falar do termo intraempreendedorismo? Esse processo ocorre dentro das empresas, contribui para a formação de uma cultura empreendedora

· 04/02/2022 · Atualizado em 14/03/2022
Imagem de destaque do artigo

Intraempreendedorismo estimula liderança e inovação

 

Você já ouviu falar do termo intraempreendedorismo? Esse processo ocorre dentro das empresas, contribui para a formação de novos líderes e de uma cultura empreendedora. Neste tipo de ambiente de negócios, o colaborador é incentivado a ser inovador, criativo, persuasivo e ousado.

Hoje em dia, o diploma acadêmico e as competências técnicas não são mais suficientes no mercado de trabalho. As empresas devem buscar profissionais que tragam soluções criativas para os seus problemas, sejam proativos e inovadores. Essas características formam um profissional intraempreendedor.

 

Entenda melhor o tema neste post do SEBRAE-MT.

Intraempreendorismo e liderança: qual a relação?

Para se destacar dentro das empresas no mundo globalizado e cada vez mais competitivo, o profissional precisa ter o perfil de um líder. Ele deve ter a capacidade de conduzir pessoas de diferentes personalidades e habilidades em direção a um objetivo comum: o desenvolvimento do negócio.

Da mesma forma, as empresas devem estimular no ambiente interno a cultura do empreendedorismo e da liderança para formar profissionais intraempreendedores. As organizações precisam dar o primeiro exemplo, criando programas de formação de líderes e inovação de dentro para fora.

 

Liderar é muito mais do que apenas dar ordens

 Muita gente confunde atitudes de um líder com autoritarismo. As pessoas obedecem a ordens de chefes por medo de serem demitidas ou sofrerem sanções nas empresas. Os líderes, no entanto, devem ser o oposto de uma figura autoritária. Eles precisam estimular os colaboradores a alcançar melhores resultados e se aprimorar constantemente.

 Por isso, conhecer as habilidades de liderança e desenvolvê-las internamente são pontos essenciais para ter sucesso no ambiente empresarial, especialmente se a sua empresa busca um time engajado e intraempreendedor.

 

Soft skills: habilidades dos líderes do presente e futuro

 Antes de tudo, um líder precisa ter autoconhecimento. Se ele não considerar suas próprias emoções, seus medos e inseguranças, sem dúvidas terá muitas dificuldades em liderar.

 Outro aspecto fundamental para a formação de um líder é o acolhimento das pessoas. O que está em jogo é o bem-estar dos colaboradores, por isso, quanto mais próximo o líder estiver deles, maior será sua capacidade para perceber, acolher e direcionar esforços na superação dos desafios.

 Num geral, as habilidades socioemocionais ou comportamentais, chamadas também de soft skills, resumem as competências necessárias aos líderes do presente e futuro. Eles devem ter inteligência emocional, escuta ativa, empatia, além de muita resiliência!

 Saiba mais no e-book do SEBRAE-MT e faça com que sua equipe seja firme, engajada e focada. O material traz algumas dicas e orientações para ajudar você, empresário, a enfrentar esse desafio! Clique aqui e faça o download.

 

Confira também nosso artigo especial sobre as 6 habilidades de liderança essenciais para criar um ambiente interno engajado e proativo. Acesse aqui.

Intraempreendedorismo: como desenvolver na sua empresa?

O desenvolvimento do intraempreendedorismo exige o comprometimento da diretoria, dos gerentes e de todos os colaboradores da empresa. É preciso entender o ambiente, ser visionário e flexível. Também é essencial criar opções administrativas, estimular o trabalho em equipe, incentivar a discussão aberta e construir um grupo de defensores do negócio.

Intraempreendedorismo: 6 características fundamentais

 Mais do que um colaborador interno, o intraempreendedor consegue aproveitar oportunidades, transformar ideias em projetos reais, ter responsabilidade diante de situações críticas e executar planos tangíveis.

Este tipo de perfil dentro das empresas é importante porque gera um aprimoramento do ambiente. O intraempreendedor busca por novas oportunidades de negócio, conquista novas fontes de renda para a empresa, se comunica de forma mais ativa com a equipe e reduz desperdícios na linha de produção.

O intraempreendedorismo também é fundamental para garantir a competitividade da companhia no mercado em que atua, incentivar a inovação na empresa, otimizar os recursos disponíveis e estimular a evolução profissional.

Em artigo, o consultor empresarial do SEBRAE Martinho C. Montenegro elenca as principais características do processo de intraempreendedorismo. Confira:

 

  1. A empresa opera nas fronteiras da tecnologia
  2. Novas ideias são encorajadas
  3. Não há parâmetro para a oportunidade
  4. Abordagem de equipes multidisciplinares
  5. Patrocinadores e defensores do modelo
  6. Apoio da alta administração

 

Respeitar os direitos dos colaboradores é primordial

Para estimular o intraempreendedorismo, é primordial que as empresas respeitem os direitos de seus colaboradores. Somente assim será possível criar um ambiente de sinergia entre os interesses dos empresários e de seus funcionários. Pessoas que são valorizadas por seus chefes tendem a colaborar mais em prol dos negócios.

A legislação trabalhista tem o objetivo de estabelecer todos os detalhes e características da relação empresa-colaborador para torná-la mais saudável, formal e, principalmente, produtiva para ambas as partes.

As regras tratam dos direitos dos funcionários não apenas durante o exercício das suas atividades, mas também durante a manutenção do vínculo dessas pessoas com o local em que atuam, tratando-as, assim, como parte integrante e indispensável da organização.

Porém, como se trata de um documento extenso, é comum que empreendedores e empresários, ainda mais no período inicial dos negócios, tenham dúvidas sobre esses direitos e em que circunstâncias eles são válidos.

Por isso, o SEBRAE-MT elaborou um material com os principais direitos do trabalhador, esclarecendo o que é preciso saber a respeito do tema para não desapontar os seus colaboradores e sofrer com sanções legais pelo descumprimento da lei.

Saiba detalhes sobre o registro na carteira de trabalho, férias, licença-maternidade, 13º salário, hora extra e muito mais. Clique aqui e baixe o material.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora