GESTÃO

Nosso Leite

Produtividade e qualidade de vida no campo

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso tem o compromisso com os pequenos negócios do campo e dedica tempo e estudos para encontrar soluções para os problemas do produtor que impactam nos negócios da propriedade e, consequentemente, na vida das famílias agricultoras.

O desejo do Sebrae é auxiliar, com conhecimentos teóricos e práticos, no desenvolvimento das atividades da cadeia produtiva do leite, com insumos para melhorar a gestão e a tomada de decisão quanto às melhorias a serem feitas, desde a ideia do negócio rural até a relação final com o público consumidor.

Por meio do Programa Nosso Leite o Sebrae aponta caminhos para quem está na atividade e pretende ganhar uma nova posição quanto à produtividade e à lucratividade, focando a profissionalização, o melhor aproveitamento de todos os recursos disponíveis e a visão de quem quer empreender, de forma empresarial sustentável, mesmo estando no campo.   

Este caderno é parte integrante dos materiais que serão disponibilizados no decorrer do programa e nele você vai encontrar todas as facilidades para registrar seus aprendizados, além de servir de apoio para os controles dos processos que serão implementados.

Na atividade gerencial é de suma importância anotar, medir e avaliar os dados da produção para poder organizar e controlar melhor a atividade, como:

  • datas de nascimentos, inseminações e cobrições,
  • produção mensal de leite do rebanho e de cada vaca,
  • a relação vacas em lactação / total de vacas, para dar uma noção da eficiência reprodutiva na propriedade,
  • a taxa de natalidade e mortalidade, a relação quilos de concentrado por vaca,  litros de leite por vaca,
  • litros de leite produzidos por mão de obra, para avaliar a eficiência dos trabalhadores,
  • o total de litros de leite produzidos por hectare, para se avaliar a eficiência das áreas de produção de forragem.

Além dos registros técnicos, também é necessário anotar e acompanhar os dados de receitas e despesas na propriedade.

Produção intensiva de leite a pasto

As orientações compreenderão um arranjo técnico, focado em índices de produtividade (produção de leite/ hectare/ano) e lucratividade (lucro - R$/hectare/ano) relacionados à área utilizada. Em média, bons resultados são alcançados dentro de um período de três anos. Para tanto, os conceitos aplicados nesse trabalho serão em favorecimento da produção intensiva de leite, com o desenvolvimento dos seguintes pilares do conhecimento:

1. Produção intensiva de forragens (quantidade) e sua utilização (qualidade), sendo o objetivo atingir uma lotação de cerca de 10 U.A. / hectare. (U.A. = unidade animal = 450 kg)

2. Genética com especialização, para produção de leite (padrão racial que aceite o manejo de ordenha sem a presença do bezerro, com período de lactação mínimo de 10 meses e boa persistência de lactação, ou seja, menor percentagem de queda na produção obtida no pico de lactação até a secagem), sendo o objetivo selecionar animais com potencial de produzir 4.500 kg de leite por lactação (305 dias).

3. Eficiência reprodutiva das vacas (período de serviço adequado por meio de um bom manejo e nutrição balanceada), sendo o objetivo atingir o intervalo entre partos entre 12 - 14 meses e manter cerca de 80% do rebanho de vacas em lactação.

4. Eficiência na criação de bezerras e novilhas (idade adequada ao primeiro parto), sendo o objetivo atingir a primeira parição entre 24 - 27 meses de idade.

5. Estruturação da composição do rebanho (o macho não é considerado no rebanho leiteiro), sendo o objetivo atingir e manter 65% do rebanho com a categoria vacas e 35% com as categorias: bezerras e novilhas (fêmeas em crescimento) para fazer a reposição das vacas.

6. Preenchimento de uma planilha de acompanhamento, onde os dados inseridos são baseados nas informações repassadas pelo cliente. Além de servir para a gestão mensal da atividade, após a inserção dos dados referentes a um ano de atividade, serão gerados os índices de eficiência da atividade. A interpretação desses índices é fundamental para a realização dos diagnósticos e direcionamento das ações futuras.

Condições

Será necessário que a propriedade trabalhe com a técnica da inseminação artificial, possuindo o próprio botijão de sêmen e materiais de inseminação, para promover um melhoramento genético e ter controle das datas de cios e das coberturas. Porém, pode haver a utilização de touro para repasse. O produtor ou um funcionário deverá fazer isso, não sendo aceito a dependência desse serviço de vizinhos, programas de prefeituras ou veterinários. Será necessário haver um acompanhamento de um veterinário para a realização dos exames sanitários relacionados ao diagnóstico de brucelose e tuberculose, implantação de controle de verminoses, esquema de vacinações e de controle de carrapatos do rebanho (calendário sanitário). Esse profissional, também deverá fazer periodicamente os diagnósticos reprodutivos, a fim de confirmar o serviço dos animais, clinicando os animais eventualmente vazios. O serviço de consultoria tem como objetivo contribuir na tomada de decisão, seguindo ações estratégicas (definição de metas), que devem ser executadas pelo cliente, após a realização do planejamento dos objetivos. Sendo assim, essas ações deverão ser combinadas em formas de tarefas e serem realizadas no período entre as visitas. Esse comprometimento é essencial para haver progresso do trabalho.

Resultados Esperados:

1. Técnicos 

Recuperação de áreas degradadas; Pastagens com altas lotações (mínimo de 10 UA/ha); Aumentar a produção de leite por hectare (mínimo de 100 lts leite/ha/dia); Respeitar o bem-estar animal (saúde, nutrição, manejo); Aumentar os índices de produção e reprodução do rebanho leiteiro

2. Empreendedores 

Melhorar a vida do produtor de leite com geração de renda; Desenvolver a visão de negócios Fortalecer a prática associativista; Desenvolver a atitude empreendedora; Profissionalizar a gestão da propriedade.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: