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Mercado e Vendas | CLIENTE
Dia das Crianças: saiba como potencializar suas vendas

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para os empreendedores potencializarem suas vendas e aproveitar a retomada econômica em Mato Grosso

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Sebrae-MT

· 29/09/2021 · Atualizado em 30/09/2021
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Introdução

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para os empreendedores potencializarem suas vendas. Com a retomada econômica na região de Mato Grosso, a perspectiva é positiva para os negócios locais, principalmente do varejo. Entretanto, é preciso adotar alguns cuidados para garantir bons resultados no faturamento e a satisfação dos clientes.

A expectativa do comércio é grande para essa data especial. Segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT) e dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a intenção de consumo na capital mato-grossense cresceu 5,5% em setembro, e a tendência é que continue em alta. O bom desempenho foi puxado pelas famílias que recebem até 10 salários mínimos.

Como se preparar para suprir a alta demanda nesta data especial, bombar as vendas da sua empresa e ainda garantir que os clientes fiquem satisfeitos com suas compras? Confira as dicas do SEBRAE-MT neste post!

Planejamento é fundamenta

O primeiro ponto importante para iniciar a estratégia de vendas focada no Dia das Crianças é o planejamento das ações que precisam ser realizadas e as metas a serem alcançadas. É fundamental preparar a sua empresa para os desafios, desde o estoque de produtos até as formas de pagamento, passando pelo foco no atendimento, seja presencial ou por e-commerce.

Entender o público-alvo também deve fazer parte do planejamento de vendas. Apesar deste dia ser dedicado às crianças, quem realiza a compra é o adulto, que pode ser representado pelos pais, tios, padrinhos e avós. Há ainda a demanda por outros públicos, como pessoas que ajudam instituições e presenteiam crianças em situação de vulnerabilidade.

Com o planejamento e público-alvo definidos, é hora de entender os próximos passos em detalhes, vamos conferir?

4 passos para o sucesso

1 - Garanta um bom atendimento

Em datas comemorativas, as lojas ficam mais cheias e a equipe de vendas precisa estar preparada para momentos de estresse que são mais comuns em épocas movimentadas. Por isso, é importante se atentar aos detalhes, como sorriso no rosto e cordialidade.

Se a sua venda é feita de forma online também é possível mostrar cordialidade. Em algum momento do funil de vendas, é importante que um vendedor converse com o potencial consumidor do produto da loja. Essa conversa é uma forma de conquistá-lo, mostrar o valor humano da empresa. Deixe claro nessas conversas as características do produto, dicas de uso e ofereça condições de pagamento especiais.

Como saber se a minha empresa está prestando um atendimento seguro? Adote medidas eficientes para preservar o seu público, adapte o seu atendimento de forma consciente e segura, minimizando os impactos negativos.

 

Acesse o infográfico do SEBRAE-MT e siga nossas orientações.

 

2 - Organize seu estoque com antecedência

 

De nada vai adiantar o seu esforço para vender mais nesta data se a sua empresa não tiver os produtos desejados e em quantidade suficiente no estoque.

Por isso, fale com antecedência com seus fornecedores, identifique também quais produtos devem ter uma maior demanda, com base em análises de dados de vendas anteriores e tendências de seu segmento.

Inclua novos itens ao seu estoque, afinal, todo mundo gosta de uma novidade!

 

Confira neste vídeo do SEBRAE como fazer um controle de estoque eficiente.

 

3 - Encante os pequenos

 

Busque estratégias para chamar atenção das crianças. Mesmo que a decisão de compra seja do adulto, o interesse pelo produto vai partir dos pequenos. Você pode setorizar a loja por faixas etárias, e no caso das crianças menores, enfeitar o espaço com balões, adesivos, painéis coloridos, entre outros apetrechos infantis.

Para o comércio virtual, inclua brindes no envio dos produtos comprados, como um pirulito estilizado, uma cartela de adesivos, um álbum de figurinhas, um cartão com recadinho. Esses mimos vão ajudar a conquistar o cliente para uma próxima compra.

 

4 - Faça parcerias com entidades assistenciais

 

Planeje ações sociais para essa data comemorativa e contribua com entidades que fazem um trabalho sério com o público infantojuvenil. Os clientes se engajam em assistência social, então você pode promover a doação de alimentos e outros itens, o que gera reconhecimento e admiração de potenciais consumidores.

Você também pode fazer kits personalizados, como kit de roupinhas, sabonetes, álcool em gel e outros produtos de higiene, para os clientes comprarem junto com os presentes e doarem para ONGs e outras iniciativas sociais.

Comércio eletrônico

A demanda pelo e-commerce está em alta. De acordo relatório da Mastercard SpendingPulse, as vendas do comércio eletrônico aumentaram 28,4% no primeiro semestre de 2021 quando comparadas ao mesmo período de 2019.

Para vender mais e melhor no ambiente virtual em datas comemorativas, sua empresa pode investir em uma página na internet especial para a ocasião. E para repercutir essa divulgação online, potencialize as suas redes sociais!

Crie posts com a temática infantil e entregue conteúdo relevante, não apenas com único intuito de vender:

  • Mostre as características principais do produto que o fazem ser desejado pelas crianças
  • Divulgue depoimentos e a avaliação de clientes que já consumiram o produto
  • Faça parcerias com influenciadores digitais que possam relatar a experiência com a marca

 

Confira em artigo do SEBRAE-MT como contratar influencers para proporcionar bons resultados na divulgação do seu negócio. Clique aqui.

 

Publicidade infantil


Um dos pontos de atenção que todo empreendedor que comercializa para o público infantil deve ter é com a publicidade. O anúncio publicitário para crianças, de qualquer produto ou serviço, é considerado uma prática abusiva e ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Portanto, é necessário adotar outras estratégias de divulgação patrocinada. Conversar com os pais, tios e avós da criança nos anúncios é uma das formas de seguir as regras da legislação e ainda prospectar a sua venda de maneira mais assertiva.

Como dissemos anteriormente, o poder de compra está nas mãos dos responsáveis da criança. Então, é mais importante que sua empresa promova ações de atração sobre os produtos infantis da marca direcionadas para o público adulto.

Quando falamos de publicidade, não podemos esquecer também das ações em redes sociais e demais mídias digitais. Pouca gente conhece, mas a Amazon é uma possibilidade de divulgação de negócios na internet. E com a pandemia, essa foi uma das plataformas que mais cresceu e ganhou visibilidade.

Na Amazon Ads, sua empresa pode desenvolver anúncios em diversos formatos, como:

  • Pesquisas
  • Gráficos
  • Banners
  • Vídeos

 

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Imagem contem o seguinte texto: 1 conheça o seu propósito, 2 compartilhe os benefícios do seu produto, 3 treine a equipe de atendimento, 4 ofereça uma boa experiência de compra ao cliente

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