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Thu Dec 02 11:14:41 BRT 2021
Planejamento | DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO
Planejamento estratégico: prepare a sua empresa para 2022

Confira como moldar as ações para um ano mais produtivo e lucrativo para o seu negócio

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Sebrae-MT

· 02/12/2021 · Atualizado em 02/12/2021
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Introdução

Com o início do ano, todos os planos são renovados. É o momento de avaliar as estratégias do período que passou e traçar novas metas. Os votos de Réveillon para um 2022 próspero e estável também valem para a saúde financeira do seu negócio, e saber como elaborar um planejamento estratégico para sua empresa é fundamental.

Nada acontece de maneira milagrosa. É preciso planejar estrategicamente altos e baixos que envolvem o seu mercado - e botar o plano em prática! Estudar e elaborar as ações para um novo ciclo repleto de possibilidades fazem parte de uma visão empreendedora.

Confira, neste artigo do SEBRAE-MT, alguns passos importantes que você precisa dar para elaborar um bom planejamento estratégico anual.

tendências e análise SWOT

Primeiro de tudo, é necessário colocar em perspectiva o porquê da sua empresa precisar de um planejamento estratégico para o ano.

Além de ficar de olho nas tendências para os próximos meses, de maneira a saber o que o cenário empreendedor nos reserva, é essencial ter um olhar de dentro da empresa e alinhar com as demandas do mercado e do momento atual.

Para esta análise, existe um conceito chamado de análise SWOT:

 

  • Strenghts - Forças
  • Weakness - Fraquezas
  • Oportunities - Oportunidades
  • Threats - Ameaças

 

Ou seja, quando começa um novo ano para a empresa é hora de reunir a equipe e elencar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e ameaças para o negócio. Um trabalho de dentro para fora - e vice-versa.

Com essa análise, é possível ter uma visão mais macro sobre o que a empresa realmente é, saber onde ela está, onde se quer chegar, quais objetivos quer alcançar e, o mais importante, como chegar lá!

Um bom planejamento

Peter Drucker, autor considerado o pai da administração como a conhecemos, disse uma vez que "o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes". Ou seja, é de extrema importância seguir algumas etapas que levam o plano estratégico a ser um projeto de ganhos a curto, médio e longo prazo. São elas:

 

  1. Prevenção/Análise de cenários: Ao analisar os possíveis cenários a serem enfrentados dentro de um ano, sob diferentes aspectos e contextos, você consegue ter um plano, B, C e D caso algo saia do projeto original.

 

  1. Consolidar objetivos e metas: Nesta etapa, se faz necessário envolver toda a equipe da organização para que cada departamento defina as suas metas. Os objetivos para a empresa devem ser ao mesmo tempo desafiadores e realistas. Com essas definições estabelecidas, todos saberão da importância de seus respectivos papéis para atingir os objetivos e cumprir as metas para o ano.

 

  1. Indicadores de desempenho: Para saber se, ao longo do tempo, as metas estão sendo cumpridas, é preciso definir indicadores de desempenho para medir a qualidade da gestão, o desempenho das equipes, e demonstrar se é necessário alterar alguma coisa do plano estratégico no curso do ano.

 

  1. Planejamento financeiro: Uma política coerente para negociação e renegociação de valores presentes e futuros precisa passar por constante avaliação. Desse modo, o empresário precisa compreender a percepção de valor dos seus clientes, os custos envolvidos e o que é praticado pelos competidores, entre outros fatores para definir coisas como a precificação dos seus produtos, a manutenção de boas margens e a saúde da empresa.

 

Precificação

É fato que com o preço certo você e o seu cliente só tem a ganhar!

Quando o preço é baixo demais, pode afetar a margem de lucro do seu negócio. Por outro lado, se for alto, prejudica a venda. Então, é preciso encontrar o ponto ideal. Ele depende de algumas coisas, como os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes.

E para te ajudar a encontrar o preço certo, confira o material do SEBRAE-MT com dicas úteis e práticas: Cartilha - 5 Dicas para fazer uma precificação de produto

Planeje com o SEBRAE-MT

Aprenda a elaborar um planejamento estratégico e prepare ações para os próximos 365 dias da sua empresa. Siga as dicas simples do SEBRAE-MT e direcione seus negócios ao sucesso.

Clique aqui e confira nosso infográfico com o passo a passo para um planejamento estratégico anual.

Ao trilhar o caminho da sua empresa com esses passos, você poderá estabelecer um planejamento estratégico bem-sucedido para direcionar o seu negócio para 2022 e para os próximos anos!


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