A Agência do Sebrae em Sousa está de mudança.
Estamos preparando uma Agência do Sebrae em Sousa com muito mais conforto e comodidade para os nossos clientes.
Com o intuito de acomodar seus clientes, parceiros e colaboradores com mais conforto e comodidade, o Sebrae Paraíba comunica que está preparando suas novas dependências na Rua João Gualberto, 22, Centro, Sousa - PB.
O novo espaço contará com instalações mais modernas, incluindo uma sala de reuniões, uma sala de treinamento e um auditório, além da área de atendimento e orientação empresarial completamente reformulada. Tudo pensado em possibilitar a melhor experiência para o nosso público.
Durante o mês de janeiro, até que o novo espaço esteja pronto, o nosso atendimento se dará pelos canais remotos, através do WhatsApp, pelo 0800 570 0800 e pelo site www.sebraepb.com.br.
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
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O ano de 2020 tem sido de muitos desafios para os empreendedores. A pandemia de Covid-19 mudou os rumos dos negócios, fechando estabelecimentos, alterando a dinâmica de vendas e consumo, afetando diretamente pequenas e grandes empresas. Passada a fase crítica, a Paraíba se prepara para a retomada gradual das atividades econômicas no estado. Agora é hora de preparar-se para a reabertura dos negócios. Será um novo momento de adaptação para os empreendedores, com atenção especial para o contínuo enfrentamento ao vírus, que segue circulando pelo país. Cada segmento do mercado passará por regras e orientações próprias. É papel do Sebrae apoiar os pequenos negócios em seus desafios. Por isso, elaboramos orientações e materiais de apoio de preparação e planejamento aos empresários para a retomada segura das atividades dos principais setores de pequenos negócios. UM NOVO CONSUMIDOR PÓS-PANDEMIA? ASSISTA PALESTRA Fique atento aos decretos A reabertura dos estabelecimentos acontece de maneira gradativa e isolada para cada região. O empresário deve estar atento aos dispositivos regulatórios implementados no seu estado e na sua cidade, para que todas as regras previstas para a sua atividade sejam respeitadas. Caso haja divergências de informações entre os decretos municipais e estaduais, opte por seguir as orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Atenção aos protocolos de saúde Mesmo com a retomada da economia, é fato que não estamos livres do coronavírus. Manter o controle rígido de higiene é fundamentalmente necessário para que se quebre as linhas de transmissão do vírus. Prepare-se para receber a sua equipe de volta e mantenha-os informados sobre os protocolos de saúde. Reforce as orientações básicas de higiene das mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, uso de máscaras, distância de ao menos 1 metro entre pessoas, além da limpeza e desinfecção de objetos compartilhados e superfícies tocadas com frequência. Local de trabalho É importante que o local de trabalho esteja equipado para o novo momento, dispondo de medidas que auxiliarão no processo. Para isso, distribua placas e cartazes informativos e materiais de higiene pelos espaços, como máscaras e álcool em gel, para colaboradores e clientes. Reduza a capacidade de público do estabelecimento, minimizando contatos e aglomerações. Implemente distanciamento em filas através da demarcação de distância mínima e, se possível, crie uma barreira entre o funcionário e o cliente durante o atendimento. Orientações para o seu segmento Além das recomendações gerais, cada segmento do mercado passará a ter regras e orientações próprias para a retomada das atividades. Bares e restaurantes, negócios da moda, lojas de rua e shoppings, clínicas de saúde, negócios de beleza, academias de ginástica, meios de hospedagem, todos precisam se adaptar ao novo contexto de funcionamento. O Sebrae disponibilizou orientações de especialistas para cada segmento. Com essas informações, o empreendedor será capaz de promover uma reabertura planejada e preocupada com a segurança e a saúde dos seus funcionários e consumidores. Confira aqui os protocolos para a retomada segura do seu negócio. Além de vídeos, você tem acesso a e-books com orientações completas para a sua atividade. Vamos retomar juntos!
A estratégia Sebrae de Desenvolvimento Territorial tem como foco a promoção do desenvolvimento econômico de um território, por meio do fomento e fortalecimento de atividades produtivas geradoras de emprego e renda, com o objetivo de dinamizar a economia deste território, através do incentivo ao empreendedorismo e da melhoria do ambiente de negócios, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade territorial. O documento Plano de Desenvolvimento do Litoral Sul se constitui em um plano de ações estratégicas para o fomento e fortalecimento das atividades produtivas prioritárias no território Litoral Sul da Paraíba, compreendido pelos municípios de Conde, Pitimbu, Alhandra e Caaporã, e surge como resultado do exercício da etapa “Assumir” da estratégia de desenvolvimento territorial que visa o despertar, a articulação, a integração, o envolvimento, a corresponsabilidade, a missão das lideranças e organizações representativas, na decisão e no papel do assumir a promoção do desenvolvimento econômico e transformação positiva do território a que pertencem. O Plano de Ações Estratégicas para o Fomento e Fortalecimento das Atividades Produtivas Geradoras de Emprego e Renda do Litoral Sul faz parte de um esforço integrado do Sebrae na Paraíba e de toda sua estrutura de execução dos projetos DET Sebrae, na busca da excelência na implementação das ações que gerem impactos positivos no cenário econômico e social dos territórios objetos de intervenção. Saiba mais informações
A gestão de uma empresa sempre deve girar em torno de máximo aproveitamento possível de seus recursos, com a missão principal sendo dar retorno à sociedade na forma de produtos ou serviços que lhe sirvam. Com isso em mente, a sustentabilidade une o bom gerenciamento de um negócio à preservação ambiental e conforto social. O crescimento econômico, a proteção ambiental e a responsabilidade social são os três alicerces que apoiam a sustentabilidade. Com a possibilidade da exploração de diferentes métodos e abordagens em vários setores de atuação, as empresas têm à sua frente a solução para gastos desnecessários e melhor relacionamento com seu público alvo. Através de um planejamento meticuloso, o resultado advindo das empresas precisa refletir este equilíbrio promovido pelo “triple bottom line” (traduzido como “tripé da sustentabilidade”). Contudo, apesar do que pode-se concluir de forma superficial, este equilíbrio não exige um negócio de grande porte para que funcione. Pequenos empresários têm tanto potencial e capacidade de exercer a sustentabilidade no cotidiano de seus negócios como qualquer outro indivíduo empreendedor, basta ter consciência do que sua área oferece ao público, quais etapas estão envolvidas nos seus métodos e o que pode ser corrigido a partir daí. Adaptar-se desde a obtenção de matéria prima à confecção do produto final é imprescindível. A utilização de recursos naturais pela sua empresa está excessiva? Qual a quantidade de emissões prejudiciais na fabricação dos produtos? E após ser consumido, seu produto final deixa que tipos de resíduos no ambiente? Tais questionamentos devem ser bem delineados e, se necessário, corrigidos. A sustentabilidade, entretanto, vai além de otimizações econômicas e proteção ambiental: o último pilar do tripé da sustentabilidade é a responsabilidade social, e esta tem suas próprias exigências a serem cumpridas na forma de princípios básicos a serem obedecidos, a fim de criar um ambiente mais favorável ao trabalho sustentável. São eles: Respeito pelos direitos humanos; Abolição do trabalho escravo; Abolição do trabalho infantil; Combate à discriminação no ambiente profissional e social; Desenvolvimento e/ou utilização de tecnologias que favoreçam a sustentabilidade ambiental; Cultivo de práticas honestas e comportamento oposto à corrupção. Conforme adaptar sua empresa a essas diretrizes, cada vez mais será cultivado um ambiente de trabalho favorável e preocupado com a estabilidade não apenas do seu negócio, mas daqueles que estão ao seu lado, seus clientes e do mercado como um todo. Interessado em saber mais? Leia a Cartilha da Sustentabilidade em nosso portal.
A elaboração de um plano de negócios para sua empresa é uma peça chave na solidificação de eficiência no seu serviço ou produto. É extremamente importante que, antes de qualquer coisa, se saiba qual a missão do que você quer construir, pois este será o norte do seu negócio. Posteriormente, deve-se conhecer o mercado que te cerca (desde o consumidor até o concorrente), definir seu público alvo, seu processo operacional e a forma que sua empresa chegará até o cliente: aspectos que devem ser definidos com urgência e, de preferência, antes de se iniciar as atividades do seu negócio. Mas como realizar todos esses processos? Bom, é possível contratar o serviço de empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, seja ela tradicional ou uma empresa júnior do ramo (estas com exigência de custo bem menor). Após definir os aspectos que direcionarão seu negócio no mercado, é hora de planejar seus métodos de execução e gerenciamento: seus planos operacional e financeiro. O plano operacional deve conter tudo relacionado aos processos que envolvem diretamente o serviço da sua empresa: Localização; Equipamentos; Método de produção; Funções a serem preenchidas; Número de funcionários; Atendimento ao cliente; Capacidade produtiva. Tais processos, quando definidos, serão de importância máxima para que se realize um serviço ou se entregue um produto satisfatório ao cliente, além de ajudar os gestores do negócio a estarem sempre cientes das situações ótimas de execução, a fim de corrigir eventuais problemas futuros. O próximo passo é a elaboração de um plano financeiro, no qual serão definidos todos os gastos iniciais necessários para concretização e funcionamento da empresa: Capital de giro; Registro e manutenção do fluxo de caixa; Folhas de pagamento; Gastos com depreciação; Gastos com documentação; Gastos com equipamento. É possível que, assim como na pesquisa de mercado, surja a necessidade de contratação de serviços de alguma empresa especializada na área a fim de orientação, ainda mais se este for o primeiro contato do empreendedor com tais necessidades e planejamentos. Com o tempo, tais práticas e análises farão parte da rotina empresarial. Agora sua empresa já tem uma rota operacional e um bom planejamento financeiro. Qual opróximo passo? Planeje suas vendas e sua aproximação com o cliente. O plano de marketing definirá: Estrutura de comércio; Precificação; Possíveis promoções e ofertas; Estratégias de venda; Descrição de serviços/produtos. Atualmente, é imprescindível que se busque uma boa atuação e presença online, em aplicativos de redes sociais populares, a fim de maximizar o contato com seu público alvo, obter questionamentos e feedback de maneira mais simples e constante e ter maior eficiência na divulgação de seus serviços e/ou produtos. Com todo este material já elaborado, responda ao mercado de acordo com o que você descobriu: seu público alvo está centralizado em uma certa localização? Busque maximizar sua presença por lá. Seu planejamento financeiro dita que não há verba para arcar com os custos operacionais? Busque patrocínio ou revise seu direcionamento e otimize seus gastos. Seus métodos de venda e prospecção não estão dando os resultados necessários? Reavalie suas abordagens ao cliente, analise toda sua eficiência comercial e de marketing. Tais dificuldades são apenas alguns exemplos de alguns problemas que podem ser encontrados ao longo do caminho. É importante estar atento e manter-se adaptável, a fim de aprender com o mercado, replanejar e sempre buscar a melhoria do seu negócio. Ainda possui dúvidas? Use a nossa ferramenta para elaboração de um plano de negócios completo e eficaz.
Para ajudá-lo nessa nova etapa o Sebrae na Paraíba separou quatro dicas para você começar o seu plano de negócios com o pé direito. 1. Analise o mercado da sua empresa Saber quem são os seus clientes, de onde eles vêm e qual diferencial fará eles comprarem da sua empresa é algo indispensável para se manter forte no mercado. Por isso, é importante conhecer os seus concorrentes e os fornecedores para saber o valor que o seu produto agregará ao mercado. Para levantar essas informações podem ser feitos questionários, entrevistas e conversas com clientes potenciais ou por análise da concorrência. 2. Crie uma estratégia de marketing Nessa etapa você vai definir os principais produtos que sua empresa irá trabalhar. É importante especificar detalhes como tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, etc. Quanto mais detalhes sobre os seus produtos, melhor. Nessa etapa também entram as estratégias promocionais, precificação dos produtos e qual será a abordagem de comercialização. 3. Elabore um plano operacional Após amadurecer a ideia de negócios da sua empresa, é importante saber como executá-la, por isso, é a vez de elaborarmos um plano operacional. Ele vai descrever a estrutura da sua empresa: localização, instalações físicas e equipamentos. É importante incluir também a capacidade produtiva e quantos clientes a sua empresa consegue atender por mês. Nessa fase é imprescindível detalhar cada item incluso, assim é possível ter um panorama operacional do negócio e evitar desperdícios. 4. Defina um plano financeiro Planejar o investimento do negócio é parte fundamental na criação do plano de negócio, por isso é importante saber se a sua empresa é financeiramente viável. O empreendedor saberá o capital necessário para a sua empresa começar a funcionar, tendo como base: as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa e de lucros. Essas informações são importantes para o funcionamento normal da empresa, principalmente os gastos que serão realizados com as despesas e receitas. Após ler todas essas dicas você já tem o básico para montar um plano de negócios assertivo, mas para te ajudar ainda mais, o Sebrae na Paraíba criou uma plataforma para te ajudar e orientar na criação desse plano.
Um planejamento estratégico bem feito será o seu maior aliado na hora do desenvolvimento da gestão da sua empresa. Com ele, os seus níveis de assertividade na condução das atividades empresariais tem um aumento significativo. Para isso é necessário responder três perguntas simples: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá? Com as respostas dessas perguntas você já está pronto para criar um planejamento estratégico. Mas para isso, é necessário seguir uma linha de orientação composta pelos tópicos a seguir: 1. Análise do cenário Nesse momento é necessário analisar dois fatores: o ambiente interno e o ambiente externo. No primeiro, é necessário analisar os pontos fortes da empresa e as limitações a serem corrigidas. Já no segundo, vamos entender as ameaças e oportunidades que o mercado nos proporciona. Nessa etapa vamos identificar como os ambientes internos e externos poderão influenciar a empresa na conquista dos seus objetivos. 2. Definição de objetivos Nesse momento é preciso analisar os dados históricos da empresa e projetar suas metas futuras. É ideal se reunir com sua equipe e rever estratégias já executadas, buscando entender as que funcionaram e as que não tiveram o resultado esperado. É necessário pensar à frente. Responder questões como “para onde queremos ir” é essencial nesse momento, mas não deixe de levar em consideração o faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais e posicionamento da sua empresa no mercado. 3. Definição de estratégias A definição das estratégias servirá como uma maneira de alcançar os seus objetivos, por isso é importante tê-las ligadas ao objetivo final da sua empresa. O planejamento deverá ser realizado de maneira racional, assim as etapas serão cumpridas organizadamente, permitindo que revisões periódicas sejam realizadas sempre que for necessário. Com essas dicas em mãos você está pronto para criar o planejamento estratégico da sua empresa de maneira assertiva. Que tal começar? Conheça nosso serviço de consultoria em gestão e comece agora mesmo!