Delivery: razões para investir e como montar um serviço de sucesso
Se a sua empresa ainda não conta com um sistema de entrega, te daremos quatro motivos para você investir no segmento e dicas de como implementar o serviço
Pedir comida para entregar em casa já era um hábito comum dos brasileiros. Com a pandemia, o serviço de atendimento por delivery ampliou seus nichos, expandindo para além do setor de alimentação. Roupas, cosméticos, enfim, delivery de tudo. O que já era tendência, agora veio para ficar.
A expansão do serviço de entrega em domicílio também trouxe modernização. Diferente de antes, quando só era possível através de telefone, hoje a tecnologia encurta caminhos e facilita processos através de sites e aplicativos. Eles são ótimas opções, pois são práticos, otimizam tempo e trazem agilidade ao negócio.
Se a sua empresa ainda não conta com um sistema de entrega, te daremos quatro razões para você investir no atendimento delivery e dicas de como implementar o serviço.
1. Maior comodidade ao cliente
Com o dia a dia mais corrido, as pessoas têm cada vez menos tempo para tarefas básicas, como cozinhar ou fazer compras. Nada mais cômodo do que pegar o telefone e pedir uma refeição ou qualquer outro serviço direto em casa. O delivery proporciona comodidade ao seu cliente.
2. Aumento da clientela
Se você atua no setor de alimentação e o cliente já conhece o seu serviço, certamente ele lembrará de você. Mas se a ideia é captar clientes com eficiência, a presença em aplicativos de delivery é como estar em uma praça de alimentação. Ou seja, uma ótima oportunidade de expandir a clientela.
3. Aumento no faturamento
O estabelecimento que conta com serviço de delivery economiza. Menos funcionários, menor mão de obra e menos gastos com manutenção. A empresa consegue atender a clientela em sua totalidade e investir mais em outras áreas, que aumentarão a lucratividade do negócio.
4. Qualidade de atendimento
O serviço de delivery permite um atendimento personalizado e de qualidade. Com as demandas controladas, a entrega pode ser feita de forma ágil e otimizada, gerando mais satisfação na compra. Sem contar que o sistema de entrega proporciona o cadastro dos seus clientes, possibilitando um atendimento mais personalizado, que pode gerar fidelização.
Saiba como montar um sistema de delivery
Primeiro de tudo, é preciso conhecer a concorrência e o que te diferencia para o seu público-alvo. Feito isso, avalie quais são os seus produtos que têm melhor venda e uma boa margem de lucro. Reforce os processos de higiene e leve a público, fazendo com que o seu cliente esteja ciente desses cuidados.
Em relação à operacionalização, são duas opções: frota própria ou terceirizar o serviço. A frota própria irá necessitar de manutenção de veículos, combustível e salário dos entregadores. Ao terceirizar o serviço para aplicativos, a preocupação é apenas com taxas e mensalidades.
Também é importante avaliar as embalagens que serão utilizadas para o delivery. Faça testes e peça avaliação dos clientes. E, não menos importante, promova o seu estabelecimento e o seu novo serviço.
Para saber mais sobre como introduzir o serviço de entrega no seu negócio, acesse a cartilha do Sebrae e Abrasel com os 8 passos para implantar um delivery de sucesso. E se deseja desbravar ainda mais a área de mercado e vendas, não deixe de conferir os cursos e eventos do Sebrae Paraíba. Acesse a nossa loja e faça a sua inscrição.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
As compras de fim de ano são responsáveis pelas altas nas vendas e impulsionam a economia do nosso país. Em 2020, apesar da pandemia, não será diferente. Neste ano atípico, as vendas do comércio varejista ainda serão responsáveis pelo crescimento econômico em relação aos anos anteriores. E, mais do que nunca, é chegado o momento de apoiar o comércio do seu bairro e da sua cidade. A pandemia não tem sido um momento fácil para os microempreendedores, sendo eles os mais afetados pelas dificuldades. Mas para quem acha que eles se deram por vencidos, não se engane. Dados da Receita Federal revelam que entre março e julho, 600 mil trabalhadores se tornaram MEIs, um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período de 2019. SAIBA COMO POTENCIALIZAR VENDAS E AUMENTAR LUCRO DA SUA EMPRESA JORNADA DE CONHECIMENTO NÃO PODE PARAR: PARTICIPE DE EVENTOS DO SEBRAE Além do aumento das vendas, a chegada do Natal e Ano Novo também é responsável pelo crescimento no número de ofertas de emprego temporário, o que distribui renda e movimenta o mercado. Notadamente, a pandemia tem feito avançar o número de demissões no país. Ao realizar as suas compras no seu bairro ou comércios vizinhos, você aumenta as chances desses empregos se tornarem fixos. Mas, para que esses novos negócios tenham um sucesso duradouro, eles precisam do seu incentivo. E comprar dos pequenos é uma excelente forma de reconhecer os esforços e garantir o desenvolvimento da economia da sua região. Além disso, você pode ajudar na divulgação dessas pequenas empresas, seja compartilhando com os familiares e amigos a indicação ou usando as redes sociais para relatar a sua boa experiência. A pandemia ainda não chegou ao fim e os pequenos negócios precisam do seu apoio para continuar a fazer a diferença na economia e na qualidade de vida do seu bairro. O seu gesto vai muito além da generosidade, comprar do comércio local é um papel social que auxilia diretamente no enfrentamento à crise.
Fazer crescer as vendas de um negócio quase sempre é um desafio para empreendedores e empresas. Porém, a arte milenar de vender pode ser dominada através da capacitação. E disso o Sebrae entende. Conhecer os principais desafios, saber como enfrentá-los e como se posicionar no mercado são apenas alguns dos passos. Como estão suas vendas? Desafios são comuns a todas as empresas. Estar no mercado é lidar com incertezas e instabilidades, novos comportamentos de compra, reposicionamento de marca, concorrência. Mas para um bom empreendedor as dificuldades podem ser uma chance de crescimento, desde que você esteja disposto a agir e aberto a mudanças. O importante é identificar e reconhecer as lacunas na área de vendas, rever as oportunidades e lidar com elas. A tarefa de expandir as vendas exige não apenas esforço, mas conhecimento das estratégias mais eficazes para o seu tipo de negócio. Por essa razão, cursos de treinamento de vendas são essenciais para profissionalizar o seu negócio e garantir a otimização de saídas. Também são importantes para estar atualizado das novas técnicas e métodos, e acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor. Estratégias de marketing são de valor imensurável. Atrair o consumidor, apresentar o seu produto ou serviço, convencer sobre os benefícios e sobre a compensação do investimento são etapas para concretizar uma venda. Mas, para isso, é preciso conhecer o seu perfil de cliente e traçar as estratégias de maneira direcionada. O marketing digital, por exemplo, está em alta e é super eficiente ao ser usado para alavancar vendas. Para os microempreendedores, aperfeiçoar as técnicas de oratória e persuasão garante a capacidade de vender bem o seu produto e serviço e, consequentemente, traz resultados eficazes ao negócio. A abordagem atrativa, uma boa proposta de valor e o alto conhecimento sobre o que está sendo vendido são características essenciais para um bom vendedor. Fidelizar o cliente é outro ponto chave para garantir o aumento nas vendas. Para isso, um bom gerenciamento de contas de clientes é fundamental. Desenvolver a confiança é a primeira etapa para criar um relacionamento e, assim, reter a sua clientela. Um cliente fiel compra seu produto ou serviço repetidamente, desde que esteja satisfeito. O Sebrae oferece diversos cursos online para treinamento e capacitação na área de mercado e vendas. São cursos sobre atendimento ao cliente, comunicação e relacionamento, marketing digital para o empreendedor, customer success, vendas na internet e muito mais. Para conhecer todos os cursos disponíveis e escolher a melhor opção para o seu negócio, acesse nossa página. Todos os cursos online do Sebrae possuem certificado digital com verificação de autenticidade e são 100% gratuitos. Aproveite e boas vendas!
A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa. São meses de desafios e adaptações para as empresas, empresários e colaboradores. Os consumidores também foram afetados por essas mudanças, o que gerou um novo padrão de comportamento. Então, afinal, o que esperar? O que muda no pós-pandemia? Como as mudanças afetam os negócios? O Sebrae conta para você o que vem sendo apontado como as principais tendências de novos comportamentos do mercado. Não sabemos quão profundo e duradouro serão os efeitos desse período no cenário econômico e no mercado consumidor, mas precisamos estar preparados para o futuro. Nossa missão é capacitar e instruir nossos empresários para lidar com essa nova realidade com o mínimo de prejuízo possível, mostrando principalmente que há um cenário positivo e promissor após a crise. Confira algumas tendências e se prepare para esse novo momento. Experiência de consumo virtual Mesmo antes da pandemia, os consumidores já buscavam em suas experiências um valor diferencial, capaz de despertar novas relações com um produto ou serviço. Essa transformação ganhou força nos últimos meses e reforçou a importância da ideologia de status de uma marca ou empresa postada nas redes sociais. A solidariedade e humanidade se tornaram valores fortes, gerando confiança e segurança de consumo. Os ideais de consciência e responsabilidade também se transformaram em fortes argumentos. A presença online se tornou um canal de contato direto com os clientes. Além de se fazer presente para vendas, demonstrar os valores empresariais gera respostas. A ideia é mostrar que, mesmo com as relações de consumo prejudicadas pela crise, há uma preocupação com o bem-estar do seu público, e assim gerar uma relação de confiabilidade e empatia. Essa presença digital deve se fortalecer cada vez mais no pós-pandemia. A experiência comunicada de forma virtual conquista novos clientes e cria a expectativa de uma nova vivência por meio do consumo do serviço ou produto. Consumo responsável e consciente As incertezas sobre o futuro, a redução da renda de muitas famílias e a preocupação maior com questões ligadas à saúde geram um novo padrão de consumo, mais consciente e responsável. Bens essenciais entram na lista de prioridades, mas essa noção do que é essencial varia de cliente para cliente. A decisão de consumo leva ainda em consideração outros fatores, como a flexibilização na compra e a rapidez na entrega. Por isso, as empresas precisam ter cada vez mais atenção à forma de comunicar os seus valores, fazendo isso de maneira clara. E, ainda, conhecendo o que é valor e o que é fator de consumo para cada perfil de cliente, gerar a experiência individual de consumo responsável e consciente em suas vendas. Avanço do virtual Alguns padrões de consumo virtual já estavam em alta, mas a pandemia trouxe novas experiências que devem permanecer após esse período, como é o caso de consultas médicas, educação e ensino, e atividades de bem-estar e lazer. Os canais digitais e plataformas de streaming também ganharam força para práticas como leitura, filmes, músicas e exercícios. A presença das empresas no digital deve ser avaliada. Em muitos casos pode haver uma migração parcial ou total, dependendo da natureza do negócio. As lojas físicas também precisam estar estruturadas para trabalhar de forma interligada com o cliente digital. Ao ingressar no meio online, as empresas devem estar preparadas para gerar experiências atrativas e tão positivas e vantajosas quanto as presenciais. Descentralização de consumidores A busca por uma melhor qualidade de vida já era uma tendência, e se efetivou com as mudanças na rotina impostas pela pandemia. Estar nos grandes centros se tornou algo mercadologicamente não essencial, visto que empresas e profissionais liberais se adaptaram ao modelo de trabalho a distância. Essa certamente é uma mudança que irá gerar alterações nos padrões de consumo, como já é visto através da redução das compras presenciais. Com a migração de trabalhadores para centros menores, as compras online serão impulsionadas. Empresas físicas e digitais precisarão ajustar sua logística para atender de forma ágil e eficiente um público cada vez mais descentralizado e distante das grandes capitais e centros urbanos. Saúde e qualidade de vida Com a pandemia, os olhos se voltaram cada vez mais para as questões ligadas à saúde. A prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e novos hábitos surgiram. A busca por uma saúde mental equilibrada também faz parte desse novo processo. E essa preocupação com o corpo e a mente tende a continuar. Mesmo os negócios que não têm relação direta com o segmento da saúde são capazes de se adequar no sentido de estimular práticas que gerem qualidade de vida. As empresas podem colaborar de forma direta ou indireta, seja através de suas atividades, como a comercialização de produtos e serviços relacionados à saúde e bem-estar, ou gerando informações e conteúdos que valorizem e estimulem práticas benéficas a um estilo de vida saudável. Flexibilização do local de trabalho Com as regras de isolamento social, grande parte da população passou a realizar vários tipos de atividades em casa. Dentre elas, o trabalho remoto. Tais mudanças trouxeram para as empresas uma nova visão sobre o home-office e suas vantagens, como custos operacionais reduzidos e aumento da produtividade. Este último fortemente ligado à melhora da qualidade de vida, já que os funcionários gastam menos tempo com deslocamentos e ganham mais tempo para o descanso e lazer. A redução de custos com transporte e alimentação também conta positivamente. Por isso, há uma forte tendência de que essa mudança no modo de trabalho influencie muitas empresas, adotando o home-office como modelo principal ou gerando uma flexibilização, permitindo tanto o trabalho remoto quanto o presencial. Cada empresa deve avaliar as vantagens e desvantagens de acordo com a natureza de cada negócio. Solicite uma consultoria. Converse online com nossos analistas CLIQUE AQUI
A Black Friday simplesmente está chegando e é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Em 2018, as vendas no e-commerce foram de R$ 3,5 bilhões nos quatro dias da campanha, alta de 25% em relação ao ano anterior, segundo Ebit/Nielsen. Os campeões de venda Em 2018, os líderes da lista dos produtos mais vendidos no Black Friday são os eletrodomésticos (itens de linha branca e televisores) e smartphones. Além disso, os eletrônicos, itens de informática, casa e decoração, também venderam muito bem. Dicas para vender mais Opte por algumas práticas que ajudarão nesse momento de grande movimentação. Vejamos: Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes Observe o que está sendo feito por seus concorrentes. Assim, você terá ideia da situação do mercado e poderá tomar suas decisões estratégicas com mais embasamento. Reforce o seu estoque para a Black Friday Como falamos, a procura aumenta expressivamente nessa época. Se prepare e reforce seu estoque para conseguir, com tranquilidade, atender a procura dos seus consumidores. Isso inclui tanto sites, como plataformas de marketplace. Não esqueça, fique sempre preparado! Prepare a sua estrutura Muitas empresas investem milhares de reais em suas estratégias para Black Friday e acabam esquecendo do mais simples, a estrutura para que o site suporte receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday. Ofereça descontos imperdíveis mesmo A palavra aqui é "descontão” e muitas pessoas ficam ligadas a flutuação de valores dos produtos, justamente para conseguir um bom negócio. Então, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso. Não esqueça o mobile Cresce o número de vendas online através de dispositivos móveis (smartphones e tablets), por isso, esteja atento à experiência do usuário. Faça o teste! Engajamento nas redes é a palavra Quer ter sucesso na Black Friday? Então, não esqueça do potencial das redes sociais. Por isso, foque no engajamento nas redes de mais engajamento. Os consumidores atuais tendem a procurar esses espaços para a busca de diversas opiniões. Atendimento, atendimento, atendimento Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o seu consumidor. Essa experiência ruim pode ser levada para futuras compras e prejudicá-las. Então, tenha em mente: provavelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Por isso, se você não oferecer um suporte adequado poderá perder um volume considerável de vendas. Curso Agora que você está se preparando para a Black Friday, que tal investir em nosso curso "Atendimento ao cliente"? Um bom atendimento é responsável pelo sucesso no momento de venda e fidelização dos clientes. O curso é completamente online e gratuito.
As tendências tecnológicas estão cada vez mais próximas de diversos mercados. Com o automotivo, não seria diferente. Podemos observar, um crescimento gradativo de número de carros em circulação. Esse fato, oferece uma oportunidade perfeita para expansão e a evolução do setor. Principalmente ao se tratar do mundo digital! Autonomia, eletricidade e conectividade: nosso futuro De cara, já te indicamos o que iremos abordar nos tópicos. Sim! As tendências estão orbitando entre autonomia, eletricidade e conectividade máxima dos automóveis. Por isso que abaixo, iremos te explicar melhor sobre cada um. Vamos lá? 1 - Carros independentes estão cada vez mais em foco Os conhecidos carros autônomos ou robóticos estão vindo com mais novidades e tecnologias especializadas no "Sistema Autônomo Nível 3". Isso significa, que ele não necessita de monitoramento constante ao fazer o trajeto até o condutor manual. Isso afeta diretamente a rotina das pessoas, pois possibilitam a otimização de tempo do condutor, evita acidentes e beneficia a mobilidade urbana. 2 - Energia elétrica: o biocombustível do futuro Nessa tendência de sustentabilidade, a eletricidade como combustível veio com força. A energia elétrica é conhecida como o combustível mais limpo que os tradicionais álcool e gasolina. Conforme o mercado muda, o preço dos carros elétricos diminui, além do fato da autonomia ficar ainda maior. As estimativas para os anos seguintes são positivas, pois os consumidores estão mais conscientes e preocupados com o impacto ambiental. 3 - Conectividade automobilística Nossos objetos estão cada dia mais conectados, desde geladeiras, relógios, roupas e até carros. A previsão para os próximos anos é que os automóveis sejam capazes de gerar sua conexão própria e sem fio. Ela permitirá que a perfeita comunicação entre veículos por wi-fi. Sabe aqueles aplicativos que nos auxiliam a bordo? Pois é, eles não serão tão necessários, pois os próprios carros poderão definir rotas e nos informar quanto ao trajeto escolhido. Tudo através dos seus próprios dados! 4 - Leveza é um grande trunfo Lembra que acima comentamos sobre sustentabilidade no uso de combustíveis? Ela também é lembrada nesse item. O peso do carro também é uma preocupação. A redução do mesmo é importante, pois permite usar menos combustível e emitir menos gases estufa. Nos anos seguinte, veremos o aumento no uso de materiais como alumínio, aço de alta resistência e plástico reforçado com fibra de carbono. Expo Paraíba Motor 2019 Entre os dias 8 a 10 de novembro, acontecerá em João Pessoa o maior evento automotivo da Paraíba. O Expo Paraíba Motor 2019 é a oportunidade perfeita para o intercâmbio de conhecimentos entre indústrias, distribuidores e lojistas do setor. Em sua primeira edição, o evento contará com exposições e palestras com temas sobre tecnologia e gestão. O Expo Paraíba Motor é uma realização do Sebrae na Paraíba e conta com um olhar voltado à inovação de um setor em crescimento exponencial. Participe dessa oportunidade única!
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens bastante usado pelo brasileiro. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae em 2018, 66% das empresas do estado da Paraíba estão usando o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 51% acessa o Facebook. Esse é um número bastante considerável! Como utilizar o aplicativo com eficácia? Vamos te explicar de uma maneira bem fácil como é possível aumentar suas vendas, com pequenas ações através do aplicativo. Vamos lá? 1 - Utilize listas de transmissão. Esqueça os grupos!O WhatsApp permite o envio de diversas mensagens, para até 256 pessoas diferentes ao mesmo tempo.Isso é muito bom, pois reduz seu tempo de envio e cria exclusividade para cada consumidor interessado em seu produto/serviço.Apenas fique atento, pois não é indicado a criação de grupos. A moderação se torna difícil e muitas vezes seu cliente se incomoda ao ser adicionado em algo que ele não solicitou.Além disso, é importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.2 - Utilize o WhatsApp BusinessTorne o WhatsApp Business um aliado em suas vendas e interação. Essa versão do app é voltada para empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.Por isso, é possível contar com diversas funcionalidades que trazem facilidades: a possibilidade de uso do telefone fixo para registro, interface diferenciada que faz sugestões de mensagens automáticas como resposta e até mesmo métricas que auxiliam nas estratégias de futuras vendas.3 - Organização é a palavra!Como você utilizará o aplicativo para gerir muitos contatos, o ideal é manter toda organização possível para que a busca se torne facilitada. Dica: Renomeie os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio. Esse ato facilitará o agrupamento, como um exemplo, de quem consome/interage mais com seu produto/serviço. 4 - Sem resposta? Jamais!Pense conosco: quando você interage com alguém, tudo que você espera é uma resposta e que seja rápida e clara.Isso também se aplica as empresas. Seu consumidor espera que você interaja de uma forma clara e rápida, com todas as informações que ele solicitou.Caso acredite que não conseguirá respondê-lo da melhor forma no momento, avise-o que está ciente, que irá conferir as informações e assim que as tiver, voltará o contato.Deixar seu cliente esperando é algo que deve ser evitado!5 - Recompensas DigitaisAs recompensas são estratégias muito interessantes para obter o leads. Funciona da seguinte forma: você pode criar páginas de captura (Landing Pages) e oferecer materiais ricos como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, esses conteúdos oferecem valor ao cliente.Mas, para que ele tenha acesso, o cliente terá que cadastrar um pequeno formulário com campos de dados. Eles podem solicitar nome, e-mail e o mais importante, neste caso, o número de telefone.A partir daí, é mais um potencial cliente que deve ser nutrido com informações relevantes.6 - Faça um link direto para seu WhatsApp para divulgaçãoComo você viu, é importante ter um número exclusivo e empresarial para melhor gestão. A partir daí, é possível realizar a divulgação para o maior número de pessoas possível. Sabe uma boa forma de fazer isso: gerando um link que ao clicar, ele redirecione para uma janela automática direta em seu contato. Para fazer, use o seguinte endereço, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Sabe o que também é interessante fazer? Use esse link para as mídias sociais ou qualquer outra plataforma que seu público utilizar. Esse recurso é muito prático e sempre oferece um canal aberto. Cajazeiras Expo Negócios Pensando nessas novas tendências e facilidades, o Sebrae na Paraíba está organizando um evento que trará como tema a criatividade e colaboração. O Cajazeiras Expo Negócios será uma feira de negócios, inovação e Empreendedorismo no Alto Sertão. A oportunidade é única e tem como objetivo de trazer melhorias ao ambiente e gerando novas oportunidades. O evento acontecerá entre os dias 24 a 26/10, no Pallacium Casa de Shows - Cajazeiras. Garanta já sua vaga e expanda seus negócios a outro nível.
O Dia das Mães está chegando e esta é uma data muito importante e de alto impacto para o mercado. É uma das datas comemorativas mais lucrativas, ficando atrás, apenas, do Natal. Este é o momento de aproveitar a oportunidade para vender mais e ganhar novos clientes, já que as pessoas estão mais dispostas a gastar, como afirma a Pesquisa Google Survey, realizada pelo Google, com base em dados internos e do Serasa. A pesquisa do Google indica que, neste ano, 58% dos brasileiros pretendem comprar presente de Dia das Mães, e entre eles, 70% têm a intenção de gastar até R$ 200,00. Com um mercado tão concorrido é preciso pensar em estratégias para atrair a atenção dessas pessoas com intenção de compra e o meio digital é importantíssimo para traçar um bom planejamento. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de oito em cada dez brasileiros faz busca de presentes na internet e 51% ainda afirma recorrer a lojas físicas na hora de fazer essa procura. Os dados dão conta ainda que as buscas online por presentes aumentam consideravelmente e atingem o pico na semana anterior ao Dia das Mães. Pensando neste público, que está buscando fazer as compras em cima da hora, ainda é possível atrair essas pessoas nessa última semana. É a hora de se aproveitar do fato de que elas estão buscando na internet inspirações e ideias do que dar de presente para vender mais e ganhar novos clientes. Confira abaixo as nossas dicas: Aproveitar datas comemorativas para oferecer ao público o melhor do seu produto é uma ótima estratégia para se manter e se destacar no mercado. Não perca essa oportunidade.
Para um negócio, ter um comércio eletrônico possui muitas vantagens, dentre elas está diminuir a jornada de compra do consumidor, que pode pesquisar o que precisa na internet e já adquirir o produto sem precisar sair de casa. A sociedade de hoje precisa cada vez mais de praticidade e simplicidade no dia a dia, o que torna as compras pela internet uma grande aliada. Para contribuir com as chances de o seu e-commerce ser um sucesso, é necessário levar as pessoas até ele e hoje nós vamos falar sobre uma estratégia: o Compras no Instagram. O Instagram é uma rede social essencialmente imagética e que é muito utilizada para a busca de inspirações. Na venda de produtos, as marcas que mais se destacam neste ambiente são aquelas que criam conteúdo com isso em mente, sempre publicando imagens com boa qualidade e fazendo do perfil uma vitrine atrativa. Algumas dicas iniciais podem ser seguidas para criar um relacionamento com os clientes em potencial e garantir que a marca seja lembrada na hora que o comprador decida efetuar a compra: Produção de conteúdo - É importante que haja uma produção de posts que demonstre bem os produtos da marca, com imagens bonitas e legendas complementares, bem escritas e objetivas; Regularidade - Estabelecer um padrão de regularidade vai ajudar seu perfil a estar sempre atualizado e aparecendo para os seus seguidores, passando uma maior credibilidade. Ter muito cuidado com o exagero de posts também; Exposição de preços - Quem está vendo uma vitrine tem interesse em ver a qualidade do produto, saber se a loja pode atender as necessidades e também ver o preço do que está buscando. Dizer que a pessoa precisa pedir o preço por direct message aumenta a jornada, dificultando o processo e aumentando também a probabilidade de a pessoa desistir antes mesmo de tentar; Investimento em anúncios - Com o algoritmos do Instagram mudando sempre, boa parte das publicações das marcas não são entregues a seus seguidores e isso pode ser um problema. Invista uma quantia de dinheiro para patrocinar os seus posts e tenha mais resultados, atingindo mais pessoas. Para 2019, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um crescimento de 16% quando comparado com o resultado atingido em 2018 pelas lojas virtuais brasileiras. Estima-se que o comércio eletrônico atinja um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões neste ano. Diante deste cenário, as empresas precisam se movimentar para se destacar em meio a tantas marcas. Seguir as dicas dadas acima já é um ótimo começo, mas nós podemos ir mais longe. O recurso Compras no Instagram, lançado pela rede social em 2018 para todo o mundo, se torna um grande aliado para as marcas que possuem seu próprio e-commerce. A ferramenta permite que as empresas marquem seus produtos em suas publicações, oferecendo ao público uma vitrine para explorar os produtos das marcas que ele segue. O usuário tem fácil acesso a detalhes de custo e dos produtos, evitando que sejam feitas muitas perguntas sobre valores e demais informações, acelerando todo o processo de vendas. Cada imagem pode ter o direcionamento de um ou mais produtos, que leva direto para o site, onde o usuário já pode finalizar a compra. É facilidade e praticidade que pode fazer as suas vendas dispararem. Saiba mais informações sobre a utilização da ferramenta no site do Instagram. Quer aprender mais sobre comércio eletrônico? Acompanhe os nossos cursos oferecidos mensalmente e se capacite cada vez mais.
Estar presente na internet é de grande importância para qualquer tipo de negócio, hoje em dia, e com os salões de beleza não poderia ser diferente. No entanto, não adianta estar apenas presente, é importante pensar de forma inteligente a melhor maneira de divulgar seus produtos e serviços. A comunicação de marcas na internet precisa ser bem planejada, com o objetivo de equilibrar bem tudo que é postado e manter um bom relacionamento com clientes e potenciais clientes. Mas em quê, exatamente, consiste manter um bom relacionamento? Originalmente, as redes sociais surgiram para conectar pessoas e até hoje elas possuem esse caráter. Com o tempo, as marcas foram percebendo o potencial de alcançar muitas pessoas em um só espaço e sem gastar tanto dinheiro, como na publicidade e propaganda tradicionais. A questão está exatamente aí: como fazer para chamar a atenção em um ambiente com tantas marcas e pessoas interagindo diariamente? A chave de tudo está em apenas duas palavras: Você precisa se aproximar das pessoas na internet (relacionamento) e isso só é possível através de uma boa conversa sobre assuntos que você e seu público consideram importante (conteúdo). É a partir da produção de conteúdo relevante que você cria autoridade no ramo em que você trabalha e, assim, é lembrado no momento que alguém precisar do seu serviço. Confira agora algumas dicas de como construir uma boa presença digital e como manter esse relacionamento e essa produção de conteúdo relevante: Defina bem o público-alvo: observe bem dentro dos serviços que você oferece quais os que você mais executa e quais são os que você mais quer executar e que podem render mais lucro pro seu negócio, como a produção de noivas e formandas. Distribua os esforços e se concentre mais em um desses alvos; Defina como você gostaria de ser vista: toda marca precisa ter uma voz bem definida. Pode ser séria, mais brincalhona, amorosa, questionadora, e por aí vai. Uma boa vantagem no ramo da beleza é que é muito fácil personificar essa marca, dando a sua cara e fazendo as pessoas se sentirem mais próximas de você e do seu trabalho; Analise sua concorrência: observe bem outros profissionais da sua região e como eles estão lidando com a comunicação. Esse é um ótimo momento para se inspirar nas coisas boas e perceber o que você não considera tão interessante no mercado com o objetivo de não repetir; Busque referências: ter boas referências é sempre um bom caminho. Neste ponto, você pode buscar se espelhar em perfis de profissionais e salões de maior porte e ter ideias tanto para a comunicação como para a forma de oferecer serviços. Ter uma identidade visual: investir em uma identidade visual bonita e que transmite a personalidade da sua marca coloca você na frente e deixa toda a sua comunicação com um caráter muito mais profissional. Lembre-se de manter uma coerência, que vai desde a foto do perfil, as imagens dos destaques do Instagram, peças para a timeline e também tudo que está presente no seu salão. Expor os serviços de forma que as redes se tornem uma vitrine: para o ramo da beleza a questão estética é de extrema importância, então é necessário que os seus serviços estejam expostos para que quem ainda não conhece passe a conhecer e se interesse. Aposte em fotos bem produzidas, com iluminação e qualidade. Dar dicas de beleza, explorando bem o conteúdo: é aqui que você vai criar relacionamento com o seu público. Ensinando e tirando dúvidas, que pode tanto ser em forma de postagem, como também através da ferramenta de perguntas dos stories. Esse é o momento de você mostrar que entende do assunto e ser lembrada. Para expandir ainda mais os seus conhecimentos sobre o mercado da beleza e o universo que está ao redor dele, participe de um dos eventos promovidos pelo Sebrae Paraíba neste ano e acompanhe nossas redes sociais para ficar sempre por dentro do que está por vir.
O Marketing Digital se aplica a todas as práticas e dinâmicas do marketing presencial, porém, voltado forte e unicamente para o ambiente online. Usando meios digitais como blogs, sites, mídias sociais, email e outros, as empresas tentam solucionar problemas e promover cada vez mais a sua marca e obter soluções para seus clientes e potenciais clientes. De acordo com artigo da Endeavor, “as estratégias do marketing digital têm por objetivo posicionar a sua empresa como referência de qualidade na rede, dar a ela visibilidade no ambiente digital, atrair novos clientes para sua base e, claro, fidelizá-los transformando-os em porta vozes para o seu negócio na rede”, explica. No entanto, o marketing digital pode ser feito por empresas, pessoas, ongs, escolas e, consequentemente, eventos ligados a essas associações, em que a venda de ingressos pode se elevar com mais eficiência quando usamos as ferramentas da melhor maneira. O ponto alto dessa elevação pode se dar através de estratégias de segmentação que o marketing digital nos proporciona. Essa segmentação significa que você saberá qual é o seu público “correto”, e com isso, sua produção será direcionada com muito mais força para eles, ou seja, as empresas saberão como inserir seus produtos e serviços de um modo que atinja seu tipo de público e levar esses serviços positivamente para o mercado, gerando mais lucros. De acordo com o palestrante, professor de pós-graduação em Empreendedorismo e Marketing, Fábio Bandeira, que também é instrutor do Programa de Marketing Digital, oferecido pelo Sebrae Paraíba, investir no marketing digital nos dá maior alcance de pessoas com um custo muito mais baixo, estratégia que o marketing presencial não nos permite. “Hoje, nós conseguimos fazer publicidade de uma forma mais direcionada e com menos gastos.” Ele explica ainda que usar o marketing digital de uma forma mais simples e do jeito correto vai nos trazer mais eficiência e resultado. Fábio ainda afirma que “muitas empresas acabam investindo em marketing de qualquer jeito, sem nenhuma estratégia, principalmente quando falamos de redes sociais. ‘Posts bonitos’ nem sempre são alvo de bom retorno. Então é muito importante quando vamos pensar numa estrutura de marketing, colocar estratégias que sejam uma cauda mais eficiente. Por isso, identificar a plataforma que ele é feito é essencial para adaptar essas estratégias para cada uma delas.” O especialista explica que o ponto de partida para as empresas começarem a fazer um bom marketing digital é começando pelo planejamento. “É dentro do planejamento que as empresas vão verificar quem são seus concorrentes, qual é o tipo de mercado que ela quer atuar, quem é seu público-alvo, quais são os canais, quais ações poderão ser feitas, qual orçamento elas disponibilizarão, qual o objetivo a empresa quer alcançar… Temos que ter o planejamento como o primeiro guia, e esse guia fará sua empresa obter mais resultados”, acrescenta. Pensando no marketing digital como peça chave para as empresas que querem investir e crescer no meio online, o Sebrae Paraíba está realizando o Programa de Marketing Digital. Ele é ministrado pelo professor e especialista em Jornalismo Digital, Fábio Bandeira e pela comunicóloga e especialista em Branding e Presença Digital, Denise Lemos. Para conhecer melhor esta área e aumentar o leque de possibilidades no crescimento do lucro da sua empresa, inscreva-se no módulo 5 do programa, com tema “Gestão de conteúdo: como produzir conteúdos relevantes para marcas e negócios”. Não precisa ter participado dos outros módulos para se inscrever nesse. Nele você vai aprender como posicionar a sua marca no ambiente digital e quais as melhores estratégias para fazer isso.
A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais. A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial. Curiosamente, um preço baixo demais tem o mesmo efeito, mesmo que a qualidade do que é oferecido seja mantida, pois a clientela afere uma relação direta entre qualidade e preço: se um produto for excessivamente mais barato que o da concorrência, talvez não tenha uma boa qualidade ou procedência. Em seguida, vem a facilidade de chegada do cliente ao produto. Sua loja (física ou virtual) disponibiliza uma visualização correta dos itens mais relevantes ao público, de maneira informativa? Existe uma clara exposição de promoções, ofertas e novos oferecimentos? Caso não, corrija o problema. É essencial que o caminho entre o cliente e a compra do seu produto seja o mais curto, simples e claro o possível. Existe, apesar deste problema, a possibilidade de que a ausência de certas informações acabe por beneficiar o processo de compra: pessoas em geral tendem a preencher lacunas informativas com conceitos já conhecidos, e isso pode acidentalmente levar seu cliente a presumir aspectos positivos do seu produto onde antes não havia clareza. Isso, contudo, não pode ser um fator sério de sua estratégia, visto que os resultados são imprevisíveis e quase aleatórios. E agora? O seu produto ou serviço tem um preço equilibrado e atraente. O seu cliente chegou até você de maneira simples e direta, pronto para gastar seu dinheiro em troca do que lhe foi ofertado. O que você pode fazer, a partir daqui, para atrair a lealdade de sua clientela? A resposta é simples, mas a execução exige estudo e prática: capriche no seu atendimento. Um cliente bem atendido não precisará refletir acerca dos diferenciais do seu negócio em comparação a outros: ele sentirá os diferenciais em primeira mão. Talvez seu produto não tenha a melhor qualidade ou desempenho do mercado. Talvez seu preço não seja tão acessível assim ao público geral. Mas tenha certeza que uma clientela com boas experiências de atendimento torna-se complacente a esquecer os outros problemas em frente à sua disposição de ajudar e tornar a vida dela mais simples. Desde a forma como se conduz a venda, a responder uma dúvida ou realizar algum tipo de assistência com um produto, todo tipo de interação entre a empresa e o cliente deve ser propriamente pensada e executada de forma a favorecer, ao máximo, a rápida e efetiva resolução de problemas, ao mesmo tempo que se mantém uma postura de amabilidade e presteza. Ou seja, torne-se ao mesmo tempo uma empresa amigável e funcional. A fidelização de clientes é um passo importantíssimo na solidificação de resultados do seu negócio, e a Endeavor Brasil demonstra por quê em artigo no seu portal.
A função mais importante de uma empresa focada em oferecer produtos ou serviços distintos e de qualidade é o seu processo de vendas. É imprescindível que se tenha uma estratégia bem definida, que se conheça a fundo o produto e/ou serviço ofertado e como ofertá-lo, bem como o público alvo desta estratégia. Em primeiro lugar, é necessário que se defina com precisão os aspectos de visão, missão e valores do seu negócio. Tais conceitos servirão para orientar a atitude da sua empresa perante seu público alvo, ajudando a definir o que e como impactar no seu meio. Feito isso, tal orientação deve ser repassada aos responsáveis diretos pelas vendas e, através deles, comunicadas ao seu cliente, que deve entender exatamente o propósito do seu negócio e do que lhe está sendo oferecido. E falando em clientes: saiba quais são os seus. Entenda o mercado e seu produto, de forma a poder definir da maneira mais precisa possível quem é o perfil de público alvo de suas vendas e suas características: quanto gastam, quando compram, quais suas preferências específicas no produto/serviço, através de qual meio consomem mais conteúdo, onde são encontrados mais facilmente, etc. Não adianta tentar encurtar este caminho com uma abordagem geral à sua oferta, visto que a especificidade e o foco são aquilo que tornará seu produto ou serviço excelentes. Outro ponto importante na decisão de se agir em um nicho específico é a sua viabilidade. Claro, empreendedor algum optará por ver seu negócio atuando em um meio sem perspectivas de crescimento ou que não contenha alguma oportunidade de mercado única. Observe se a área na qual sua empresa se especializa é estável e se reage aos investimentos feitos nele. Caso perceba o contrário, que está direcionando esforços a um meio estagnado e irresponsivo, é hora de analisar outras opções e inovar. E falando em inovação, o ideal é atingir um diferencial em comparação aos seus competidores. Não tente alcançá-los oferecendo as mesmas abordagens de vendas e serviços, pois aos olhos do seu público alvo, isso torna sua empresa apenas mais um número entre diversas outras opções disponíveis. Uma opção mais trabalhosa, porém muito mais recompensadora a longo prazo, é a busca pela diferenciação da competição. Desde ao que se oferece ao cliente às suas técnicas de venda, nada é estático e encontra-se sempre disponível à inovação de uma empresa sem medo do novo. Por fim, desenvolva suas técnicas de prospecção de seus clientes de acordo com os canais de maior facilidade de contato, definidos previamente. Oriente e trabalhe juntamente com sua equipe de vendedores, pois serão eles os representantes do seu negócio na etapa mais importante do seu andamento. A Endeavor Brasil listou, em artigo, diversos aspectos que ajudarão seu negócio a identificar eventuais problemas e orientar-se da melhor maneira para aumentar a eficácia de suas vendas.