STARTUP

Descubra a natureza de uma startup

Mesmo a ideia mais inovadora pode encontrar dificuldades para amadurecer. Entenda as startups e o que pode ser feito para concretizar seu modelo de negócios.

Caracterizada como uma ideia de natureza repetível e escalável, a startup é uma ideia esperando para ser solidificada, financiada e executada. Para o empreendedor que busca emplacar sua ideia neste formato, o melhor caminho é buscar opiniões de outras pessoas para definir os pontos fortes da ideia, as fraquezas do serviço ou produto que sua startup proverá, como fortalecer e replicar esses aspectos positivos e corrigir os negativos.

É aconselhável não se basear em excesso na questão de inovação pela inovação, que por si só não representa nada do ponto de vista empreendedor sem um planejamento de como poderá ser executada. O ideal é buscar definir e descrever de forma clara o que fará seu
negócio sair do papel e, no futuro, gerar resultados concretos.

Como sabemos, uma das duas características mais notáveis das startups é seu aspecto repetível, ou seja, ter a capacidade de entregar o mesmo produto ou serviço de forma ilimitada e padronizada. Como exemplo, dois usuários do serviço de streaming Netflix podem ter definições e preferências distintas dentro do aplicativo, mas a forma com a qual a empresa disponibiliza conteúdo e obtém lucro é universal: todos pagam a mesma taxa para ter acesso ao mesmo produto e o acessam da mesma maneira.

A outra característica natural da startup é ser escalável, ou seja, poder crescer de forma exponencial sem que seu modelo de negócios precise ser alterado. Ainda utilizando a Netflix como exemplo, fica claro que não importa se cinco mil ou cinco milhões de pessoas utilizem o
serviço em lugares diferentes, pois o método utilizado para que ela entregue seu conteúdo e obtenha sua remuneração permanecem os mesmos, livres de limitações desnecessárias à empresa e ao consumidor.

Contudo, além de expor sua ideia de forma concreta e convencer outros a embarcar nessa jornada, um dos maiores desafios do idealizador de uma startup é vendê-la e conseguir algum financiamento. Sem um bom direcionamento e uma ótima apresentação, a ideia pode passar uma impressão de incerteza ou, puxando para outro extremo, parecer mais do mesmo.

Ainda assim, caso a busca por um investidor-anjo - especializados em financiar projetos dessa natureza - não ofereça muitos resultados, há uma opção extremamente popular nos dias de hoje: o crowdfunding, em que o seu público alvo irá financiar sua startup a fim de fazê-la caminhar.

Porém, cuidado: isso remove boa parte dos riscos que vêm com um investimento padrão, mas não livra o empreendedor da responsabilidade de entregar o que foi prometido, principalmente pelo fato de seu investidor e seu consumidor serem um só.

Seguindo com cuidado, autoavaliação e planejamento, a startup ficará cada vez mais próxima de se tornar uma empresa de fato. É ideal que se busque otimizar os processos envolvidos no gerenciamento:

  • Procurar membros bem capacitados com salários aceitáveis;
  • Filtrar pessoas que estejam realmente interessadas em elevar o seu negócio;
  • Buscar saber acerca de cidades que ofereçam um bom suporte à sua ideia e que abarque seus possíveis clientes.

A disciplina e criação de uma cultura empresarial serão fundamentais nesse processo, que dará vida a uma ideia antes embrionária e gerará valor para inúmeras pessoas.

Para acessar mais conteúdo e ter acompanhamento para sua startup com o Sebrae na Paraíba, inscreva-se no Sebrae Like a Boss

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: