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Wed Oct 04 14:43:59 GMT-03:00 2017
Planejamento
Descubra o plano de negócios
Não sabe por onde começar a planejar o seu empreendimento? O plano de negócios pode ser seu norte.

A elaboração de um plano de negócios para sua empresa é uma peça chave na solidificação de eficiência no seu serviço ou produto. É extremamente importante que, antes de qualquer coisa, se saiba qual a missão do que você quer construir, pois este será o norte do seu negócio. Posteriormente, deve-se conhecer o mercado que te cerca (desde o consumidor até o concorrente), definir seu público alvo, seu processo operacional e a forma que sua empresa chegará até o cliente: aspectos que devem ser definidos com urgência e, de preferência, antes de se iniciar as atividades do seu negócio.

Mas como realizar todos esses processos? Bom, é possível contratar o serviço de empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, seja ela tradicional ou uma empresa júnior do ramo (estas com exigência de custo bem menor). Após definir os aspectos que direcionarão seu negócio no mercado, é hora de planejar seus métodos de execução e gerenciamento: seus planos operacional e financeiro.

O plano operacional deve conter tudo relacionado aos processos que envolvem diretamente o serviço da sua empresa:

  • Localização;
  • Equipamentos;
  • Método de produção;
  • Funções a serem preenchidas;
  • Número de funcionários;
  • Atendimento ao cliente;
  • Capacidade produtiva.

Tais processos, quando definidos, serão de importância máxima para que se realize um serviço ou se entregue um produto satisfatório ao cliente, além de ajudar os gestores do negócio a estarem sempre cientes das situações ótimas de execução, a fim de corrigir eventuais problemas futuros. O próximo passo é a elaboração de um plano financeiro, no qual serão definidos todos os gastos iniciais necessários para concretização e funcionamento da empresa:

  • Capital de giro;
  • Registro e manutenção do fluxo de caixa;
  • Folhas de pagamento;
  • Gastos com depreciação;
  • Gastos com documentação;
  • Gastos com equipamento.

É possível que, assim como na pesquisa de mercado, surja a necessidade de contratação de serviços de alguma empresa especializada na área a fim de orientação, ainda mais se este for o primeiro contato do empreendedor com tais necessidades e planejamentos. Com o tempo, tais práticas e análises farão parte da rotina empresarial.

Agora sua empresa já tem uma rota operacional e um bom planejamento financeiro. Qual opróximo passo? Planeje suas vendas e sua aproximação com o cliente. O plano de marketing definirá:

  • Estrutura de comércio;
  • Precificação;
  • Possíveis promoções e ofertas;
  • Estratégias de venda;
  • Descrição de serviços/produtos.

Atualmente, é imprescindível que se busque uma boa atuação e presença online, em aplicativos de redes sociais populares, a fim de maximizar o contato com seu público alvo, obter questionamentos e feedback de maneira mais simples e constante e ter maior eficiência na divulgação de seus serviços e/ou produtos.

Com todo este material já elaborado, responda ao mercado de acordo com o que você descobriu: seu público alvo está centralizado em uma certa localização? Busque maximizar sua presença por lá.

Seu planejamento financeiro dita que não há verba para arcar com os custos operacionais? Busque patrocínio ou revise seu direcionamento e otimize seus gastos. Seus métodos de venda e prospecção não estão dando os resultados necessários? Reavalie suas abordagens ao cliente, analise toda sua eficiência comercial e de marketing. Tais dificuldades são apenas alguns exemplos de alguns problemas que podem ser encontrados ao longo do caminho. É importante estar atento e manter-se adaptável, a fim de aprender com o mercado, replanejar e sempre buscar a melhoria do seu negócio.

Ainda possui dúvidas? Use a nossa ferramenta para elaboração de um plano de negócios completo e eficaz.

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