Edital aberto para Agente Local de Inovação
Faça parte do processo para ser ALI 2021/2022 com inscrições até o dia 18/10, atuaremos nas Regionais de João Pessoa, Sul, Campina Grande e Patos.
Faça parte você também do processo de seleção para Agentes Locais de Inovação ciclo 2021/2022
Neste novo ciclo, atuaremos nas Regionais de João Pessoa, Sul, Campina Grande e Patos. Todo processo de seleção deverá ser encerrado até o dia 10/12/2020, mas as inscrições vão até o dia 18/10.
Se você tem experiência mínima de 06 meses comprovada, como profissional de nível superior, atuando em atividades relacionadas à pequenos negócios e/ou gestão de empresas e/ou tecnologia e inovação e tem o tempo de formação de até 10 anos, essa é a sua chance.
Serão oferecidas bolsas de até R$ 4.000,00 e o valor para inscrição é de R$ 50,00 para agentes locais de inovação e R$ 100,00 para orientador. Todas as informações e cronograma estão contidos no Edital que já está publicado no portal https://concepcaoconsultoria.com.br .
O objetivo do ALI é promover a inovação para reduzir custos e/ou aumentar o faturamento dos pequenos negócios. Sentiu que sua presença neste projeto pode fazer a diferença? Não perca tempo e faça já sua inscrição!
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O Sebrae promove uma iniciativa exclusiva e inédita em outubro: o Mês da Inovação Pela primeira vez será realizada uma vasta programação de eventos com objetivo de falar sobre como adotar novas tecnologias para aumentar o lucro e a competitividade nos micros e pequenos negócios. A iniciativa quer reforçar para os empreendedores brasileiros a compreensão de que inovação não é algo restrito ao universo das grandes empresas, que não implica – necessariamente – em grandes investimentos de recursos e nem se restringe apenas à tecnologia. A abertura do Mês da Inovação acontece no dia 1º/10, em um evento com a participação do diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick e da jornalista da Globo News, Maria Prata. Durante os 31 dias do mês, cerca de 300 palestrantes vão oferecer seus conhecimentos e apresentar casos de sucesso ao longo de mais de 250 horas de conteúdo gratuito, que deve alcançar pelo menos 30 mil pessoas interessadas em inovação. A iniciativa conta com mais de 50 parceiros entre eles, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Facebook; Mercedes Benz; Ambev; Dell; BossaNova; Porto Digital; Randon; Get Net, entre outros. No dia 16 de outubro, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, vai conversar com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta e engenheiro Marcos Pontes, sobre como a inovação pode alavancar a economia brasileira. Marco Legal da Inovação; Biomimética; Aumentando a produtividade com inovação; Desvendando ecossistemas de inovação; Cidades como plataformas de inovação; O turismo do amanhã; Pesquisa, desenvolvimento e exportação; Inovação na beleza pós-pandemia; Criatividade à mesa; Inovação no varejo e Futuro da moda, são alguns dos temas que serão debatidos em diferentes painéis. O Mês da Inovação contará ainda com a realização da Case Startup Summit 2020, do Desafio Like a Boss, de batalhas de pitches, além de outras atividades interativas. O gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato, afirma que o grande objetivo da iniciativa é mostrar como a inovação pode potencializar o crescimento das empresas. “Estamos trabalhando para que todas as pessoas que participem dessas atividades entendam o quanto a inovação pode transformar a economia do nosso país. A inovação é um dos vetores para turbinar a retomada do desenvolvimento. Nesse contexto, o Sebrae funciona como um indutor da inovação e dos pequenos negócios brasileiros. Vamos apresentar cases de sucesso, exemplos reais e muito conteúdo em diversos segmentos, mostrando que a inovação é real e pode ser aplicada em qualquer área de negócios”, comenta. De acordo com Paulo Renato, há algumas outras temáticas sobre inovação que serão desmitificadas durante o evento. “Muitas pessoas pensam que inovar é sempre uma coisa cara, onerosa para a empresa. Veja bem: o custo da inovação depende de cada caso. Se pegarmos um exemplo de uma loja de roupas, que ainda não tem sua presença digital nas redes sociais. Quanto custa para essa empresa inovar, estabelecendo uma rotina de postagens virtuais? Se o proprietário buscar conhecimento com o Sebrae, esse custo é praticamente zero. Ele consegue criar os perfis e administrá-los do próprio celular. Com certeza essa proximidade com o público irá refletir nas vendas, aumentando o faturamento. Isso é inovar. Outro mito em relação à inovação é que ela precisa estar necessariamente ligada à tecnologia. Nós podemos inovar com novas técnicas de vendas, um novo jeito de apresentar o produto”, afirma. Saiba mais sobre a programação, faça sua inscrição e mude seu futuro. Saiba mais Por: Leonora Felix de Sousa Oliveira Minutti - Analista Técnico
Qualquer produto ou serviço traz consigo a ideia de experiência. Tal experiência se baseia para além da estética, levando em consideração a integração entre o visual, o funcionamento e o desempenho. Daí a importância do design. Faz parte dele todo o processo intelectual, técnico e criativo de concepção, planejamento e desenvolvimento de um projeto, seja ele um produto, serviço, comunicação ou um ambiente. Inovar, reinventar, modernizar e criar, em tempos de crise ou não, são sempre boas soluções. E inovar no design é fundamental, porque é a partir dessas novas ideias e formatações que surgem as melhorias para o seu negócio. Ao se preocupar em melhorar a experiência estética e visual do seu produto, ou aprimorar a comunicação e marketing da sua empresa, você agrega valor e sai na frente na corrida contra a concorrência. Para quem está começando a empreender, o processo começa na escolha no nome para a sua empresa. A identidade visual, que vai desde o nome e passa pelo slogan, logotipo e demais elementos visuais, é tão essencial quanto o plano de negócios. E, principalmente para as pequenas empresas, um bom projeto de design é uma ferramenta excelente para a aumentar a competitividade. Já está no mercado? A imagem e a gestão da sua marca, empresa, produto ou serviço precisa ser cuidada. Para isso o branding é fundamental. É através dele que o seu produto ou serviço fixa na mente do consumidor, gerando recall e garantindo uma boa reputação da marca ou empresa. Não dá para ignorar o poder do design e sua capacidade de agregar valor a um produto ou serviço, de desenvolver uma linguagem visual clara e objetiva, e de gerar soluções práticas e criativas. Mas o Sebrae sabe que inovar, seja em design ou em qualquer outra área, nem sempre é uma tarefa fácil e que uma ajuda especializada faz toda diferença. Para isso existe o Sebraetec, um programa que auxilia você empreendedor na jornada de inovação tecnológica da sua empresa de forma eficiente e com baixo custo. O programa possui uma rede de prestadores de serviço e promove a acesso a soluções nas áreas de design, produção e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade. Através do Sebraetec, conectamos pequenos negócios de todos os setores a essa ampla rede de profissionais e empresas habilitadas. Vamos inovar! Para saber mais sobre o Sebraetec, acesse a página oficial do programa e conheça o nosso portfólio digital de soluções. Temos certeza que vamos encontrar ótimas possibilidades para você sair na frente e inovar o design do seu negócio. Tem outras dúvidas sobre o programa? Você também pode entrar em contato com o Sebrae Paraíba através da nossa Central de Relacionamento, Atendimento Online ou pelo WhatsApp.
A tecnologia é uma das grandes aliadas da humanidade, sendo peça fundamental no desenvolvimento da sociedade. No mundo dos negócios não poderia ser diferente, ela é capaz de moldar e transformar o futuro da economia, principalmente em um cenário de instabilidade, como o qual vivenciamos atualmente devido à pandemia do Covid-19. A partir disso nasce o Compre no Geisel, aplicativo criado para incentivar o comércio local em João Pessoa. Criado pelo publicitário e empreendedor paraibano Bruno Linhares, a ferramenta reúne informações de todos os estabelecimentos comerciais do Geisel e bairros da região, como João Paulo II, Cuiá e Água Fria, que estão abertos ou em funcionamento através do serviço de delivery durante as medidas restritivas ao comércio, disponibilizando telefones para contato. “Criamos inicialmente um movimento chamado Compre no Geisel. Era mais uma campanha de conscientização para que os moradores comprassem nos estabelecimentos do bairro, com essa paralisação da economia local devido à pandemia do coronavírus. Daí surgiu a ideia do aplicativo e, a partir de pesquisas e da minha experiência como empreendedor, colocamos em prática”, explica. A ideia trouxe resultados e cresceu. Hoje o aplicativo conta com mais de 100 comércios locais cadastrados, distribuídos nas categorias alimentação, casa e construção, farmácias, moda, pet shop, beleza, bebidas e informática. O desenvolvedor da ferramenta ressalta que a ideia é criar uma verdadeira rede de apoio ao mercado e facilitar o contato, a compra e a venda dos produtos comercializados na região, tudo isso sem custo para o comerciante, nem para o consumidor. “O aplicativo é 100% gratuito”, reforça. Para acessar o aplicativo, basta o usuário apontar a câmera do celular para um QR Code disponibilizado nos estabelecimentos cadastrados, que serve de atalho. O Compre no Geisel também está disponível pelas lojas de app dos aparelhos celulares. O comerciante que deseja se cadastrar deve acessar o aplicativo, clicar na aba “Cadastre o seu estabelecimento” e informar nome, e-mail e telefone. Na ferramenta também é possível ter acesso a um vídeo explicativo, que demonstra passo a passo a funcionalidade do app. Capacitação: soluções e vendas na crise A capacitação é um dos caminhos para se chegar ao sucesso nos negócios, e no cenário de crise e instabilidade econômica essas habilidades técnicas são cada vez mais recrutadas. O momento pede ações estratégicas que abrangem toda a estrutura organizacional da empresa, passando pela gestão, até vendas e relacionamento com o cliente. O Sebrae oferece diversos cursos online e gratuitos voltados para todas as necessidade do empreendedor. O mercado foi pego de surpresa com a pandemia do coronavírus, mas planejar-se para momentos como esse pode garantir que pequenos negócios superem a crise com menos prejuízos possíveis. O curso Planejamento Estratégico para Empreendedores ensina o passo a passo para a definição das estratégias, com análise do cenário e a execução do plano de ação para o negócio. Nenhuma empresa funciona sem clientes. Aumentar suas vendas e fidelizar o comprador garante o crescimento e a expansão de seus negócios. Nos cursos Como Aumentar Vendas e Atendimento ao Cliente o empreendedor aprende como o marketing pode ajudar a vender mais e melhor, a construir vendas futuras, além de técnicas de atendimento e gerenciamento do relacionamento com o cliente. Todos os cursos do Sebrae possuem certificado digital. Confira aqui a lista completa.
O impacto da pandemia do coronavírus na economia já é sentido por todo o mundo. Governos e bancos anunciaram medidas que visam amenizar os abalos, enquanto empresas tentam se adequar à nova realidade de portas fechadas e com baixo faturamento. Dentro desse cenário caótico, o consumidor tem um papel fundamental: apoiar o comércio local. Valorizar empreendedores e colaborar com pequenos negócios durante o período de quarentena ajuda tanto na sobrevivência da empresa, quanto no desenvolvimento socioeconômico do estado e do país. Isso porque as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil. E, dentro do cenário de medidas restritivas de contenção da pandemia, muitas terão problemas financeiros. É necessário mobilizar a sociedade e criar uma verdadeira rede de suporte ao comércio local, estimulando a economia da região. Campanhas nas redes sociais têm estimulado o apoio aos pequenos negócios neste momento, seja comprando ou auxiliando na divulgação. Essa é a melhor forma de enfrentarmos juntos a crise do coronavírus. Compre dos pequenos Uma das principais maneiras de auxiliar os empreendedores em meio à crise é comprando nas empresas locais. Mesmo com as portas fechadas, muitas seguem atendendo aos clientes através do serviço de delivery ou para retirada, como supermercados, restaurantes e docerias. Todos precisam comprar itens básicos, como comida e produtos de higiene e limpeza. Pesquise quais estabelecimentos da sua rua, bairro e cidade estão em funcionamento e os priorize. Não cancele, remarque Antes da chegada da pandemia, muitas clientes estavam com serviços fechados e agendados para casamentos, festas, viagens, ou até mesmo planos de academia e personal trainer. Não cancele o serviço, adie e ajude a evitar o colapso financeiro. Entre em contato e opte por remarcar. Essa é uma maneira de ajudar as empresas e profissionais autônomos a manterem o fluxo de caixa e, assim, reduzir os prejuízos causados pela suspensão das atividades. Adquira voucher Comprar serviços antecipadamente é outra forma de ajudar os pequenos negócios a ultrapassar a crise do coronavírus. Empresas dos setores de varejo e serviços, como lojas de roupas, salões de beleza e bares estão oferecendo vale-compras para serem utilizados posteriormente. Você adquire o voucher, permite que o dinheiro siga circulando no mercado e usufrui no momento oportuno. Dessa forma o cliente ajuda na manutenção de empregos e distribuição de renda. Divulgue e indique Mesmo que não compre, estimule os negócios locais através de divulgação. Farmácias, pet shops e mercearias seguem em funcionamento. Use as redes sociais para estimular o consumo desses pequenos estabelecimentos da sua rua ou bairro. Incentive as pessoas a fazerem o mesmo, trocando grandes empresas e redes por pequenos comerciantes. Outra forma de auxiliar na divulgação é dar dicas dos seus estabelecimentos favoritos. Indicação tem peso.
Aqui você vai encontrar orientações de especialistas sobre temas como inovação, negócios digitais, gestão financeira e planejamento.Estaremos atualizando sempre nossos Podcasts, veja nossa lista abaixo de programas que não podem faltar no seu dia a dia empreendedor. Depois é só dar o play e aproveitar os conteúdos pelo fone de ouvido, quando e onde quiser. Podcast #1
Você conhece o significado de uma startup? Apesar de ser um termo novo, elas já estão na ativa a um tempo. Em nossa região, podemos enxergar claramente o aumento do número de empresas abertas nesse modelo.
Na Paraíba, o setor da Construção Civil é a maior indústria e representa economicamente mais de um terço de toda atividade industrial do estado. Essa realidade só reforça o que o mercado de construção está passando. De acordo com a FGV, o índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 2,6 pontos em julho. Isso quer dizer que temos um reflexo de melhora no ambiente de negócios e expectativas de curto prazo mais positivas. Vantagens Esse cenário propicia inovações e muitas delas voltadas a tecnologia para melhoria na produtividade. Materiais mais inovadores e sistemas automatizados, todos aliados ao progresso de uma área que preza por alcançar metas de menores prazos e maior sustentabilidade nos projetos. Pode-se então notar diversas vantagens, como: Tendências As mudanças no setor são constantes e a cada ano, as tecnologias se reinventam. Existem algumas tendências tecnológicas na Construção Civil que podem ser consideradas. Veja aqui: BIM - É conhecida como Modelagem da Informação da Construção e alia a redução de custos com menores prazos e riscos de erros. A tecnologia oferece uma visão em 4D de toda área do projeto, até mesmo na fase inicial; Realidade Aumentada - A RA chegou para substituir as maquetes mostrando que não há necessidade de usar cópias impressas para tornar a experiência dos modelos dos projetos mais palpável. Tudo isso por meio de aplicativos! Drones - Com o mapeamento por Drones é possível realizar levantamentos topográficos e inspeções, acompanhamentos e levantamentos de obras; Automatização de canteiros de obras - Integração é a palavra! A automatização traz uma gestão mais produtiva de equipes e do canteiro de obras, acarretando por uma redução de riscos e sincronização de informações para o escritório em tempo real. Pensando em todas essas mudanças, o Sebrae Paraíba está participando da principal feira de negócios da indústria da Construção Civil e Arquitetura - Construcon. A feira acontecerá entre os dias 08 a 10 de agosto, no Centro de Convenções - JP. Além dela, é possível se inscrever em dois grandes congressos que acontecerão simultaneamente à feira. São eles: CONACED - Congresso Nacional de Construção de Edifícios e CONEMOV - Congresso Moveleiro do Nordeste.
Estamos em tempos de transformações, em todos os âmbitos, assim como nos formatos de novos negócios. Existe uma tendência forte se ampliando no mercado, ela traz frescor e dinamismo aos produtos/serviços. Estamos falando sobre as Economias Criativa e Colaborativa! O que significa essa tal de economia criativa e economia colaborativa? É importante entender que se tratam de duas formas de economia, porém uma pode ser atrelada a outra devido ao uso de criatividade durante a gestão. A economia criativa é configurada como um conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e criativo que gera valor econômico. Ou seja, o foco agora é promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Já a economia colaborativa é um reflexo do crescimento de soluções que fogem da caixa. O consumismo ficou de lado na econômica e deu espaço para o compartilhamento. Esse é o fundamento! Além disso, observa-se um aumento considerado na preocupação ambiental e sustentabilidade. Modelos de negócios baseados no compartilhamento Modelos tradicionais agora precisam encontrar formas inovadoras para se aproximar de um público mais antenado às novidades. São exemplos de compartilhamento: Empréstimo de objetos diversos; Coworking; Ateliês compartilhados. A Paraíba Possui uma grande variedade de serviços e produtos advindos do artesanato, arte popular, artes visuais, audiovisual/cinema, design (gráfico, de moda e de interiores), música, gastronomia e muito mais. Com essa tendência em crescimento em todo país, nossa região não ficou de fora e foi considerada um dos estados mais criativos do Brasil. Todos esses fatores dão oportunidades, particularmente para as pequenas e médias empresas. E pensando nessa nova realidade, o Sebrae na Paraíba está organizando um evento que trará como tema a criatividade e colaboração. A Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos contará com diversas palestras, oficinas e rodada de negócios com grandes nomes do mercado, como: Ronaldo Fraga, Lala Deheinzelin e Nicole Ferreira Facuri. A oportunidade é única e oferecerá networking nacional e internacional. O evento acontecerá entre os dias 25 a 28/09, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo - JP. Garanta já sua vaga e expanda seus negócios a outro nível.
Com as mudanças na economia e os riscos que as empresas correm de fecharem as portas nos dois primeiros anos, como demonstra estudo do Sebrae, nós entendemos que muitas pessoas se sintam amedrontadas com a ideia de ter um novo negócio. Atualmente, é bastante comum vermos o surgimento das chamadas startups, que são empresas emergentes, cujo objetivo é desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, que seja, de preferência, escalável e repetível. Ter uma startup tem sido uma alternativa cada vez mais escolhida por empreendedores no mundo todo, e é de suma importância que haja um bom planejamento antes de começar. Uma das técnicas utilizadas para o planejamento da ideia de uma startup é o quadro Lean Canvas. Esta é uma ferramenta baseada no Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios), cuja função principal é desenvolver modelos de negócios novos ou existentes. Já o quadro Lean Canvas tem um foco maior em hipóteses que precisam ser validadas logo no início da vida de uma startup. Ele é ideal para o momento em que o negócio está surgindo e ainda não fez testes sobre suas suposições. Essa é a hora de analisar de maneira mais aprofundada os problemas que o mercado apresenta e estruturar de uma forma melhor a solução oferecida pela startup, encontrando aí o melhor resultado nessa equação. O quadro possui também o objetivo de ajudar os empreendedores que estão iniciando um novo negócio a não perderem tanto tempo e dinheiro aprendendo com a vivência do mercado. Se no planejamento este quesito já é estudado, em combinação com a solução que a empresa oferece, a chance de se desenvolver sem maiores intercorrências aumenta. É com o quadro Lean Canvas, também, que você é capaz de avaliar os diferenciais competitivos da sua sua startup. Com a análise em conjunto do mercado e da solução oferecida, é mais fácil encontrar o ponto que irá fazer o seu negócio se destacar em meio a tantos outros e se tornar inovador. Veja agora como funciona o quadro Lean Canvas e os passos que devem ser seguidos em sua execução: 1 - Problema: faça uma lista dos três principais problemas que precisam ser resolvidos. Esse é o momento de avaliar como os seus clientes em potencial estão resolvendo o problema que a sua empresa se propõe solucionar; 2 - Segmento de clientes: busque entender quem são os clientes que podem se interessar e precisam da sua solução. Caso seja percebido que você tem mais de um tipo de cliente, o ideal é executar um quadro Lean Canvas para cada um deles; 3 - Proposta de valor: este é um momento para escolher bem as palavras e resumir em que consiste o seu produto/serviço, demonstrando o porquê de ele ser merecedor do dinheiro dos clientes. Aqui é bom ter cuidado para não fazer promessas que não podem ser cumpridas; 4 - Solução: neste ponto, descreva de forma sucinta as melhores soluções do seu produto e aposte também em elaborar um MVP (produto mínimo viável), que consiste em um produto com o mínimo de recursos possível, mas que serve para conhecer a reação do mercado sobre a sua viabilidade; 5 - Canais: é hora de pensar em como o seu produto/serviço chegará até os seus potenciais clientes e avaliar os custos dessa comunicação; 6 - Receitas: é preciso determinar qual será o modelo de receita, como também definir valores para o produto/serviço. Um bom começo pode ser oferecer um único plano, com uma avaliação inicial gratuita, para atrair a atenção dos clientes em prospecção; 7 - Estrutura de custos: organize em uma lista todos os custos fixos e variáveis da sua startup; 8 - Métricas chave: defina as principais ações e métricas que darão suporte à geração de receitas e como será feito o contato com o usuário e a retenção do mesmo; 9 - Vantagem competitiva: é aqui que você precisa concentrar sua energia para pensar no grande diferencial da sua startup, que a fará se destacar diante da concorrência e que irá trazer inovação para o mercado em que você está inserido. Para ter um maior apoio na criação da sua startup participe conosco do Sebrae Startup Day 2019 e capacite-se para acelerar o seu negócio!
Começar um negócio é um desafio que pode se tornar uma grande dor de cabeça sem o devido planejamento, no entanto, existem inúmeras metodologias que podem fazer esse processo se tornar mais leve e inspirador. Um deles é a participação em um bootcamp, mas você sabe como ele funciona? Nós vamos te explicar! Um bootcamp é um evento de aprendizado intensivo, de uma maneira geral. Ele pode ser executado em diversas áreas, como no mundo de TI, universo fitness ou empreendedorismo. O objetivo do bootcamp de empreendedorismo é te ajudar a escrever um plano de negócios sólido, medir suas necessidades financeiras e de parceria e dar a oportunidade de expor as suas ideias para mentores e outros empreendedores. A metodologia utilizada é baseada no conceito de que os participantes "aprendem fazendo", assim, esse é o momento de realmente colocar a mão na massa, apresentar ideias e aprender como desenvolver um bom pitch (uma apresentação direta e resumida da ideia de negócio). Cada capacitação desse tipo acontece de uma forma específica, mas podemos fazer uma demonstração aqui dos conceitos abordados no Bootcamp Empreendedorismo em Ação, oferecido pelo Sebraelab na Paraíba. Este é um curso que utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios. Nele, os participantes percorrem o caminho queexiste entre uma ideia e a implantação de um novo projeto ou negócio e passam pelos seguintes conceitos: Mindset Empreendedor - apresenta uma nova forma de enxergar empreendedorismo, como iniciar projetos baseados em propósito e o modelo Effectuation como alternativa aos métodos convencionais de empreender. Cliente e Mercado - ensina a como adotar a perspectiva do cliente por meio da empatia e de técnicas de entrevista, observação, segmentação e construção de personas. Problema e Solução - introduz o conceito de “job to be done” para mapear oportunidades do mercado e ensina como validar problemas com clientes reais para atuar na busca de soluções. Prototipagem e MVP - apresenta as diversas formas de construir experimentos para produtos e serviço e o conceito de MVP (Mínimo Produto Viável) como estratégia para materializar ideias e obter feedback do cliente. Canais, Vendas e Modelos Financeiros - aborda ferramentas para selecionar e priorizar os principais canais de distribuição e comunicação (físicos e digitais), estratégias de vendas e como mapear a estrutura de custos e fluxo de receitas do negócio. Lean Canvas, Storytelling e Pitch - introduz a ferramenta Lean Canvas, baseada na metodologia Lean Startup, para organizar modelos de negócios e as técnicas de storytelling e pitch como mecanismos para apresentar e despertar o interesse de clientes ou investidores para seu produto ou serviço.'' Os benefícios do bootcamp vão muito além dos conceitos aprendidos e devem ser encarados como uma grande oportunidade de aumentar o seu networking e consequentemente a sua rede de negócios, criando novas parcerias e solidificando ainda mais suas ideias. Ficou interessado?
Com o avanço das tecnologias e novas formas de se comunicar, nós vemos, hoje, uma mudança significativa também na forma de consumir, o que tem gerado novos desafios para as organizações. A forma de se relacionar com as marcas mudou e as pessoas não esperam mais que as empresas ofereçam simples serviços ou produtos. Hoje o que vale é a experiência que você é capaz de proporcionar e se você não é capaz de se transformar digitalmente tem grandes chances de ficar para trás. O processo de transformação digital passa por duas searas, mas está o tempo todo focado em um único ponto: o fator humano, tanto do ponto de vista dos processos internos da empresa quanto no relacionamento com os clientes. Em um mundo de máquinas e tecnologias, o nosso objetivo precisa sempre estar concentrado em fazer as vidas das pessoas se tornarem mais práticas, organizadas e simples. Veja agora dicas de como fazer para colocar em prática a transformação digital na rotina do seu negócio: Entender as necessidades, dores e jornada do seu cliente, buscando facilitar a vida dele e enxergar com a visão dele; Criar e melhorar processos que impactem positivamente na rotina de trabalho dos funcionários, deixando o dia a dia mais criativo e prático, facilitando também as suas vidas; Reconfigurar o pensamento dos gestores e de toda a equipe em conjunto: a verdadeira transformação só acontece a partir de uma mudança de mindset; Capacite-se e leve capacitação para os membros da equipe; Mudança no modelo de negócio: é necessário observar e repensar se a empresa está realmente adequada aos novos tempos, se precisa renovar não apenas os processos e relacionamento com o cliente, como também buscar uma atualização do próprio negócio e seus produtos e/ou serviços; Enxergar a possibilidade de criação de novos negócios e serviços; Buscar soluções inovadoras em conjunto com a equipe, deixando todos no mesmo nível. Metodologias como o Design Thinking são muito efetivas para esses momentos, pois estimulam o pensamento criativo e é capaz de oferecer boas respostas para novos desafios; Ter mentes dedicadas a pensar sobre a mudança, não sobrecarregando pessoas da equipe. A busca por uma consultoria especializada nesse momento é muito interessante e aconselhável; Usar os dados ao seu favor: utilize o alcance das ferramentas tecnológicas para chegar até os seus clientes e potenciais clientes para saber quais são suas necessidades e assim poder atendê-las da melhor forma possíve. Ter a consciência de que a transformação digital é necessária para qualquer empresa que deseje se destacar no mercado nos dias de hoje já é o primeiro passo para desenvolver um trabalho contínuo, efetivo e que gere resultados. O Sebrae Paraíba está disponível para auxiliar em cada fase desse processo. Ainda está com dúvidas?
A inovação é um fator do empreendedorismo sempre incentivado, tido como uma grande importância para o cenário competitivo e primordial para que seu negócio se diferencie dos demais. Mas, de forma concreta, o que significa inovar de fato? A constante busca pela inovação pode, ironicamente, levar o empreendedor crescer com resultados de curto prazo. Pequenas alterações na sua empresa, baseadas no desempenho da concorrência, podem levar seu negócio a ser apenas mais uma opção em um oceano de outras escolhas. Como, então, levar sua ideia ao topo e ser um referencial na sua área de atuação? Primeiro, vamos olhar para o crescimento empresarial utilizando o conceito de crescimento horizontal e vertical do investidor Peter Thiel: o crescimento horizontal é a já dita melhora a curto prazo, sem foco em um objetivo único ou diferencial específico. Em contrapartida, o crescimento vertical é aquele que causa um impacto no mercado, revolucionando a área da atuação de sua empresa e, através de seu sucesso, obriga a concorrência a seguir os seus passos se quiserem continuar relevantes. Este deve ser o objetivo principal do seu negócio. Contudo, a natureza do empreendedorismo acaba, inevitavelmente, levando os envolvidos a buscar superar a competição de alguma forma. A solução? Você não precisará competir se estiver desbravando novos territórios, inovando com algum produto ou serviço de maneira exclusiva ao seu negócio. Quando a concorrência se der conta e começar a se adaptar às mudanças que a sua ideia trouxe, sua empresa já estará na liderança há muito tempo, reconhecida por ter trazido uma novidade que os clientes nem sabiam que precisavam. E como começar? Não pense que grandes nomes de hoje começaram suas atividades nadando em sucesso. Faça como eles: comece pequeno, pensando grande. Olhe ao seu redor, procure necessidades que possam ser atendidas por uma ideia simples, porém impactante, mesmo que apenas para um público de nicho. A expansão vem depois. Empresas como Facebook, Google, Amazon, e Instagram começaram todos limitados a um certo público ou especializados em um único tipo de produto ou serviço. Com tempo, reconhecimento e expansão, aderiram a outras possibilidades de negócio e se destacaram ainda mais entre seus concorrentes, garantindo uma posição de referência em suas respectivas áreas de atuação. Mas lembre-se: isso não é o suficiente. Segundo o escritor Tim Grover em seu livro “Relentless”, “de nada adianta chegar à grandeza se você não souber se manter lá”. Se conseguir chegar a este nível, foque seus esforços, seu time e seus resultados nos princípios que levaram sua empresa ao topo, sempre buscando melhorias que, mesmo não sendo verticais (afinal, é inviável buscar revolucionar o mercado em tudo que se cria), continuam a impressionar e solidificar a posição de sua marca como a melhor e mais comprometida com a experiência de seus clientes. Acesse artigo da Endeavor Brasil e confira os ideais de crescimento e inovação de Peter Thiel, de acordo com grandes nomes do Vale do Silício.