ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Thu Dec 21 09:34:31 GMT-03:00 2017
Pessoas
Entenda a importância de um líder em momentos de crise
A solução para diversos problemas em um ambiente empresarial será encontrada por meio de boa liderança e cooperação. Saiba como.

A liderança é um aspecto importantíssimo para se nortear um negócio. É a força motriz que leva todos adiante, em direção à razão da empresa e ao seu máximo desempenho. E em tempos de crise, a liderança não é apenas um fator importante, mas essencial. Um bom líder se define por aquele que busca resolver problemas. Diferentes líderes existem para diferentes situações e ambientes, mas sua função é constante. Sua motivação está no bem-estar daqueles que serão afetados por suas decisões, suas vitórias e tropeços, responsabilidade esta que muitas vezes pode até ser considerada um fardo. Contudo, é necessária, e faz-se imprescindível nos momentos de maior necessidade onde o líder atua: crises.

A crise, se caracterizando como um momento problemático para um negócio, é o período em que todos os envolvidos deverão se juntar e buscar as soluções mais viáveis para resolver os contratempos que surgem adiante e, para convergir estes esforços, não há ninguém melhor que um bom líder, que não permite que sua função se abale por conta dos obstáculos que aparecem.

O que se busca em uma boa liderança é a inspiração, a motivação que vai impulsionar ações em direção à melhoria. Contudo, nem sempre é isso que se encontra. Muitas empresas têm ou já tiveram de lidar com pessoas inseguras em cargos de liderança, característica essa que  desestabiliza o ambiente empresarial, pois não há uma figura única que sirva de guia ou exemplo. Assim sendo, a função de liderança torna-se fragmentada entre os diferentes componentes de uma empresa, prejudicando o senso de unidade e direcionamento que deveria existir.

Portanto, é essencial que o líder mantenha-se firme e busque sempre os caminhos mais sensatos em direção às soluções de problemas. Com razões claras, métodos bem definidos, olhar crítico, humildade para aprender com seus erros e transparência, a liderança gera confiança das outras partes que, por sua vez, se sentirão mais próximas e determinadas para um único propósito.

Olhe para a sua empresa e veja os exemplos de liderança a serem seguidos. Como ocorre a comunicação entre as diferentes partes e cargos do seu negócio? Há transparência o suficiente para que todos saibam o que ocorre de importante? A pessoa que exerce liderança se desespera perante desafios ou impulsiona todos a encará-lo de frente? Em tempos de crise, seus colegas têm alguém a quem seguir e se inspirar, ou estão cada um por si só, fragmentados?

Tem interesse em liderança em tempos de crise?

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora