ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Fri Jul 21 17:20:39 GMT-03:00 2017
Planejamento
Faça um planejamento estratégico e vá mais longe
Elaborar um planejamento estratégico assertivo é essencial para a sobrevivência da sua empresa.

Um planejamento estratégico bem feito será o seu maior aliado na hora do desenvolvimento da gestão da sua empresa. Com ele, os seus níveis de assertividade na condução das atividades empresariais tem um aumento significativo. Para isso é necessário responder três perguntas simples:

  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá?

Com as respostas dessas perguntas você já está pronto para criar um planejamento estratégico. Mas para isso, é necessário seguir uma linha de orientação composta pelos tópicos a seguir:

1. Análise do cenário

Nesse momento é necessário analisar dois fatores: o ambiente interno e o ambiente externo. No primeiro, é necessário analisar os pontos fortes da empresa e as limitações a serem corrigidas. Já no segundo, vamos entender as ameaças e oportunidades que o mercado nos proporciona. Nessa etapa vamos identificar como os ambientes internos e externos poderão influenciar a empresa na conquista dos seus objetivos.

2. Definição de objetivos

Nesse momento é preciso analisar os dados históricos da empresa e projetar suas metas futuras. É ideal se reunir com sua equipe e rever estratégias já executadas, buscando entender as que funcionaram e as que não tiveram o resultado esperado. É necessário pensar à frente. Responder questões como “para onde queremos ir” é essencial nesse momento, mas não deixe de levar em consideração o faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais e posicionamento da sua empresa no mercado.

3. Definição de estratégias

A definição das estratégias servirá como uma maneira de alcançar os seus objetivos, por isso é importante tê-las ligadas ao objetivo final da sua empresa.  O planejamento deverá ser realizado de maneira racional, assim as etapas serão cumpridas organizadamente, permitindo que revisões periódicas sejam realizadas sempre que for necessário.

Com essas dicas em mãos você está pronto para criar o planejamento estratégico da sua empresa de maneira assertiva. Que tal começar? Conheça nosso serviço de consultoria em gestão e comece agora mesmo!

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora