ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Mon Mar 26 10:14:51 GMT-03:00 2018
Inovação
Inovação: entenda o que é e como alcançá-la
Saiba em nosso portal como trazer um diferencial concreto ao mercado e fazer a concorrência competir com você, não o contrário.
Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

A inovação é um fator do empreendedorismo sempre incentivado, tido como uma grande importância para o cenário competitivo e primordial para que seu negócio se diferencie dos demais. Mas, de forma concreta, o que significa inovar de fato?

A constante busca pela inovação pode, ironicamente, levar o empreendedor crescer com resultados de curto prazo. Pequenas alterações na sua empresa, baseadas no desempenho da concorrência, podem levar seu negócio a ser apenas mais uma opção em um oceano de outras escolhas. Como, então, levar sua ideia ao topo e ser um referencial na sua área de atuação?

Primeiro, vamos olhar para o crescimento empresarial utilizando o conceito de crescimento horizontal e vertical do investidor Peter Thiel: o crescimento horizontal é a já dita melhora a curto prazo, sem foco em um objetivo único ou diferencial específico. Em contrapartida, o crescimento vertical é aquele que causa um impacto no mercado, revolucionando a área da atuação de sua empresa e, através de seu sucesso, obriga a concorrência a seguir os seus passos se quiserem continuar relevantes. Este deve ser o objetivo principal do seu negócio.

Contudo, a natureza do empreendedorismo acaba, inevitavelmente, levando os envolvidos a buscar superar a competição de alguma forma. A solução? Você não precisará competir se estiver desbravando novos territórios, inovando com algum produto ou serviço de maneira exclusiva ao seu negócio. Quando a concorrência se der conta e começar a se adaptar às mudanças que a sua ideia trouxe, sua empresa já estará na liderança há muito tempo, reconhecida por ter trazido uma novidade que os clientes nem sabiam que precisavam.

E como começar? Não pense que grandes nomes de hoje começaram suas atividades nadando em sucesso. Faça como eles: comece pequeno, pensando grande. Olhe ao seu redor, procure necessidades que possam ser atendidas por uma ideia simples, porém impactante, mesmo que apenas para um público de nicho. A expansão vem depois.

Empresas como Facebook, Google, Amazon, e Instagram começaram todos limitados a um certo público ou especializados em um único tipo de produto ou serviço. Com tempo, reconhecimento e expansão, aderiram a outras possibilidades de negócio e se destacaram ainda mais entre seus concorrentes, garantindo uma posição de referência em suas respectivas áreas de atuação.

Mas lembre-se: isso não é o suficiente. Segundo o escritor Tim Grover em seu livro “Relentless”, “de nada adianta chegar à grandeza se você não souber se manter lá”. Se conseguir chegar a este nível, foque seus esforços, seu time e seus resultados nos princípios que levaram sua empresa ao topo, sempre buscando melhorias que, mesmo não sendo verticais (afinal, é inviável buscar revolucionar o mercado em tudo que se cria), continuam a impressionar e solidificar a posição de sua marca como a melhor e mais comprometida com a experiência de seus clientes.

Acesse artigo da Endeavor Brasil e confira os ideais de crescimento e inovação de Peter Thiel, de acordo com grandes nomes do Vale do Silício.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Converse online com o Sebrae

Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
Um serviço gratuito para você.

Converse agora