INOVAÇÃO

O futuro do mercado de trabalho

Descubra as mudanças que estão se instalando gradualmente no cenário profissional.

A constante evolução tecnológica e a criação de novas tendências que vem com ela estão alterando cada vez mais o nosso cenário cotidiano. De atividades recreativas a profissões, devemos nos adaptar às mudanças conforme práticas comuns caem em desuso, agora tomadas pela automação, e dão lugar a novos e inovadores métodos.

Décadas atrás, seria impossível imaginarmos que profissões como YouTuber, Influenciador Digital e Gerente de Mídias Sociais sequer existiriam, ainda mais tão predominantes e importantes como são atualmente. O surgimento da necessidade de pessoas capacitadas nestas áreas e aptas a exercê-las aconteceu através de mudanças na forma de interagirmos, cada vez mais suplementadas por fatores como redes sociais, fácil acesso e divulgação da informação na era digital.

Contudo, enquanto novas tecnologias justificam a criação de novas ocupações, o oposto também ocorre: atividades previamente exercidas por humanos já passam a ser automatizadas, substituídas por robôs ou softwares especificamente construídos para executar uma função específica. Contudo, tal fator nem sempre é algo negativo como parece. Muitas vezes, a substituição de mão de obra humana para uma máquina é algo extremamente desejado, como em trabalhos de alto custo e com grande demanda de tempo, que se vinculados diretamente a uma função automatizada pouparia ambos os investimentos.

Modelos de negócio passarão a ser adaptados a essas novas tendências, visando o máximo aproveitamento de fatores como inteligência artificial, robótica e automatização de processos, sempre visando a melhor estratégia e produtividade. Grandes negócios serão adaptados seguindo estas características, que exigirão uma boa força humana para funcionar como se espera. Pequenos negócios surgirão, muito provavelmente fornecendo novos métodos e funções voltados às mudanças trazidas por todas essas tecnologias, bem como propósito e direcionamento a elas.

O que o futuro nos reserva é uma automação de tarefas repetitivas e diretas, nas quais uma inteligência artificial pode ser aplicada de forma previsível e controlada. Nós, entretanto, nos destacamos na resolução de problemas complexos e que, muitas vezes, exigem criatividade e ações imprevisíveis, tornando profissões com tais aspectos cada vez mais atraentes e propícias à ocupação humana. É um futuro cheio de territórios inexplorados e dúvidas, mas que obterá sucesso através da cooperação e produtividade.

Quer saber mais acerca das mudanças que estão por vir?

Acesse e saiba mais

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: