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Mon Apr 12 13:35:59 BRT 2021
Mercado e Vendas | VENDA
Prepare-se para manter vendas e minimizar efeitos da pandemia

Cenário dos últimos meses trouxe como reflexo novos modelos de projeção de vendas, avançando a digitalização dos negócios

· 12/04/2021 · Atualizado em 12/04/2021

Um ano depois, o país ainda enfrenta a pandemia do coronavírus. Apesar do impacto na economia brasileira como um todo, alguns setores já dão reais sinais de retomada enquanto outros ensaiam os primeiros passos em direção à recuperação. Até que haja uma imunização satisfatória da população, capaz de frear o vírus da Covid-19, o cenário atual é incerto, repleto de restrições de funcionamento que afetam o comércio de bens e serviços. 

Por isso, não é o momento para o empreendedor baixar a guarda, mas sim de preparar-se e estar atento ao novo contexto que se forma. Mais do que isso, é importante que se coloque em prática as lições aprendidas nos tempos recentes e que as estratégias da sua empresa sejam examinadas, visando minimizar efeitos futuros, como a queda nas vendas e no faturamento. 

Um dos maiores desafios dos empreendedores certamente foi migrar do ambiente físico para o digital. De fato, readaptar espaços de venda não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma condição de crise e incertezas. A tecnologia foi uma grande aliada das vendas na pandemia. Pesquisas de mercado revelam que os negócios menos impactados foram aqueles que já estavam em um nível avançado de transformação digital. Se a sua empresa ainda não está imersa nesse meio, é hora de investir nele. 

O cenário dos últimos meses trouxe como reflexo novos modelos de projeção de vendas, avançando a digitalização em diversos setores. Para as pequenas empresas, foi a conjuntura ideal para investir no digital. O resultado disso é que a grande maioria adotou o sistema de delivery e venda na internet, seja pelas redes sociais, aplicativos e plataformas terceirizadas ou em seu e-commerce próprio. O resultado? Manutenção das vendas e aumento de receitas. 

Outro ponto importante nessa época são as ações estratégicas. Diante da inviabilidade ou dificuldade de retomada das atividades no meio tradicional, o empreendedor deve estar atento e se dedicar a promover operações capazes de mapear antigos clientes, fidelizar os novos e possibilitar soluções para ambos. A ideia é inovar e transformar desafios em oportunidades, e uma ótima forma de fazer isso é manter-se próximo aos clientes, focar na qualidade do serviço oferecido e melhorar a experiência de venda dos produtos. 

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