Wed Apr 17 11:48:52 GMT-03:00 2019
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Quantidade de MEIs aumenta. Saiba mais sobre as vantagens.

Saiba mais informações sobre o aumento na quantidade de microempreendedores individuais no Brasil - em 2019 são 8,1 milhões - e porque esse número vem crescendo

· 17/04/2019 · Atualizado em 17/04/2019

Em 2019, a quantidade de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu consideravelmente, ultrapassando o número de 8 milhões de pessoas registradas, conforme afirma matéria do portal G1. Desde 2015, essa quantidade já aumentou 120% e não para de crescer. O objetivo do programa sempre foi incentivar a formalização dos pequenos negócios e traz uma segurança maior para aqueles profissionais que trabalham por conta própria. A crise no mercado de trabalho é uma das mais fortes razões para a formalização de pequenos negócios ser considerada, por cada vez mais pessoas, como uma opção viável. Veja agora outros motivos: 

Desemprego elevado
Com o aumento do número de pessoas desempregadas e a dificuldade de recolocação no mercado, nós percebemos que há um crescimento na busca pelo trabalho por conta própria, que possibilita uma maior flexibilidade e traz alguma forma de renda alternativa e que se torna a principal, na maioria das vezes.

Aquisição de CNPJ
Quando a pessoa faz o registro no MEI, ela é automaticamente registrado também no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Dessa forma, é possível fazer emissão de notas fiscais, abrir conta bancária empresarial e ter acesso a linhas de crédito específicas.

Benefícios previdenciários
Ao fazer o registro, o empreendedor passa a ter direito à cobertura da previdência do INSS, podendo se aposentar por idade, receber salário maternidade, auxílio doença, entre outros benefícios.

Novas oportunidades
Outra vantagem é a possibilidade de conseguir novos negócios participando de licitações públicas, o que proporciona as vendas para o governo.

Como se tornar MEI

Para se tornar um MEI, é necessário primeiro checar se o seu negócio se enquadra em uma das 500 atividades permitidas. Você tem acesso à relação no Portal do Empreendedor. Em seguida, é preciso registrar os documentos. Ao final do cadastro, é emitido o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o certificado de abertura da empresa, comprovante da inscrição no CNPJ e serve também como alvará provisório de funcionamento do negócio.

Passos para se tornar mei

Para tirar mais dúvidas sobre o MEI você pode participar da Semana do MEI, que acontecerá em toda a Paraíba entre os dias 20 e 24/05, promovida pelo Sebrae PB. Saiba mais informações através do Portal do Sebrae.

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora