Pular para o conteúdo principal
Fri Jun 12 16:44:05 GMT-03:00 2020
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Reabra o seu negócio com segurança: confira protocolos de retomada

Conheça os materiais preparados pelo Sebrae com orientações para a retomada segura das atividades do seu negócio

· 12/06/2020 · Atualizado em 12/06/2020

O ano de 2020 tem sido de muitos desafios para os empreendedores. A pandemia de Covid-19 mudou os rumos dos negócios, fechando estabelecimentos, alterando a dinâmica de vendas e consumo, afetando diretamente pequenas e grandes empresas. Passada a fase crítica, a Paraíba se prepara para a retomada gradual das atividades econômicas no estado. 

Agora é hora de preparar-se para a reabertura dos negócios. Será um novo momento de adaptação para os empreendedores, com atenção especial para o contínuo enfrentamento ao vírus, que segue circulando pelo país. Cada segmento do mercado passará por regras e orientações próprias.

É papel do Sebrae apoiar os pequenos negócios em seus desafios. Por isso, elaboramos orientações e materiais de apoio de preparação e planejamento aos empresários para a retomada segura das atividades dos principais setores de pequenos negócios.

 

UM NOVO CONSUMIDOR PÓS-PANDEMIA? ASSISTA PALESTRA 

 

Fique atento aos decretos 

A reabertura dos estabelecimentos acontece de maneira gradativa e isolada para cada região. O empresário deve estar atento aos dispositivos regulatórios implementados no seu estado e na sua cidade, para que todas as regras previstas para a sua atividade sejam respeitadas.

Caso haja divergências de informações entre os decretos municipais e estaduais, opte por seguir as orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. 

 

Atenção aos protocolos de saúde

Mesmo com a retomada da economia, é fato que não estamos livres do coronavírus. Manter o controle rígido de higiene é fundamentalmente necessário para que se quebre as linhas de transmissão do vírus. Prepare-se para receber a sua equipe de volta e mantenha-os informados sobre os protocolos de saúde. 

Reforce as orientações básicas de higiene das mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, uso de máscaras, distância de ao menos 1 metro entre pessoas, além da limpeza e desinfecção de objetos compartilhados e superfícies tocadas com frequência. 

 

Local de trabalho 

É importante que o local de trabalho esteja equipado para o novo momento, dispondo de medidas que auxiliarão no processo. Para isso, distribua placas e cartazes informativos e materiais de higiene pelos espaços, como máscaras e álcool em gel, para colaboradores e clientes. 

Reduza a capacidade de público do estabelecimento, minimizando contatos e aglomerações. Implemente distanciamento em filas através da demarcação de distância mínima e, se possível, crie uma barreira entre o funcionário e o cliente durante o atendimento. 

 

Orientações para o seu segmento 

Além das recomendações gerais, cada segmento do mercado passará a ter regras e orientações próprias para a retomada das atividades. Bares e restaurantes, negócios da moda, lojas de rua e shoppings, clínicas de saúde, negócios de beleza, academias de ginástica, meios de hospedagem, todos precisam se adaptar ao novo contexto de funcionamento.

O Sebrae disponibilizou orientações de especialistas para cada segmento. Com essas informações, o empreendedor será capaz de promover uma reabertura planejada e preocupada com a segurança e a saúde dos seus funcionários e consumidores.


Confira aqui os protocolos para a retomada segura do seu negócio. Além de vídeos, você tem acesso a e-books com orientações completas para a sua atividade. Vamos retomar juntos!

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora