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Wed May 22 09:27:28 GMT-03:00 2019
Empreendedorismo
Tire suas dúvidas sobre o eSocial e conheça os benefícios
O eSocial está trazendo várias mudanças para o empreendedor. Saiba mais aqui.

Como forma de facilitar a vida dos empreendedores de todo o país, o Governo Federal criou o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). O sistema tem como objetivo reunir em apenas um lugar as informações sobre os trabalhadores fornecidas por seus empregadores. Informações como vínculo empregatício, contribuição previdenciária, folha de pagamento, acidente de trabalho, aviso prévio e outros assuntos relacionados estarão devidamente cadastrados e facilmente acessados pelos órgãos competentes, reduzindo a burocracia e facilitando a fiscalização das obrigações trabalhistas.

O cadastro no eSocial é obrigatório para o MEI que possui um funcionário e traz praticidade para a rotina da empresa. Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto:

Como funciona o eSocial?

O eSocial oferece ao empregador a praticidade de reunir em um só lugar todas as informações de seus funcionários, fazendo o dia a dia ficar muito mais prático, trazendo praticidade também para as entidades governamentais (CAIXA, INSS, Secretaria da Previdência, Ministério do Trabalho e Receita Federal do Brasil). Dessa forma o fisco consegue obter de maneira unificada todos os dados utilizados para fins trabalhistas, previdenciários, fundiários e tributários, facilitando os processos. Para tudo isso, basta cadastrar os dados no portal do eSocial de acordo com o cronograma de implantação.

Cronograma de implantação do eSocial para o MEI

Quais são os benefícios?

A grande vantagem do eSocial é a praticidade e desburocratização dos processos. As empresas já precisavam enviar essas informações de outras maneiras, mas agora tudo está unificado, de maneira segura e com rápido acesso, ficando imediatamente disponíveis para os órgãos envolvidos. 

Além disso, é possível também otimizar o tempo dos responsáveis por enviar essas informações, evitando problemas como documentos em duplicidade, por exemplo, e ganhando agilidade na prestação de contas, pelo fato de deixarem de existir documentos de papel e tudo passar a ser eletrônico.

Como posso me adequar ao eSocial?

  • É importante que sua equipe esteja pronta para a nova rotina
  • Organizar todos os dados do seu funcionário, sem erros
  • Fazer o cadastramento no portal
  • Tire todas as suas dúvidas no portal do eSocial

Documentos que fazem parte do eSocial

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
  • Guia da Previdência Social (GPS)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)

Para ter ainda mais informações sobre o eSocial e outros assuntos relacionados ao MEI, participe da Semana do MEI, que está acontecendo em toda a Paraíba entre os dias 20 e 24 de maio.

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