this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Nov 09 18:31:11 BRST 2017
Planejamento | SUSTENTABILIDADE
Traga sustentabilidade para seu negócio

Entenda como a correta gestão de recursos e definição de métodos em uma empresa estão diretamente ligados à sustentabilidade ambiental e social.

· 09/11/2017 · Atualizado em 09/11/2017

A gestão de uma empresa sempre deve girar em torno de máximo aproveitamento possível de seus recursos, com a missão principal sendo dar retorno à sociedade na forma de  produtos ou serviços que lhe sirvam. Com isso em mente, a sustentabilidade une o bom gerenciamento de um negócio à preservação ambiental e conforto social.

O crescimento econômico, a proteção ambiental e a responsabilidade social são os três alicerces que apoiam a sustentabilidade. Com a possibilidade da exploração de diferentes métodos e abordagens em vários setores de atuação, as empresas têm à sua frente a solução para gastos desnecessários e melhor relacionamento com seu público alvo.

Através de um planejamento meticuloso, o resultado advindo das empresas precisa refletir este equilíbrio promovido pelo “triple bottom line” (traduzido como “tripé da sustentabilidade”). Contudo, apesar do que pode-se concluir de forma superficial, este equilíbrio não exige um negócio de grande porte para que funcione. Pequenos empresários têm tanto potencial e capacidade de exercer a sustentabilidade no cotidiano de seus negócios como qualquer outro indivíduo empreendedor, basta ter consciência do que sua área oferece ao público, quais etapas estão envolvidas nos seus métodos e o que pode ser corrigido a partir daí.

Adaptar-se desde a obtenção de matéria prima à confecção do produto final é imprescindível. A utilização de recursos naturais pela sua empresa está excessiva? Qual a quantidade de emissões prejudiciais na fabricação dos produtos? E após ser consumido, seu produto final deixa que tipos de resíduos no ambiente? Tais questionamentos devem ser bem delineados e, se necessário, corrigidos.

A sustentabilidade, entretanto, vai além de otimizações econômicas e proteção ambiental: o último pilar do tripé da sustentabilidade é a responsabilidade social, e esta tem suas próprias exigências a serem cumpridas na forma de princípios básicos a serem obedecidos, a fim de criar um ambiente mais favorável ao trabalho sustentável. São eles:

  • Respeito pelos direitos humanos;
  • Abolição do trabalho escravo;
  • Abolição do trabalho infantil;
  • Combate à discriminação no ambiente profissional e social;
  • Desenvolvimento e/ou utilização de tecnologias que favoreçam a sustentabilidade ambiental;
  • Cultivo de práticas honestas e comportamento oposto à corrupção.

Conforme adaptar sua empresa a essas diretrizes, cada vez mais será cultivado um ambiente de trabalho favorável e preocupado com a estabilidade não apenas do seu negócio, mas daqueles que estão ao seu lado, seus clientes e do mercado como um todo.

Interessado em saber mais? Leia a Cartilha da Sustentabilidade em nosso portal.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado