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Fri Jan 26 09:16:09 GMT-03:00 2018
Pessoas
Vantagens da diferença de gerações em uma empresa
Entenda como trabalhar possíveis conflitos geracionais a fim de transformá-los em um grande benefício para o seu negócio.

As diferenças de comportamento trazidas pelas diferentes gerações são notáveis. Enquanto alguns são mais idealistas e dispostos a abrir mão de seu tempo por uma empresa, outros estão mais interessados em uma abordagem mais concreta e focam seus esforços de maneira diferente. Diferenças geracionais podem gerar conflitos, mas o líder que souber trabalhá-las e delas tirar benefício colherá ótimos frutos. 

A título de exemplo, duas gerações que estão em constante contato no mercado de trabalho atual são a geração X e Y. A primeira, mais focada em métodos específicos para realizar uma função da melhor forma possível. A segunda, extremamente adaptável e flexível, tem capacidades multitarefa bem desenvolvidas e perfil focado em seu aprendizado individual. A diferença é óbvia, mas a má observação pode levar a situações em que não se aproveita o melhor dos dois mundos. Posicionar indivíduos da geração X em funções que exigem adaptação a um grande fluxo de novas informações e/ou atividades, por exemplo, será contraprodutivo à empresa como um todo.

Em contrapartida, conflitos entre formas tão diferentes de se pensar e trabalhar podem acabar se tornando inevitáveis. Cabe à gestão de pessoas da empresa buscar a forma mais eficaz e produtiva de se resolver - ou prevenir - tal problema. Por meio da observação e convivência profissional, se conhece a melhor forma de se abordar cada indivíduo da maneira mais adequada possível. Tal pessoa se sentiria melhor sendo abordada pessoalmente sobre um problema qualquer ou um email lhe seria suficiente? Há a necessidade de feedbacks positivos para que ela se sinta satisfeita em fazer um bom trabalho? Quais experiências, habilidades e informações podem ser repassadas de uma geração a outra e como isso pode beneficiar todo o ambiente empresarial?

O resultado de uma boa gestão de pessoas e própria adequação às diferenças geracionais podem trazer resultados mais que satisfatórios ao seu negócio. A diversidade de pensamento e formas de trabalho podem ser extremamente benéficos e, quando bem administrados, abrirão as portas para novas visões e possibilidades, antes bloqueadas por uma forma singular e restrita de pensamento.

Como previamente abordada em artigo no portal do Sebrae, essa questão pode até ser resolvida com coaching e workshops internos, que farão uso de atividades dinâmicas e participativas a fim de maximizar o aproveitamento dessa diversa gama de habilidades e conhecimento.

Quer saber mais a respeito? Confira aqui o artigo e informe-se!

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