Vocês são a força que move o país
Dia 05 de outubro comemoramos o dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, vocês fazem parte do dia-a-dia de todos e ajudam o Estado a crescer.
Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
Elas estão em nosso dia-a-dia! Na esquina de casa ou nos grandes centros urbanos! Em segmentos tradicionais ou novos e também no campo. Confiam no que fazem e na força que tem para construir um país melhor. Ainda que hajam dificuldades, elas superam, se reinventam e abrem as portas para recebê-los. São elas, as micro e pequenas empresas que celebram hoje, 05 de Outubro, seu dia nacional.
Os pequenos negócios respondem por 95% das empresas da Paraíba, ou seja, são mais de 228 mil negócios que representam 29,6% do PIB do estado. Mas do que números, as micro e pequenas empresas são feitas por pessoas movidas pelos desafios e boas ideias, que muitas vezes começam suas empresas dentro de casa e passam a atender em sua rua, seu bairro, sua cidade, no Brasil e no mundo.
Histórias que mostram a força da nossa gente, pessoas que encontram soluções e que desenvolvem oportunidades mesmo em meio a uma crise mundial. O Sebrae reconhece o papel da Federação da micro e pequenas empresas da Paraíba e na força dos pequenos negócios e está junto a eles, na busca de soluções e construção de dias melhores. Nós, do Sebrae, acreditamos no poder destes de transformar realidades em que vivem, na geração de trabalho, renda, desenvolvimento e mais dignidade.
Os desafios são muitos, mas estamos juntos com vocês nesta jornada!
Assista aos cases, se inspire e faça parte dessas histórias lindas que mudam o futuro desse país:
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Para que uma empresa cresça, ela precisa ser administrada com habilidade e competência. A jornada de conhecimento e capacitação de um empreendedor não pode parar, é preciso estar em constante aperfeiçoamento e atualização. Por isso, o Sebrae Paraíba segue realizando cursos, palestras, oficinas, consultorias e seminários online sobre os mais variados temas, mesmo com a programação presencial suspensa devido à pandemia do coronavírus. Se está começando a empreender, é preciso entender que uma boa ideia não garante um bom negócio. Para ter sucesso, o empresário necessita saber a forma correta de administrar e conhecer os obstáculos do empreendedorismo. Um dos principais desafios está em desenvolver um plano de negócios eficiente, capaz de fazer a sua empresa crescer e se desenvolver. Habilidades de planejamento estratégico também são fundamentais para garantir sucesso na jornada, assim como a gestão financeira. Ao empreendedor é necessário a capacidade de lidar com o controle de contas e com as transações financeiras da empresa, como também uma bagagem de conhecimentos administrativos e sobre finanças que permitam tomar decisões importantes sobre como e onde investir. Dentro do planejamento estratégico também está a liderança. Um empreendedor capacitado consegue liderar, engajar e motivar funcionários. Gerir pessoas vai muito além de delegar atividades ou definir responsabilidades, significa também desenvolver e gerenciar talentos e incentivar a colaboratividade, criatividade e desempenho. Ter uma equipe bem liderada faz a diferença em qualquer empreendimento. Um empreendedor tem de estar sempre à frente, buscando melhorar métodos e se diferenciar da concorrência. A capacitação abre espaço para a inovação e a tecnologia é uma grande aliada nesse contexto. Os empresários devem aprender a usar a tecnologia a favor da sua empresa, seja investindo em automatização de processos ou buscando a internet para potencializar negócio. Estar atualizado sobre o mercado no qual está inserido, buscar estratégias de venda ideias para sua empresa, conquistar clientes em potencial, também são deveres de um bom empreendedor. O marketing e as vendas são essenciais os negócios. Entender a importância das equipes de vendas, da divulgação e da prospecção é o primeiro passo. Porém, mais importante ainda é saber como executar ações de estratégias, seja pelo marketing tradicional e pelo marketing digital. Entendendo isso, o Sebrae Paraíba oferece cursos e eventos nas áreas de empreendedorismo, finanças, marketing e vendas, planejamento, organização e cooperação, lei e normas, inovação e gestão de pessoas, que permitem ao empreendedor aprender, desenvolver e aprimorar capacidades e habilidades. Para conhecer a oferta de eventos, acesse a nossa Loja Virtual. Na página é possível conferir todas as oportunidades e realizar a sua inscrição.
O isolamento social, como realidade trazida pela pandemia do coronavírus, resulta em mais tempo em casa. A quarentena tem sido o momento propício para focar em projetos pessoais, estudar e se especializar. Dentro desse cenário, os cursos online são ótimas escolhas. O Sebrae conta com mais de 100 opções de cursos à distância e gratuitos para aqueles que sonham em empreender ou buscam fortalecer suas habilidades nos negócios. Os cursos abrangem as áreas de empreendedorismo, finanças, inovação, leis, mercado e vendas, pessoas, planejamento e organização. Estudar online é uma boa maneira de se manter atualizado, aprender novas aptidões e tornar o tempo em casa produtivo. E mais, sem gastar nada. Todos os cursos do Sebrae possuem certificado digital com verificação de autenticidade e 100% gratuito. Ao concluir o curso, basta acessar o portal e emitir o seu certificado de participação. Um dos destaques é o curso Marketing Digital para o Empreendedor. Essencial para o resultados de uma empresa, o marketing digital atrai oportunidades, gera relacionamentos e fortalece o negócio. No curso Marketing Digital para o Empreendedor, você aprenderá a construir estratégias, monitorar os resultados das suas ações e como melhorar a gestão e integração das equipes de marketing e vendas. Sempre em alta e atemporal, o curso Como Captar Recursos para o seu Negócio é uma excelente oportunidade para o empreendedor. Seja para começar ou expandir o seu negócio, entender sobre captação de recursos é fundamental. No curso Como Captar Recursos para o seu Negócio você aprende quando, onde e como buscar financiamentos em bancos comerciais, agências de fomento ou bancos de desenvolvimento, capacita-se para elaborar um plano de negócio e entende quais são as fontes de financiamento e suas principais características. Confira mais cursos online e gratuitos disponibilizados pelo Sebrae: Aprender a Empreender Neste curso você aprende as principais características que um empreendedor deve ter, além dos conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. Este é o curso ideal para quem quer abrir ou está na fase inicial de um negócio. Gestão Financeira Uma boa gestão financeira é fundamental para qualquer empresa. No curso Gestão Financeira você aprende a controlar e solucionar problemas que envolvam as finanças do seu negócio. Acesso a Capital para Startups No curso Acesso a Capital para Startups você aprende sobre tipos de financiamento, instrumentos de fomento, captação de recursos, pitch e estratégias de negócio. Como Vender pela Internet A internet é importante para o seu negócio. Neste curso você aprende a utilizá-la como ferramenta para o avanço e sucesso da sua empresa, aumentando a visibilidade do seu negócio, trazendo clientes para seu site e ampliando suas vendas. Gestão de Pessoas No curso Gestão de Pessoas você conhece estratégias e ferramentas que possibilitam e auxiliam o gerenciamento eficaz de processos de recrutamento e seleção. Além disso, você aprende sobre liderança, motivação e gestão de conflitos em equipe. A lista completa de cursos online do Sebrae você confere aqui.
A elaboração de uma correta e concreta estratégia empresarial é a chave não apenas para a manutenção do seu negócio, mas para seu crescimento. Analisar micro e macroambientes, indicadores, criar objetivos a longo prazo e metas imediatas para alcançá- los são os passos mais importantes para se coordenar tal estratégia. Em primeiro lugar, define-se os princípios e objetivos básicos que irão reger sua empresa: sua missão, visão e valores. Com tal direcionamento e mindset estabelecidos, obtém-se um ponto de partida para quaisquer considerações acerca do seu negócio. Será conhecimento geral para todos os envolvidos o que está de acordo com os fundamentos daquele ambiente e o que lhe foge completamente. Em seguida, iniciando-se o planejamento de uma estratégia, há as análises de macro e microambiente. O primeiro refere-se a elementos que cercam sua empresa: fatores econômicos, sociais, políticos, etc. São aspectos da nossa vivência em larga escala, longe do controle do gestor de um negócio específico, mas que devem ainda assim ser compreendidos, a fim de estabelecer tanto o impacto que sua empresa pode ter em seu meio, como as limitações e obstáculos que se apresentarão diante dela. Já o microambiente relaciona-se com o cenário interno do seu empreendimento: conduta profissional, cumprimento de prazos, qualidade de resultados, compromisso, relacionamentos, etc. Todo aspecto que influencia e afeta o andamento das atividades e tarefas da empresa cai aqui, e é extremamente importante que se saiba o que está bom, para melhoras, e o que está aquém do esperado, para correções. Com a compreensão do ambiente que cerca sua empresa e das suas capacidades internas, é hora de elaborar objetivos gerais e um plano de estratégias para alcançá-los. Comece definindo metas claras, concretas, com razões e motivações bem definidas para você e aqueles ao seu redor. Diferentemente da sua visão de negócio, esta etapa é menos idealista e mais pragmática, sucinta. Feito isso, é hora de definir o caminho para o objetivo. Com pequenas realizações de cada vez, a partir de metas menores, pode-se trilhar uma rota de estratégia funcional da sua situação atual ao cenário desejado. Lembre-se de pensar, novamente, de forma pragmática e considerar com cuidado os recursos disponíveis, bem como limitações e possíveis imprevistos ao longo do caminho. Para auxiliar a elaboração de um planejamento, reúna dados e estatísticas referentes ao desempenho do seu negócio ao longo de um certo período de tempo. Estes são os chamados “indicadores”, fatores que denotam aumento ou queda na eficiência das funções e resultados apresentados pela sua empresa. A partir deles, a análise de aspectos determinantes ao seu sucesso pode ser feita e, com maior compreensão acerca de tais dados, pode se elaborar metas e estratégias com o máximo de eficiência possível, evitando problemas causados por má gestão, curta visão de mercado ou atitude empreendedora. Tudo isso, somado a uma liderança forte e presença dentro do seu empreendimento resultará em um conjunto de indivíduos focados em alcançar seu objetivo, com funções e tarefas bem delimitadas em um planejamento sólido. Alavanque seu negócio de maneira estratégica
Nas duas últimas décadas, o desenvolvimento do setor de beleza foi significativo. Só na Paraíba foram registrados mais de 9 mil negócios, optantes do Simples Nacional, voltados ao mercado da beleza. E esse número não para de crescer. De acordo com a ABIHPEC, em 2017 o Brasil ocupava a quarta posição no ranking do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Trata-se de um número referente a cerca de 6,9% do mercado mundial. Modernize-se! Com esse crescimento intenso, vimos claramente a mudança no comportamento do consumidor. Agora ele encontra-se mais ativo, tecnológico, sustentável e buscando expressar sua individualidade. Por isso, os profissionais devem buscar estratégias que continuem atraindo novos clientes e principalmente fidelizando de vez os antigos. Para isso, existem diversas formas e opções de baixo custo para aumentar sua renda e fidelizar seu consumidor. Neste artigo iremos focar em mudanças que levam o seu negócio a modernidade de uma vez por todas. São dicas rápidas para começar agora mesmo! 1 - O celular já virou parte da rotina. Use-o a seu favor! O aparelho também deve fazer parte da estratégia de atendimento do seu negócio, como: wi-fi de cortesia, carregamento de bateria nas bancadas, agendamento de horário online ou por aplicativos, como o WhatsApp. A rápida comunicação é imprescindível para esse novo consumidor. 2 - Colorista: um sucesso no faturamento O serviço é responsável entre 35% a 40% do faturamento nos salões. Por isso, invista em bons profissionais e capacitações relacionadas a área. 3 - Redes Sociais: presença que dá luz ao pequeno negócio Se o seu negócio ainda está em fase de crescimento, utilize essas mídias para construir sua reputação. Mostre que seu espaço está sempre atualizado com as tendências e ofereça um canal atualizado com o resultado do seu trabalho. A opinião vinda dessas redes tem um grande peso. 4 - Aplicativos para gestão Um grande aliado do seu negócio é o uso de aplicativo para a gestão interna. Você pode optar por sistemas, de uso através de smartphones e web, que oferecem agendamentos de serviços, controle de estoque, comandas de serviços e muito mais. Um exemplo de aplicativo é o APP Beleza. Atento a esse crescimento exponencial, o Sebrae na Paraíba oferecerá, durante os dias 15 e 17 de setembro, um evento voltado totalmente para o segmento de beleza. A 13ª Feira Paraibana da Beleza contará com atividades que abordarão tendências e inovações do segmento. Serão realizados workshop, palestras, seminários de design de sobrancelhas, micropigmentação, estética e até podologia. Participe!
A Transformação Digital já é um fator notável em pequenos e médios negócios. A forma que eles atuam está mudando rapidamente a cada ano. Tudo isso devido ao aumento do uso de tecnologias no dia a dia da gestão. Quando uma MPE não direciona essas mudanças, existe uma possibilidade considerável da perda na questão de competitividade. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae em 2018, 66% das empresas do estado da Paraíba estão usando o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 51% acessa o Facebook. É notável o aumento, presença e importância da internet para a realidade. Não apenas nos referimos ao Marketing, mas também a processos gerenciais internos. Como lidar com essas transformações? Apesar dessa fundamental mudança tecnológica, não podemos esquecer que o nosso objetivo precisa estar concentrado em facilitar a vida das pessoas que as usam, tornando-as mais organizadas, simples e práticas. Veja dicas de como lidar: Inove! Foque em pensar diferente, ofereça soluções diferenciadas, atraindo seu público e fidelizando-o; Seus colaboradores também são importantes. Crie e melhore processos que tragam resultados mais positivos na rotina de trabalho; Capacite-se e leve capacitação para os membros da equipe; Sua presença digital é importantíssima, não esqueça! Tenha um perfil bem gerenciado, com comunicação atualizada e alinhado com os valores da empresa; Seja encontrado na internet, para isso é importante ter um site. O espaço deve ter informações claras, objetivas e boa navegabilidade. A experiência é tudo! Use os sistemas ao seu favor, como o WhatsApp. Ofereça um canal aberto para tirar dúvidas, enviar informações sobre produtos, promoções exclusivas, solicitar feedback dos serviços e até realizar vendas. Pensando em todas essas mudanças, o Sebrae na Paraíba está oferecendo o curso "Como fazer marketing pelo Facebook, Instagram, LinkedIN e WhatsApp", que ocorrerá nos dias 12/08 e 16/08 na cidade de João Pessoa.
Com mais de 260 pequenos negócios em Patos, o setor de beleza se tornou uma área em crescimento exponencial. Segundo a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor de beleza é um dos mais movimentados e obteve um crescimento de 2,77% em relação a 2017. Esse número é bem expressivo e deve ser levado em consideração. Um dos fatores que influenciam esse aumento é que além de muitas mulheres serem apaixonadas por maquiagem, ela se tornou parte de suas vidas, comum à rotina diária. Além do fator cultural, podemos apontar para a própria internet, como a responsável por essa mudança ao longo dos anos. O ambiente proporciona um espaço mais próximo ao profissional e o dá mais espaço para mostrar o potencial do seu trabalho. Encarada da forma certa, a profissão de maquiador(a) oferece uma boa oportunidade de ter um negócio de sucesso. Então, por onde começar? Essa é uma das grandes perguntas ao longo dos tempos. O que posso fazer para ser um maquiador de sucesso? Como aparecer? Consigo atrair clientes através das mídias digitais? Existem várias estratégias para auxiliar no crescimento profissional, assim como roteiros que auxiliam em relação a abertura e o gerenciamento de um novo negócio. Neste caso, vamos abordar algumas dicas utilizadas pelos melhores profissionais da área. 1 - Capacite-se! A capacitação deve ser, como em qualquer área, o primeiro passo para se tornar um bom profissional. Existem inúmeros cursos, tanto presenciais como online que oferecem conhecimentos necessários para dar um up em suas expertises. O Sebrae disponibiliza mais de 100 cursos em EAD e todos gratuitos. São abordados diversos temas que te ajudarão a gerir melhor seu crescimento. Além disso, eles oferecem certificados, tutorias e acesso a fóruns sobre o assunto. Confira!2 - Marketing de relacionamento: seu melhor amigo O marketing de relacionamento é um grande aliado em sua fidelização de clientes. Ele oferecerá ferramentas para que sejam pensadas estratégias que busquem encantar seus clientes para que eles voltem a consumir seu serviço. Tente sempre manter os contatos de quem já foi atendido atualizados. Em cima disso, é possível trabalhar datas comemorativas, descontos especiais e novidades sobre seu negócio. 3 - Capriche em seu conteúdo das mídias sociais Além do boca-a-boca, as mídias sociais têm um papel importantíssimo para atração de clientes, principalmente em maquiagem. Nesse espaço, é possível atualizar com os resultados feitos em atendimentos e criar uma espécie de "vitrine" para futuras consumidoras. Invista em fotos com bons ângulos e uma iluminação que consiga realçar as nuances do resultado obtido. Assim, as pessoas conseguirão enxergar melhor suas técnicas! Ficou interessado em aprender mais como empreender dentro da área de maquiagem? Então participe da palestra "Gestão de negócios para Maquiadoras" que acontecerá no dia 14/07 no Patos Expo Business.
Todos os dias nos deparamos com metodologias ou abordagens novas para melhorias de estratégias das empresas. Existem algumas que são bem interessantes, pois oferecem diversas formas de resolução de problemas que tiram os profissionais da famosa "caixa". Essa realidade trouxe o foco ao Design Thinking. Mas, o que significa ‘Pensar como Designer’? É preciso deixar claro desde o começo que não se trata de uma metodologia, mas uma abordagem. O Design Thinking é uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e projetos baseados no pensamento dos designers. Literalmente, o termo significa "pensar como designer". Para o mundo dos negócios, a apropriação do modelo mental é diretamente ligada à inovação. De acordo com Tim Brow, CEO da IDEO, a abordagem “é uma maneira de pensar. É geralmente considerada como a habilidade de combinar empatia pelo contexto do problema, criatividade na geração de insights e soluções, e a racionalização de analisar e formatar as soluções ao contexto”. Como funciona essa abordagem? A adoção desses métodos envolve uma série de pesquisas e análises, de forma que hoje, essa abordagem é vista como um conjunto de práticas e processos, geralmente realizado em grupo e dividido em fases. As etapas podem ser divididas em: 1) Imersão A imersão é a fase inicial e onde a equipe deve se colocar no lugar do outro e todos tentam compreender o problema por diversas perspectivas. 2) Definição A partir da primeira fase, essa é a hora de delimitar a questão relacionada ao problema e como ele pode ser resolvido. 3) Ideação É a famosa fase do brainstorm - esse é o momento em que todos são reunidos para discussão de diversas ideias, que se refinam e chegam a uma possível solução da etapa anterior. 4) Prototipagem A prototipagem é o estágio em que as ideias se tornam de fato um produto tangível, com potencial de transformação e oportunidades de negócios. 5) Teste O passo final do Design Thinking é muito importante, pois acontece a experimentação do protótipo e observação da sua funcionalidade, qualidade e possibilidade de aceitação. Esse é o momento de adaptações e mudanças! Ficou interessado em aprender mais sobre essa abordagem e outras formas de colocá-la em prática? Então participe do nosso curso "Design Thinking: como inovar e gerar valor para seu cliente" que acontecerá em João Pessoa nos dias 01 e 03 de julho.
Antes de começarmos, pense por um pequeno período sobre uma marca. Lembre-se de todas suas características e o que te fez lembrar imediatamente dela. Você notou que algumas empresas têm sua marca forte e consolidada no mercado? E que ela se torna automaticamente reconhecida e citada? Exatamente, isso não é obra do acaso. Esse trabalho de fortalecimento de marca é conhecido como branding. "Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente" - Walter Landor. O que significa Branding? Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra. Nos tempos atuais, por grande influência das mídias digitais, muitas marcas viram o aumento de concorrência pela audiência do seu consumidor. Esse momento foi crucial para a virada de chave e investimento em estratégias diferenciadas e mais intimistas. Aí que entra o Branding! Seu sistema de comunicação deixa claro os motivos pelos quais a marca importa e faz seu consumidor perceber a marca como a única solução. De acordo com a pesquisa realizada pelo Customer Thermomether, mais 65% dos consumidores compartilhavam estar emocionalmente conectados a uma marca. Isso traz como consequência, o sentimento de que a empresa se importa por pessoas como eles. Antes do planejamento de ações, lembramos também a importância do registro de uma marca. Essa medida é uma proteção legal contra possíveis cópias e serve para que a empresa tenha como exclusividade o seu nome, produto, serviço ou ainda o logotipo. Para isso, a empresa deve procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido que será examinado de acordo com a Lei 9.279/96, Lei de Propriedade Industrial. Resumidamente, o INPI tem a responsabilidade de proteger a propriedade intelectual que for devidamente registrada. Benefícios da Gestão de Marca O processo de gestão pode trazer vários tipos de benefícios. Como falamos acima, o principal deles é o reconhecimento da marca imediato e conexões emocionais. Mas existem outros muito importantes também. São eles: Aumento da confiança com seu público; Presença na mente do consumidor; Maior valor atrelado a marca; Fidelidade com o público. Você enxergou uma necessidade de investir em sua marca? O Sebrae na Paraíba oferecerá a Oficina - Mindset Empreendedor: modelo mental de crescimento. Através dela, você será capaz de desenvolver o modelo mental com foco no propósito, empatia e effectuation.
O Empreendedorismo feminino vem passando por transformações, não apenas em nosso país, como por todo o mundo. A cada ano, a presença feminina em diversos setores ganha mais atenção, devido às mudanças que promove não só na economia, como na lógica da sociedade ao qual estamos inseridos. Segundo o Relatório Especial sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil, pesquisa elaborada pelo Sebrae que analisou o perfil das empreendedoras no Brasil – nosso país teve a 7ª maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio. Pois é, um número bem expressivo. Principalmente se considerarmos as grandes áreas de atuação que as mulheres estão mais ativas, pois são faixas de mercado rentáveis e que movimenta constantemente nossa economia. São elas: Beleza; Moda; Alimentação. Afinal, o que as leva a empreender? Temos diversos fatores que fazem, tanto homens como mulheres, a se lançarem no mundo de negócios. Porém, estudos apontam que as motivações femininas são muitas vezes diferentes dos homens. Elas são consideradas como: Uma das causas para a entrada feminina no empreendedorismo, além da motivação financeira, é a execução de uma atividade que as traga satisfação pessoal. Outro fator importante seria ligado a máxima de fazer a diferença e trazer o novo a um mercado. Os principais desafios para mulheres empreendedoras Mesmo com todo o cenário positivo de crescimento, ainda notamos que existem diversos avanços a serem feitos. 1 - Preconceito Primeiro ponto é a discriminação no ambiente de trabalho e a diferença de oportunidades em relação aos homens. Porém, essa questão é algo que já vem sendo discutida ao longo dos anos e podemos enxergar mudanças consideráveis. 2 - Dupla jornada Além do preconceito, vimos que mulheres precisam conciliar todas suas responsabilidades da vida pessoal com a profissional. Muitas empreendedoras são conscientes do seu papel econômico, mas uma faixa considerável ainda é responsável pela administração da casa e educação dos filhos. 3 - Autoconfiança O fator medo e autoconfiança é algo que se faz como um grande desafio, porém pode ser contornado com melhorias nos aspectos tanto comportamentais, quanto técnicos. Essa busca leva a empreendedora a ter mais segurança em suas tomadas de decisões. Se você é mulher empreendedora e quer enfrentar e superar desafios, participe conosco dos nossos cursos e capacite-se para acelerar o seu negócio!
Como forma de facilitar a vida dos empreendedores de todo o país, o Governo Federal criou o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). O sistema tem como objetivo reunir em apenas um lugar as informações sobre os trabalhadores fornecidas por seus empregadores. Informações como vínculo empregatício, contribuição previdenciária, folha de pagamento, acidente de trabalho, aviso prévio e outros assuntos relacionados estarão devidamente cadastrados e facilmente acessados pelos órgãos competentes, reduzindo a burocracia e facilitando a fiscalização das obrigações trabalhistas. O cadastro no eSocial é obrigatório para o MEI que possui um funcionário e traz praticidade para a rotina da empresa. Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto: Como funciona o eSocial? O eSocial oferece ao empregador a praticidade de reunir em um só lugar todas as informações de seus funcionários, fazendo o dia a dia ficar muito mais prático, trazendo praticidade também para as entidades governamentais (CAIXA, INSS, Secretaria da Previdência, Ministério do Trabalho e Receita Federal do Brasil). Dessa forma o fisco consegue obter de maneira unificada todos os dados utilizados para fins trabalhistas, previdenciários, fundiários e tributários, facilitando os processos. Para tudo isso, basta cadastrar os dados no portal do eSocial de acordo com o cronograma de implantação. Cronograma de implantação do eSocial para o MEI Quais são os benefícios? A grande vantagem do eSocial é a praticidade e desburocratização dos processos. As empresas já precisavam enviar essas informações de outras maneiras, mas agora tudo está unificado, de maneira segura e com rápido acesso, ficando imediatamente disponíveis para os órgãos envolvidos. Além disso, é possível também otimizar o tempo dos responsáveis por enviar essas informações, evitando problemas como documentos em duplicidade, por exemplo, e ganhando agilidade na prestação de contas, pelo fato de deixarem de existir documentos de papel e tudo passar a ser eletrônico. Como posso me adequar ao eSocial? É importante que sua equipe esteja pronta para a nova rotina Organizar todos os dados do seu funcionário, sem erros Fazer o cadastramento no portal Tire todas as suas dúvidas no portal do eSocial Documentos que fazem parte do eSocial Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) Livro de Registro de Empregados (LRE) Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) Comunicação de Dispensa (CD) Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) Quadro de Horário de Trabalho (QHT) Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD) Guia da Previdência Social (GPS) Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) Para ter ainda mais informações sobre o eSocial e outros assuntos relacionados ao MEI, participe da Semana do MEI, que está acontecendo em toda a Paraíba entre os dias 20 e 24 de maio.
O mercado da beleza vem passando por transformações em todo o mundo e uma das que mais se destacam é o interesse do público masculino por esse tipo de atendimento. Os homens passaram a não considerar mais os cuidados com o corpo e cabelo exclusividade feminina e ganharam espaços e produtos para investirem no autocuidado. O mercado, por sua vez, só cresce. Nós podemos analisar fatores que impulsionam o setor tomando como base a mudança do comportamento masculino em relação à própria beleza e quais são as suas motivações para tal. Confira na lista abaixo: Com toda a competitividade do mercado de trabalho presente na vida atual, cada detalhe importa para se destacar, então a preocupação com a auto imagem aumenta e se torna uma forma de promover um bom marketing pessoal. Além disso, de acordo com levantamento de 2016 do Instituto Qualibest para ABIHPEC, mais de oito entre dez homens afirmam que "foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza". Outra questão é o envelhecimento da população, que está morrendo cada vez mais tarde, e a busca por satisfação com a própria imagem passou a se tornar uma prioridade. Buscar formas de não deixar que o envelhecimento se destaque tanto aos olhos dos outros e a grande exposição nas redes sociais aumenta ainda mais a ideia de que é preciso ter mais foco no autocuidado. Essas informações são confirmadas por dados que dão conta que o segmento masculino praticamente dobrou nos últimos cinco anos e o faturamento de cosméticos para este público aumentou 30%. É por causa desse crescimento que as empresas sentem a necessidade de se atualizarem e investirem mais nesse mercado. De acordo com o Caderno de Tendências da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, para 2019, a expectativa é de que o mercado brasileiro masculino de cuidados pessoais passe de US$ 6,7 bilhões. Com isso, o país deve se tornar o maior mercado do setor no mundo e esse pode ser um bom sinal para investir em uma carreira voltada para esse público. Em espaços que se aproximam de uma estética dita mais masculina, os homens se sentem mais à vontade para fazer uso dos serviços da beleza, que incluem cabelo, barba, depilação, unhas, etc. Investir nessa variedade, como também em serviços "anexos", como jogos, cerveja e lanches, é dar a oportunidade de o público masculino encontrar um lugar para fidelizar e sempre voltar. Nos pequenos negócios a chance de estabelecer uma relação de proximidade com o cliente aumenta ainda mais e vale investir em uma rotina de manutenção da beleza, o que pode crescer ainda mais com a criação de políticas de descontos e vantagens. Na Paraíba, a tendência segue pelo mesmo caminho de crescimento e em breve o estado contará com um evento voltado para o mercado da beleza, que englobará tanto o mercado feminino quanto o masculino. Para aquelas pessoas que buscam o foco no segundo grupo, o Campina Hair contará com atividades que vão abordar as tendências e inovações do segmento. Serão oficinas, distribuidores exclusivos e uma "batalha" entre barbeiros, tudo para ajudar você a se capacitar e impulsionar o seu negócio. Como destaque da programação está o workshop "Barbearia e suas tendências para 2019", ministrado pelo empreendedor Felipe Sevilha, fundador de uma das barbearias mais conhecidas em João Pessoa. O Campina Hair acontecerá nos dias 05 e 06 de maio, no Garden Hotel, em Campina Grande.
Em 2019, a quantidade de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu consideravelmente, ultrapassando o número de 8 milhões de pessoas registradas, conforme afirma matéria do portal G1. Desde 2015, essa quantidade já aumentou 120% e não para de crescer. O objetivo do programa sempre foi incentivar a formalização dos pequenos negócios e traz uma segurança maior para aqueles profissionais que trabalham por conta própria. A crise no mercado de trabalho é uma das mais fortes razões para a formalização de pequenos negócios ser considerada, por cada vez mais pessoas, como uma opção viável. Veja agora outros motivos: Desemprego elevadoCom o aumento do número de pessoas desempregadas e a dificuldade de recolocação no mercado, nós percebemos que há um crescimento na busca pelo trabalho por conta própria, que possibilita uma maior flexibilidade e traz alguma forma de renda alternativa e que se torna a principal, na maioria das vezes. Aquisição de CNPJQuando a pessoa faz o registro no MEI, ela é automaticamente registrado também no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Dessa forma, é possível fazer emissão de notas fiscais, abrir conta bancária empresarial e ter acesso a linhas de crédito específicas. Benefícios previdenciáriosAo fazer o registro, o empreendedor passa a ter direito à cobertura da previdência do INSS, podendo se aposentar por idade, receber salário maternidade, auxílio doença, entre outros benefícios. Novas oportunidadesOutra vantagem é a possibilidade de conseguir novos negócios participando de licitações públicas, o que proporciona as vendas para o governo. Como se tornar MEI Para se tornar um MEI, é necessário primeiro checar se o seu negócio se enquadra em uma das 500 atividades permitidas. Você tem acesso à relação no Portal do Empreendedor. Em seguida, é preciso registrar os documentos. Ao final do cadastro, é emitido o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o certificado de abertura da empresa, comprovante da inscrição no CNPJ e serve também como alvará provisório de funcionamento do negócio. Para tirar mais dúvidas sobre o MEI você pode participar da Semana do MEI, que acontecerá em toda a Paraíba entre os dias 20 e 24/05, promovida pelo Sebrae PB. Saiba mais informações através do Portal do Sebrae.