Empretec Paraíba 2021

Objetivo

Em um programa de imersão do Empretec, você vivencia mudanças comportamentais que aumentam as suas chances de sucesso na jornada pelo mundo dos negócios.

Público-alvo

Microempreendedor individual, Microempresa, Empresa de pequeno porte

O que é

O Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a formação de empreendedores, promovido em 40 países. No Brasil, o programa é exclusivo do Sebrae.

Ao longo de 6 dias de atividades, o participante aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre o seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e dá o primeiro passo para transformar sua vida e seu negócio. 

São 60 horas de atividades práticas cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os 10 comportamentos característicos desses perfis, revendo os próprios conceitos e identificando a oportunidade que existe dentro de você.

Conheça histórias de pessoas que fizeram o Empretec e mudaram os rumos de seus negócios

10 características empreendedoras que você desenvolve com o Empretec

1. Busca de oportunidades e iniciativa

O empreendedor deve agir com proatividade, antecipando-se às situações, buscar a possibilidade de expandir os seus negócios e aproveitar as oportunidades incomuns para progredir.

2. Correr riscos calculados

É característica de um empreendedor avaliar alternativas antes de tomar decisões, o que resulta na redução das chances de erro. Ele aceita desafios moderados, mas que têm boas probabilidades de sucesso.

3. Exigência de qualidade e eficiência

Saber se adequar à realidade é uma habilidade. Um bom empreendedor melhora continuamente o seu produto ou negócio e satisfaz as expectativas dos clientes. A melhor forma de fazer isso é cumprindo prazos e padrões de qualidade.

4. Persistência

A incerteza faz parte de qualquer negócio, mas um empreendedor não deve desistir diante dos obstáculos. A ideia é se esforçar além da média para superar. Diante das inseguranças, ele reavalia o cenário, insiste ou muda seus planos para atingir os objetivos. 

5. Comprometimento

O empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso. Ele atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados e coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.

6. Busca de informações

É importante se manter informado e envolver-se pessoalmente na avaliação do seu mercado. Boas oportunidades de negócio são encontradas a partir da coleta de informações e orientações de especialistas. 

7. Estabelecimento de metas

As metas são parte fundamental no caminho para o sucesso. O empreendedor deve ter uma visão clara de longo prazo para o seu negócio e criar objetivos mensuráveis, com indicadores de resultados.  

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos

Para vencer grandes desafios, é preciso agir por etapas, adequar rapidamente os planos às mudanças e variáveis de mercado, além de acompanhar os indicadores financeiros no momento de tomada de decisão. 

9. Persuasão e rede de contatos

O empreendedor deve saber se relacionar, pois desenvolver rede de contato e construir bons relacionamentos comerciais gera oportunidades. Além disso, é preciso criar estratégias para conseguir apoio para seus projetos.

10. Independência e autoconfiança 

Confiar em suas próprias opiniões, ser otimista e determinado, mesmo diante da oposição, são grandes desafios. Mas um bom empreendedor lida com as dificuldades e oportunidades, enquanto transmite confiança na sua própria capacidade.

Conheça quem já fez o Empretec e mudou o rumo do seu negócio

Calendário Empretec 2021

Para participar o empreendedor deve preencher uma ficha de inscrição com foco de análise potencial. Após a análise, o candidato é convidado a participar de uma entrevista agendada, para avaliar suas características, traçar o seu perfil de comportamento empreendedor e verificar se o momento é adequado a sua participação. Definido o momento, o candidato efetiva sua inscrição para participar da turma escolhida.

Como participar

Para participar do Empretec, basta acessar a Loja Virtual ou entrar em contato com o Sebrae da sua cidade para realizar a sua pré-inscrição. Após um processo seletivo, o Sebrae entrará em contato para informar sobre a aprovação da candidatura. Sua inscrição será validada ao final da seleção.


Quero participar do Empretec

Confira mais cursos na Loja Virtual do Sebrae naParaíba:

Inscreva-se

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: