this is an h1

this is an h2

Mon May 09 14:47:39 BRT 2022
Inovação | PRODUTIVIDADE
5 coisas que podem impedir ou reduzir a produtividade no trabalho

Manter a produtividade da equipe no ambiente corporativo ajuda a empresa a se destacar da concorrência.

· 09/05/2022 · Atualizado em 09/05/2022
Imagem de destaque do artigo

Manter a empresa produtiva é um fator fundamental para conseguir fazer com que os colaboradores desenvolvam suas atividades com excelência e no tempo hábil. Além disso, quando se consegue garantir a produtividade no trabalho, o empreendimento passa a crescer de forma mais satisfatória. Da mesma forma que fica mais fácil se destacar da concorrência no mercado de atuação, gera-se resultados positivos para o trabalhador e para a companhia. 

Quer entender melhor sobre os fatores que fazem impedir ou reduzir a produtividade no trabalho e como é possível mudar essa situação? Então, continue a leitura do artigo! Vamos lá? 

Veja 5 principais aspectos que podem prejudicar a produtividade no trabalho

Ao longo da rotina, diversos fatores podem prejudicar a produtividade no trabalho dos colaboradores. Confira 5 deles, a seguir! 

1. Síndrome de burnout

A síndrome de burnout, também chamada síndrome do esgotamento profissional, é considerada um distúrbio emocional causado pelo excesso de trabalho. Esse problema é comum acontecer com pessoas que trabalham em situações de pressão e com muitas responsabilidades diárias. 

Além disso, essa doença também pode surgir quando o colaborador é encarregado de realizar demandas muito difíceis de serem executadas, ou em casos em que o indivíduo pensa que não tem capacidade suficiente para executar determinada demanda.

Entre os sintomas característicos da síndrome de Burnout, estão:

  •  estresse;
  •  exaustão extrema;
  •  esgotamento físico;
  •  dificuldade de concentração;
  •  negatividade constante;
  •  insônia;
  •  dor de cabeça frequente;
  •  fadiga, entre outros.

O diagnóstico dessa enfermidade é feito por meio de um profissional especialista, após o colaborador passar por uma análise clínica de um psicólogo e/ou psiquiatra. Contudo, caso perceba que os seus funcionários têm apresentado queda da produtividade no trabalho, além de sintomas associados à síndrome de Burnout, é importante encaminhar o funcionário para um tratamento especializado. Além disso, também é preciso rever as atividades que estão sendo executadas por esse profissional, para que ele não fique sobrecarregado.  

2. Insatisfação com o trabalho

A insatisfação no trabalho é outro ponto que costuma fazer o colaborador reduzir a produtividade no trabalho. Isso porque, quando uma pessoa não se sente bem no ambiente corporativo, é possível que o seu rendimento diminua, fazendo com que não ela não execute as atividades com tanto empenho e dedicação.

Esse fator pode ser causado por diferentes situações, como salários incompatíveis com a função desempenhada, pouco reconhecimento profissional, má gestão da empresa, excesso de trabalho, entre outros problemas. Por isso, é importante fazer uma análise do seu time para entender qual o seu grau de satisfação.

A insatisfação no trabalho pode ser medida de algumas formas, como: pesquisa de satisfação, feedbacks coletivos e individuais etc. É importante que o gestor conheça bem os profissionais que fazem parte da sua equipe e entenda a importância de incentivar o seu time diariamente, para evitar que você perca bons talentos para outras organizações.  

3. Falta de concentração

A falta de concentração é um problema que afeta a vida de muitas pessoas e, no ambiente de trabalho, é algo muito comum, visto que há profissionais que passam por diversas situações estressantes em seu cotidiano. A partir disso, o indivíduo tem uma maior dificuldade para executar tarefas simples, tornando-se uma situação recorrente. 

Para evitar prejuízos para o colaborador e para a empresa, é importante ter uma conversa com ele e entender se o profissional está passando por algum problema pessoal ou se está com alguma dificuldade em suas demandas. Feito isso, você poderá indicar a solução mais assertiva para ele.  

4. Internet

A baixa conexão da rede de internet também costuma afetar a produtividade no trabalho. Isso acontece porque muitas atividades corporativas precisam do acesso à web para serem executadas.

Então, se você não deseja que o seu time tenha uma perda no rendimento de suas demandas diárias devido a esse problema, é importante contratar um bom provedor de internet. Da mesma forma, é preciso fazer, periodicamente, testes de conexão, a fim de garantir uma boa execução dos processos e evitar prejuízos para a organização. 

5. Falta de ferramentas

Quando o colaborador não tem as ferramentas adequadas para realizar suas tarefas do dia a dia, é notado que a excelência do seu trabalho fica comprometida. Isso porque existem muitos softwares que ajudam a desenvolver demandas de um empreendimento. Isso facilita a vida do trabalhador, fazendo com que ele empregue melhor o seu tempo em situações que precisam de mais atenção e dedicação. 

Confira dicas para manter a produtividade em dia

Agora que você já sabe quais os principais fatores que prejudicam a produtividade no trabalho, é importante entender como você pode mudar essa situação para ajudar os colaboradores a serem mais produtivos no seu dia a dia. Confira as dicas a seguir! 

Invista em qualidade no trabalho

Para que os funcionários sejam produtivos, é importante investir em qualidade no trabalho, ou seja, usar estratégias que ajudem sua equipe a se sentir bem no ambiente corporativo. Isso pode ser feito por meio de alguns fatores:

  • incentivo de uma vida saudável, com aulas laborais e descontos em academias;
  • disponibilização de uma área de convivência para que as pessoas consigam fazer uma pausa para conversar, tomar um café e relaxar, por exemplo;
  • reconhecimento do colaborador, para que ele tenha o crescimento pessoal e profissional na organização;
  • elaboração de feedbacks construtivos, a fim de ajudar o funcionário a entender melhor os pontos positivos e os que precisam de melhoria.

Tenha boas ferramentas

Antes de contratar um novo funcionário para o seu negócio, é fundamental verificar se a companhia disponibiliza de todos os requisitos necessários para realização de suas atividades, seja ele EPI (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas de gestão, aplicativos específicos, entre outros. 

Além disso, não esqueça que as ferramentas que você está adquirindo para a organização são de boa qualidade, se elas realmente cumprem com os requisitos necessários para a realização do trabalho. Analisar esse ponto é essencial para evitar comprometer a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de evitar que o seu time tenha retrabalhos com demandas feitas de forma errada por aplicativos que podem atrasar o andamento dos processos organizacionais. 

Saiba delegar tarefas

Saber delegar as tarefas para o seu time é indispensável para não haver sobrecarga nas demandas, nem redução da produtividade no trabalho. É preciso verificar bem o cenário da empresa e entender como é o rendimento diário da equipe. A partir disso, conseguirá distribuir as demandas de maneira uniforme e sem haver prejuízos para o trabalhador e para a organização. 

Isso significa que, quando se consegue delegar corretamente cada tarefa, sua equipe tende a ficar menos estressada e com mais disposição no dia a dia do ambiente corporativo. O que também ajuda a evitar falhas nos processos e rotatividade de colaboradores. 

Adote práticas saudáveis

No dia a dia de trabalho, muitas vezes, existem situações estressantes que fazem o colaborador ter queda na produtividade. Por isso, é importante adotar práticas saudáveis que ajudem a equipe a fazer uma higiene mental satisfatória. 

Um bom exemplo para pôr em prática é disponibilizar um psicólogo para que os colaboradores possam fazer uma sessão de terapia, a fim de conseguir relaxar e deixar suas preocupações de lado. Além disso, não se esqueça de contar com a ajuda de um nutricionista para fazer o cardápio do almoço da sua equipe, visto que os alimentos saudáveis têm relação direta com o bem-estar e a qualidade de vida de uma pessoa. 

Crie um ambiente propício para a produtividade

Criar um ambiente propício para a produtividade no trabalho tem tudo a ver com a empresa que deseja prosperar. Mas, para isso, você deve pensar em estratégias que ajudem o seu time a ver o local de trabalho como um ambiente harmônico e de interação social. 

Há pessoas que se sentem mais produtivas quando escutam uma música tranquila, já outras gostam de trabalhar tomando uma boa xícara de café ou chá, por exemplo. Enfim, existem diversas formas de deixar o ambiente de trabalho mais confortável e propício para a produtividade. Mas, para isso, é importante conhecer bem o perfil de cada colaborador da organização. 

Ofereça treinamentos

Outro ponto que não pode passar despercebido são os treinamentos. Eles são fundamentais para garantir que as atividades sejam realizadas de forma satisfatória. Isso porque, no dia a dia de trabalho, a execução de alguns processos pode passar por reformulações e, se o colaborador não estiver preparado para realizá-la, todo o trabalho da equipe pode ficar comprometido. 

Por isso, é fundamental oferecer uma boa capacitação para os funcionários. Essa etapa é indispensável para ajudar a companhia a atingir os objetivos corporativos e se destacar da concorrência diante do mercado de atuação. 

Agora que você já sabe os fatores que podem impedir a produtividade no trabalho, é preciso pôr em prática as dicas que elaboramos ao longo do artigo, a fim de conseguir fazer a empresa prosperar. Mas se lembre que também é importante contar com o apoio de uma empresa especializada em ajudar empreendedores a manterem a produtividade em dia e assegurar bons resultados. Assim, conseguirá ter acesso aos melhores treinamentos e consultorias voltados para quem está em busca otimizar os processos da sua companhia.

Gostou das informações que elaboramos para você? Então, não deixe de olhar o nosso portal para ficar por dentro de outros artigos do seu interesse!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora