Pular para o conteúdo principal
Mon Dec 07 10:34:26 BRT 2020
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS

9 dicas práticas para tirar fotos para o Instagram bombar

Afinal, como tirar fotos para o Instagram? Neste artigo, mostraremos como você pode tirar ótimas fotos para fazer o seu perfil.

· 07/12/2020 · Atualizado em 07/12/2020

Afinal, como tirar fotos para o Instagram? Se você já se deparou com essa dúvida, certamente já sabe que essa rede social é extremamente visual. Mesmo que exista a possibilidade de incluir textos e vídeos, as fotos dominam a plataforma. 

Na verdade, ela foi construída para isso e os demais tipos de conteúdo foram sendo incluídos com o tempo. Portanto, saber como tirar fotos para Instagram é essencial para atrair a atenção do seu público e criar um bom nível de interação com eles. 

Pensando na importância do assunto, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como você pode tirar ótimas fotos para fazer o seu perfil no Instagram bombar. Confira!

1. Aproveite a iluminação natural

A iluminação é um aspecto fundamental em qualquer tipo de fotografia. Você já deve ter percebido que fotógrafos profissionais raramente fazem o seu trabalho em locais poucos iluminados. Muitos carregam consigo seus próprios refletores para garantir que suas fotos terão o máximo de qualidade.

Quem utiliza o Instagram como ferramenta de divulgação também precisa ter cuidado com esse elemento. Você até pode comprar algum tipo de refletor mais simples, como os que existem no mercado atualmente, porém a luz natural pode proporcionar um diferencial invejável para suas fotos.

Portanto, sempre que possível, aproveite esse benefício incrível que a natureza proporciona para quem trabalha com Instagram. O melhor de tudo é que a iluminação natural é de graça e você precisa apenas aprender a posicionar a sua câmera no melhor local para aproveitar essa luz.

O ideal é que você sempre fique a favor da iluminação. Ou seja, a luz deve vir por trás da câmera. Nunca aponte suas lentes para nenhum tipo de iluminação, seja ela natural ou artificial. Isso pode prejudicar muito mais do que ajudar.

2. Invista em uma câmera de qualidade

Se você utiliza o Instagram como uma ferramenta de negócios é preciso ter em mente a necessidade de desenvolver um perfil profissional para sua empresa. Para tanto, não há como fazer isso sem utilizar uma câmera de qualidade.

Não precisa ser, necessariamente, uma ferramenta profissional — que pode chegar a custar de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00. Atualmente, alguns smartphones são capazes de fazer fotografias com a qualidade equivalente à de uma câmera profissional.

Obviamente, eles não realizam algumas manobras mais complexas, como fotos embaixo da água ou com grande movimento. Existem algumas limitações, porém, para tirar fotos paradas um bom smartphone pode ser a solução perfeita.

A grande vantagem é que esse equipamento pode ser utilizado com outras finalidades dentro da empresa. Com seu smartphone você pode gerenciar o seu perfil no Instagram, atender seus clientes e aproveitar todos os benefícios que essa brilhante invenção pode proporcionar.

3. Teste diferentes ângulos para a foto

A fotografia é vista por muitos como uma arte e isso não é nem um pouco exagerado. Saber tirar uma foto de qualidade e aproveitar ao máximo todo o ambiente, de fato, é um trabalho de artistas. Porém, você pode fazer algo semelhante dentro de suas limitações, sejam elas relacionadas à experiência com fotografia ou com a própria câmera que utiliza para tirar as fotos para Instagram.

Para tanto, você pode testar ângulos diferentes para suas fotos. Use e abuse dessa dica. Mesmo que você tenha que dedicar muito tempo tirando fotos diferentes para o mesmo produto, vale a pena fazer esse teste de ângulo para que o retrato possa demonstrar todas as características da sua mercadoria.

Para entender a importância de escolher vários ângulos é necessário que você se coloque no lugar do seu cliente. Tenha em mente que os seus consumidores não estão vendo os produtos ao vivo, tampouco têm a possibilidade de tocar neles.

O seu papel, portanto, é tirar uma foto que seja capaz de mostrar o seu produto ao consumidor fazendo com que ele consiga enxergar todas as suas nuances e os seus detalhes. Se necessário, poste fotos de vários ângulos de um mesmo produto para que o cliente possa analisar a fundo o item que deseja adquirir.

Algumas pessoas erram nesse aspecto e colocam fotos com pouca amplitude em relação ao ângulo, acreditando que o cliente vai fechar a página e correr na sua empresa para ver o item de perto. Acredite, isso não vai acontecer!

Você precisa despertar o interesse da pessoa dentro do próprio perfil do Instagram e isso é feito por meio das fotos tiradas de um bom celular, como iluminação adequada e de diversos ângulos diferentes.

4. Utilize o enquadramento adequado

O enquadramento também é algo muito importante de ser observado. Isso interfere demais na qualidade de suas fotos para Instagram. O principal é que é tão fácil de fazer que não justifica postar fotos desenquadradas no seu perfil.

Se você utilizar um smartphone para fazer suas fotografias é interessante manter o equipamento estável antes de clicar no botão para capturar a imagem. Dessa forma, você consegue enxergar como aquela foto vai ficar enquadrada e poderá manter o produto sempre no meio, independentemente do ângulo em que ele está sendo visto.

5. Crie fundo infinito improvisado

O fundo infinito é uma estratégia muito interessante para fotografias a serem inseridas no seu Instagram. Essa técnica passa um aspecto de muito profissionalismo, o que conta pontos a favor de sua empresa. O foco principal dessa estratégia é destacar o produto atraindo a atenção do usuário diretamente para ele.

A técnica evita que a pessoa tenha distrações no momento em que visualizar a imagem principal que foi capturada, que nesse caso seriam seus produtos. Criar um fundo infinito é muito simples. Isso pode ser feito com um pano branco ou até mesmo um pedaço de papel posicionado atrás do produto. 

É importante que esse acessório fique totalmente dentro do enquadramento da foto. Não permita que nenhum detalhe fora desse pano branco ou papel saia na sua fotografia, pois isso pode colocar toda a estratégia do fundo infinito a perder.

Além disso, gerará distração no cliente. Essa falha demonstra certa falta de profissionalismo, fazendo com que as pessoas percam o interesse em seus produtos ou serviços.

6. Utilize o Canva para editar as fotos

A edição de fotos é uma etapa que pode ser bastante desafiadora para um empresário que não é fotógrafo profissional. Entretanto, existe uma ferramenta que funciona totalmente online e que pode ajudar muito nessa tarefa.

Antes, é importante que você entenda que as suas fotos do Instagram precisam ser editadas antes de postar. É necessário que você padronize as suas publicações, e isso é muito simples de fazer quando você pode contar com uma plataforma online que disponibiliza modelos pré-programados e totalmente editáveis de postagens em diversas redes sociais.

Essa ferramenta se chama Canva. Com ela é possível acessar a plataforma de forma totalmente gratuita, porém, nesse caso, existem algumas limitações quanto a forma de downloads e até mesmo a utilização de alguma de suas funções.

Se você deseja criar um perfil profissional no Instagram vale a pena pagar pela assinatura da plataforma para utilizar todas as vantagens incríveis que ela pode proporcionar. Assim, você economiza dinheiro com edição e terá um aspecto profissional em suas postagens.

7. Tenha cuidado com a limpeza da câmera do celular

Pode parecer bobagem, mas é muito comum que as pessoas não consigam tirar fotos com qualidade devido a sujeiras na própria câmera do celular. Em alguns casos, quando se trata de algum cisco, por exemplo, é mais fácil identificá-lo, porque ele fica totalmente evidente em uma parte da tela.

Porém, sujeira que embaça a câmera do celular muitas vezes não é percebida, principalmente quando você está aproveitando a luz do dia para tirar a foto e o sol acaba embaçando um pouco a tela do smartphone. Por isso, desenvolva o hábito de sempre passar uma flanela limpa na câmera do seu celular antes de começar uma sessão de fotos. Isso evitará que a sujeira prejudique a qualidade das capturas.

8. Prefira cenários neutros

Outra dica interessante para tirar fotos para Instagram com qualidade é dar preferência para cenários neutros. Dessa forma, você consegue fazer imagens padronizadas e de forma mais simples.

Quando você começar a trabalhar com as fotos para o seu perfil no Instagram, pode se sentir tentado a fazer coisas diferentes, escolher cenários e ângulos distintos para fazer as imagens. Evite esse tipo de coisa e sempre lembre-se que o simples é a melhor opção quando o assunto é rede social.

9. Utilize filtros para favorecer pontos fortes

Atualmente existem diversos filtros que são inseridos naturalmente pelo Instagram ou até mesmo em alguns softwares específicos. Esses elementos podem ser utilizados para favorecer alguns pontos fortes dos seus produtos.

Porém, é importante que você use essas funções com cautela e evite sobrecarregar a fotografia e tirar a atenção daquilo que realmente importa, que é o seu produto. 

Se você seguir essas 9 dicas práticas para tirar fotos para Instagram, certamente terá uma grata surpresa ao ver o aumento no número de seguidores e, principalmente, de engajamento do seu público-alvo. Isso facilitará o seu processo de marketing e contribuirá para a melhoria nas vendas. 

Gostou das nossas dicas? Que tal continuar aprendendo sobre essa plataforma incrível? Então, confira o nosso artigo sobre como vender pelo Instagram.

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora