this is an h1

this is an h2

Thu Sep 29 10:39:33 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Apicultor alavanca produção de 140kg para mais de uma tonelada

George Caitano aperfeiçoou seu negócio com cursos de favo cheio de manejo do semiárido

· 29/09/2022 · Atualizado em 29/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Foto: Arquivo Pessoal | Texto: Lucas Borba

A ideia de adentrar no ramo da apicultura surgiu no Aquário Andorinhas, na cidade de Petrolina, a partir do incentivo de outros apicultores locais que fez a associação, hoje com 35 membros, reconhecer a importância da abelha para o bioma do semiárido como também a polinização de cultivadores regionais. 

Toda essa jornada do negócio foi encabeçada por George Caitano, empreendedor que procurou aperfeiçoar ainda mais o processo de fabricação de mel, realizando um curso de imersão e favo cheio, que ajudou inserindo técnicas para manter os enxames fortes, com o intuito de perder menos até a entrada da próxima safra, e foi um sucesso. Em menos de um ano, alavancou a produção que era de 140kg, para mais de uma tonelada. Esse mel é comercializado principalmente no município, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e em supermercados e hortifrutis. 

Outra mudança importante aplicada no Aquário Andorinhas foi a adequação de manejo do semiárido. “Entender a necessidade de proporcionar o máximo de conforto animal, disponibilizando água de qualidade, indução de florada com antecedência, isso pelo fato de que possuirmos florada bem distintas e discretas em virtudes do volume de chuvas.  A garantia de manter enxames fortes e induzir quando possível uma planta de flora apícola garante o máximo aproveitamento de néctar e pólen de floradas de pedidos curtos. Observando esse cenário conclui-se que quando possuímos enxames fracos e pequenos, inicialmente ele precisa crescer, que leva em média de 21 dias para o nascimento de novas abelhas e mais algum tempo para estarem prontas para buscarem alimentos, onde muitas vezes já se passou o período chuvoso ou de florada e, mesmo os enxames populosos não há disponibilidade de néctar para produção de mel.”, explica George. 

Para o futuro, a principal meta do empreendedor é chegar num ponto em que o negócio possa funcionar exclusivamente com atividade apícola, sem necessidade de um complemento de renda, já que alguns associados ainda desenvolvem outras atividades como o cultivo de plantas frutíferas e leguminosas. 

Está precisando de ajuda com o seu negócio?

Canais Digitais de Atendimento Sebrae:

Fonte: Agência Sebrae de Notícias


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?