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Wed Oct 16 10:37:27 BRT 2019
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Cinco sugestões para pequenos negócios conseguirem exportar

Sebrae dá orientações sobre como se preparar para internacionalizar os empreendimentos de forma planejada

· 16/10/2019 · Atualizado em 16/10/2019
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Comercializar produtos e serviços para os mercados consumidores de outros países não é um sonho impossível ou inacessível para micro e pequenas empresas. Embora exportar ainda represente um enorme desafio para os donos de pequenos negócios no Brasil, a cada ano vem crescendo o número de empreendedores que ousam expandir seus mercados e lançam o olhar para além das nossas fronteiras. Conquistar o mercado externo exige planejamento, estratégia, qualificação, investimento e paciência. É fundamental que o empresário busque conhecer a fundo a legislação, a cultura, a concorrência e outros aspectos com os quais ele terá de lidar ao negociar seus produtos no exterior.

Para aqueles que escolhem esse desafio, a caminhada pode ser longa, mas os resultados vão além do faturamento com os negócios firmados com clientes estrangeiros. Especialistas do Sebrae avaliam que o simples fato de se prepararem para vender seus produtos no mercado externo já traz para a empresa um diferencial competitivo.

De olho nesse cenário, o Sebrae preparou cinco dicas que vão ajudar os donos de pequenos negócios a se planejarem da melhor forma possível. 

1. Definir os objetivos pretendidos com a internacionalização de sua empresa

Entender o objetivo para sua empresa assumir uma atuação geográfica fora do país de origem é essencial para realizar um planejamento cuidadoso e calculado sobre a expansão de suas operações. A internacionalização pode acontecer de diferentes maneiras: exportando, fazendo o licenciamento de sua patente ou de sua marca para outra empresa no exterior, franquiando a marca no mercado externo, abrindo uma filial ou subsidiária da empresa em outro país, importando insumos para os produtos que sua empresa exporta, fazendo Joint Venture (que é associar-se a uma empresa estrangeira e criar uma nova empresa no exterior) ou participando da cadeia de suprimentos de empresas globais, fornecendo, por exemplo peças ou partes para o processo produtivo de empresas estrangeiras globais.

2. Elaborar uma estratégia de internacionalização e o planejamento cuidadoso dessa estratégia

Sua empresa deve responder às seguintes perguntas para compreender os próximos passos para planejar a atuação no mercado externo: por que exportar, para onde exportar, para quem exportar e como exportar? Dessa forma, você começa por verificar sua capacidade de produção e a identificar os recursos necessários para levar adiante o processo de exportação (como tempo, máquinas e equipamentos e mão de obra). É fundamental também realizar pesquisas de mercado para identificar os mercados-alvo potenciais, verificar se existem acordos comerciais entre o Brasil e o país de destino para se beneficiar com isenções tributárias ou benefícios fiscais, consultar as barreiras tarifárias e não-tarifárias para o produto no mercado alvo, avaliar o preço que poderá ser praticado, estudar a melhor forma de comercialização do seu produto, entre outras providências necessárias.

3. Compreender que o planejamento estratégico necessita incluir o risco calculado tanto em operações de câmbio quanto em operações logísticas

Ao negociar em moeda estrangeira, o empresário deverá planejar o risco de variação cambial e dos tipos de logística que utilizará para realizar a entrega do produto que dependendo da modalidade envolve custos variáveis em algumas circunstâncias. Fique atento também à embalagem adequada ao tipo de transporte e de tempo de envio.

4. Conhecer os regimes aduaneiros especiais

Esteja atento aos regimes aduaneiros que garantem benefícios fiscais às operações de importação ou exportação. Um exemplo é o regime especial Drawback, que oferece suspensões ou isenções de tributos incidentes na importação de insumos utilizados na industrialização de um produto a ser exportado.

5. Registre sua marca e proteja sua propriedade intelectual

Quando você registra sua marca a protege do uso não autorizado por concorrentes e assegura um bem com valor econômico para sua empresa. Da mesma forma, é fundamental depositar seus pedidos de patente no Brasil para garantir a titularidade de sua invenção ou tecnologia no mercado interno. Assim, você poderá - posteriormente - depositá-lo no exterior ou licenciá-la.


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