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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE

Como contratar influencers para divulgar a marca?

Pensando em contratar influencers para divulgar o seu negócio? Não faça isso antes de ler este conteúdo sobre como negociar com esses profissionais. Confira!

· 19/01/2021 · Atualizado em 19/01/2021

Contratar influencers é uma alternativa que pode proporcionar bons resultados na divulgação do seu negócio. Afinal, essas pessoas possuem seguidores em redes sociais e que têm grande tendência a adquirir produtos e serviços de determinado segmento.

Nesse sentido, eles são uma grande estratégia de marketing para o seu negócio. Por outro lado, para que essa tática realmente funcione, é essencial que você saiba como contratar essas pessoas. Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo completo sobre o assunto.

Nele, apresentaremos como é o trabalho desses profissionais e as formas corretas de contratá-los. Continue lendo!

A participação das redes sociais no mercado brasileiro

Inicialmente, é importante entender o papel das redes sociais no mercado brasileiro. Elas proporcionaram um grande impacto nos hábitos de consumo das pessoas. Antes mesmo de elas ganharem todo o sucesso que têm hoje, muitos consumidores já tinham certo nível de tranquilidade ao efetuar compras online.

Porém, segundo dados divulgados pela revista eletrônica e-commerce Brasil, as redes sociais representaram 21% das vendas realizadas em todo o ano de 2018. Além disso, o levantamento também constatou que 8 em cada 10 visitas em sites ou lojas físicas iniciaram-se em redes sociais. Os números mostram que essa é uma nova forma de vender, que vem alcançando todos os segmentos de mercado.

O trabalho dos influencers nesse processo

Nesse cenário de grande influência das redes sociais no consumo dos brasileiros, surgem algumas figuras fundamentais. Basicamente, são pessoas com boa capacidade de comunicação que criam perfis em redes sociais, como o Instagram, e oferecem dicas sobre variados assuntos aos seus seguidores com tendência a confiar na opinião dessa pessoa. Esse profissional é chamado de digital influencer.

O trabalho dele funciona da seguinte forma: a empresa entra em contato com o responsável pelo perfil, apresenta os seus produtos e serviços e faz uma troca — que pode ser mediante pagamento em dinheiro ou envio de itens para o influencer — para que ele demonstre a marca para os seus seguidores.

Os resultados dessa estratégia podem ser muito expressivos. A Influency.me publicou um case de sucesso durante o período de Black Friday. Uma empresa chamada Ikesaki obteve nada mais que 12 mil pedidos em um único dia graças à ação de seus influenciadores.

Contudo, não é necessário um grande case de sucesso para entender o poder desse tipo de estratégia para um negócio. Imagine, por exemplo, uma pessoa que possui milhares de seguidores com interesse pelo assunto de acessórios para casa. Esses perfis seguem as dicas do influenciador e confiam na opinião dele.

Agora, suponha que você tenha uma empresa que forneça esses produtos e convide o influenciador para uma campanha de marketing em sua loja. Acredite: os resultados podem ser consideráveis. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que você saiba escolher bem os seus influenciadores. Isso é o que demonstraremos no próximo tópico.

As formas de contratar influencers para o seu negócio

Agora que você entendeu o poder das redes sociais para o consumo de modo geral e como os influenciadores têm um papel crucial nesse processo, mostraremos como você pode contratar esses profissionais. Acompanhe!

Conheça bem o seu público-alvo

Nenhuma estratégia de publicidade — por mais simples que possa parecer, como distribuição de panfletos na rua — terá efetividade, se você não conhecer a fundo o seu público-alvo. Alguns empresários até fazem isso sem essas definições. No entanto, eles estão simplesmente jogando dinheiro na fogueira e verão pouco ou nenhum resultado em seus esforços.

Quando se pensa em contratar influencers para divulgar um negócio, esse conhecimento sobre o público-alvo é ainda mais importante. Isso porque os seguidores desses perfis têm características muito bem definidas, bem como gostos, medos, desejos e anseios semelhantes.

Isso pode ser um grande facilitador, mas também um verdadeiro pesadelo para quem não sabe preparar-se para uma campanha de marketing. Por exemplo, imagine uma loja de roupas masculinas ou do setor automotivo — que pode ter um público mesclado, mas a maioria é predominantemente masculino — contratar um influenciador com um público predominantemente feminino. A estratégia seria totalmente fracassada.

Os interesses são completamente distintos e, mesmo que existam milhões de pessoas seguindo aquela página, elas não darão muito valor às postagens feitas por essa empresa. Por outro lado, se o mesmo negócio procura um influenciador que dá dicas para homens sobre moda, comportamento e até universo fitness, pode obter grandes resultados com a contratação.

O público dos influenciadores já é muito nichado. Isso porque, se uma pessoa encontrou um perfil e decidiu segui-lo, significa que ela tem interesse pelo que está sendo exposto por aquele influencer, tendo a liberdade de abandonar a página assim que desejar. Logo, esse público é muito fiel e convicto de seus interesses.

Liste possíveis influenciadores

Depois de entender o seu público-alvo e definir o perfil das pessoas que pretende atingir com sua estratégia, você deve listar os possíveis influenciadores que podem ser contratados. Primeiro, é preciso ter em mente que esses profissionais não serão colaboradores do seu negócio, mas, sim, prestadores de serviços.

Além disso, é interessante que você tenha várias opções de influenciadores para conseguir negociar boas condições com eles. Não é indicado ter apenas um profissional contratado para fazer divulgações do seu negócio. O ideal é manter dois ou mais, para que você possa abranger o maior número de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Além disso, quando um usuário vê mais de um influenciador que ele segue falando sobre alguma marca, isso tem um efeito ainda maior, potencializando as chances de converter a indicação em vendas.

Entre em contato com o influenciador

O próximo passo é entrar em contato com o influenciador. Essa é uma etapa a que você deve ter muita atenção, pois é o primeiro passo de um processo de negociação e o início de um relacionamento que pode durar alguns meses.

Portanto, seja o mais profissional possível e sempre faça contato pelos canais divulgados pelo próprio influenciador. Geralmente, nos perfis, já existem as formas de contato, que podem ser por meio de um endereço de e-mail ou, até mesmo, mensagens privadas na própria rede social.

Analise seus números

No primeiro contato, você já deve solicitar que o influenciador envie os seus dados estatísticos de visualizações e engajamento dos seus seguidores. Isso é importante porque nem sempre um grande número de pessoas seguindo um perfil significa que é um público com interesse em determinados assuntos em especial.

O que mais deve ser levado em consideração nesse aspecto é a verificação de como as pessoas interagem nas publicações do influenciador, curtindo, comentando ou compartilhando suas postagens.

Obviamente, o número de pessoas que segue uma página é algo que precisa ser pesado. Porém, existem casos em que perfis com menos seguidores têm um engajamento maior para determinadas situações.

Por exemplo, um influenciador local com algumas centenas de seguidores pode ser mais interessante para promover uma loja física que um perfil com milhares ou milhões de pessoas espalhadas por todo o país. Esse é o tipo de análise que você deve fazer.

Procure uma agência de influencer

Com o surgimento e aumento da relevância dos influenciadores digitais, surgiram as empresas que agenciam esses profissionais. O papel delas é intermediar, ou seja, ligar o profissional das redes sociais às empresas que precisam dos seus serviços.

As agências de influencers podem ser interessantes para que você tenha uma espécie de assessoria na hora de escolher um profissional que esteja adequado ao perfil da sua empresa e que tenha maiores chances de fazer postagens que, efetivamente, retornem em visitas à sua loja física ou online e, finalmente, em vendas.

Construa um bom relacionamento

Por fim, é importante que você sempre mantenha um bom relacionamento após contratar influencers para divulgar o seu negócio. Isso deve ser visto como uma forma de parceria que, quanto mais tempo durar, mais vantagens pode proporcionar para ambas as partes.

Os problemas que podem ocorrer com a contratação equivocada

Sem dúvidas, contratar influencers para divulgar uma marca é extremamente interessante. Contudo, fazer isso de forma equivocada pode gerar um efeito totalmente diverso do esperado. Quando você erra na escolha, a imagem da sua marca pode ser prejudicada. Afinal, da mesma forma que as redes sociais têm a capacidade e o potencial de espalhar boas coisas sobre determinados produtos e serviços, também são capazes de disseminar características ruins de empresas e marcas.

Portanto, é essencial que você sempre analise com muito cuidado o perfil dos influenciadores que farão parte do sistema de publicidade do seu negócio, principalmente analisando se eles se encaixam com o tipo de público que você pretende atingir. Dessa forma, você evita o gasto de tempo e dinheiro com estratégias ineficientes e, ainda, pode aproveitar de todos os benefícios que os influenciadores trazem para seu negócio.

Por fim, podemos concluir que contratar influencers não é uma tarefa tão complexa. O mais importante é saber escolher o profissional correto e, principalmente, analisar os resultados gerados nas publicações e estratégias que foram definidas. Você pode alterar a abordagem, sempre analisando as melhores práticas para que a sua empresa venda mais.

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