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Thu Sep 16 16:31:53 BRT 2021
Pessoas | EQUIPE
Confira 10 técnicas antiestresse e mantenha sua saúde emocional

O estresse pode afetar a saúde física e emocional. Mas há técnicas antiestresse importantes para reduzir e prevenir o excesso de tensão.

· 16/09/2021 · Atualizado em 16/09/2021
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Muitas vezes, na nossa rotina corrida, ficamos mergulhados em situações automáticas que nos levam ao estresse. Certamente, você já disse ou ouviu muitas pessoas mencionarem algumas das frases: “Cheguei ao meu limite”, “Como estou cansado(a) hoje”, “Acho que vou ter um ataque hoje”. Essas e outras fases são comuns na vida de quem está passando por momentos de estresse. 

É importante ter em mente que há muitos prejuízos do estresse na nossa saúde. Alguns deles são: perda de apetite; queda da qualidade do sono; oscilação da pressão arterial; e desenvolvimento de doenças, como a gastrite nervosa. Além de afetar o corpo, o estresse acaba consumindo também o nosso cérebro, causando desequilíbrio emocional, irritação e nervosismo. Tudo isso impacta negativamente nas atividades rotineiras e no trabalho. E, claro, o quadro pode agravar-se ainda mais, levando a crises de pânico, de ansiedade e até depressão. 

O estresse jamais pode ser negligenciado ou entendido como uma simples irritação. Para ajudar a reduzir e prevenir esse excesso de tensão, elencamos 10 técnicas antiestresse infalíveis neste texto. Confira e mantenha sua saúde emocional! Boa leitura!

1. Faça exercícios físicos

Praticar atividade esportiva e física contribui para a perda de peso, melhorar o sistema cardiorrespiratório e, ainda, aliviar as tensões. Sabe por que isso acontece? Pois o nosso corpo libera a famosa endorfina, que é um hormônio que traz aquela sensação de bem-estar. Quando você começa a praticar exercícios, você assume um compromisso de cuidar de você, e isso aumenta a autoestima. Veja, a seguir, algumas opções interessantes.

1.1. Alongamentos

A sensação de tensão generalizada por todo o corpo é um dos primeiros sintomas físicos do estresse. E as dores musculares acabam acompanhando essa tensão, sobretudo nas pernas, nas costas e nos ombros. A boa notícia é que os alongamentos são ótimos para relaxar o corpo e aliviar esse estresse. 

1.2. Dança

Outra excelente alternativa para aliviar o estresse e também para movimentar o corpo de maneira mais divertida é a dança. Embora essa atividade exija um pouco de concentração, ela possibilita uma amplitude de movimentos que acaba fortalecendo os músculos do corpo. Além disso, o ritmo da música favorece a interação e acalma a mente, o que traz muitos benefícios psicológicos e físicos. 

1.3. Caminhada

Uma das melhores atividades físicas para aliviar o estresse é a caminhada, principalmente quando praticada ao ar livre. Caminhar, além de liberar endorfina, fortalece os músculos, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora a circulação do sangue e, sem dúvida alguma, é um ótimo momento para ficar em silêncio e não pensar em absolutamente nada, ou para refletir com calma sobre os problemas.

2. Durma bem

Dormir durante um tempo suficiente e com qualidade pode ser uma solução para vários problemas, e isso não é diferente quando o assunto é estresse. Então, faça do seu quarto e da sua cama verdadeiros santuários do sono, reduza as luzes do local, deixe as distrações bem longe de você — especialmente o celular — e esvazie a mente antes de deitar. Tudo isso vai ajudar muito, e, com toda certeza, você vai conseguir dormir bem. 

3. Controle a respiração

Você precisa sentir sua respiração. Para isso, você tem que inspirar, notar o ar entrando, perceber que ele está enchendo os pulmões de maneira bem lenta e, em seguida, expirar pela boca para esvaziá-los vagarosamente. O foco tem que ser somente nesse exercício que você faz com a respiração, combinado? 

Respire, sinta seu corpo e entre em contato com você, mesmo que seja somente durante um minuto. Fazer isso já vai ser significativo para o seu estado de espírito. Afinal de contas, quando você fica estressado, os batimentos cardíacos acabam aumentando, e seu corpo fica com energia e muito agitado. Por isso, é preciso acalmá-lo para que ele volte ao estado normal, bem distante desse estresse que faz mal. 

Você deve estar se perguntando: mas isso não é meditar? Não, controlar a respiração é uma prática parecida com a meditação, mas não exige que você separe um momento para fazer somente isso. Ou seja, você pode fazer em qualquer local que quiser e não precisa de um tempo para entrar nesse estado. 

4. Faça meditação

Agora, vamos falar sobre meditação. Bom, essa é uma prática extremamente conhecida e usada em todo o mundo. Porém, para conseguir os benefícios que ela proporciona, é indicado que ela seja feita com uma certa frequência, pois assim você aprende a controlar seus pensamentos e sentimentos de forma mais efetiva. E essa é uma das tarefas mais complexas quando estamos estressados. 

Para começar a meditação, você tem que escolher um local com tranquilidade, sem a possibilidade de haver interrupções. Você pode contar com a ajuda de vídeos no YouTube ou de aplicativos para seguir os passos, por exemplo. Mas, se preferir fazer por conta própria, você pode seguir as nossas dicas:

  • tente sentar em uma posição que proporcione conforto;
  • respire de forma lenta e profunda;
  • assim que estiver preparado, feche seus olhos;
  • permita que sua respiração volte ao normal;
  • deixe seus músculos relaxados e comece a escanear seu corpo inteiro mentalmente;
  • não esvazie sua mente – você só precisa deixar o pensamento ir e vir, sempre com foco na inspiração e na expiração;
  • quando sua mente começar a divagar, foque novamente na respiração;
  • quando sentir que deseja terminar a prática, é só sentir cada parte do corpo, começando a se mexer de forma lenta e abrindo os olhos assim que estiver realmente pronto. 

5. Gerencie seu tempo de trabalho

Algo que é muito necessário nos dias atuais é aprender a gerenciar o tempo de trabalho, afinal, são muitos compromissos durante o dia. Dicas relevantes para essa gestão são:

  • determinar o que é prioridade;
  • concentrar-se em cada atividade;
  • evitar as distrações ao máximo. 

Em muitos casos, você precisa saber dizer “não”, para conseguir realizar todas as suas tarefas sem atropelar nada. Além disso, é claro, deve dividir as responsabilidades. O mais recomendado é que você consiga respirar durante seu trabalho, mantendo um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a vida profissional. 

6. Ocupe a mente com coisas prazerosas

É fundamental dar uma pausa e fazer algo prazeroso, que você realmente goste, como ouvir uma música, ler um livro, assistir a uma série ou um filme, ir à praia, enfim, procurar algo que você sinta prazer em fazer e determinar, pelo menos, um dia na semana para isso. É importante entender que a vida não é só estudar e trabalhar, afinal, do que adianta dedicar-se tanto sem poder usufruir? 

O trabalho é essencial na nossa vida, mas é preciso aproveitar a vida também. Lembre-se de se divertir com amigos e familiares, viajar sempre que for possível e jamais adiar suas férias. Tudo isso vai diminuir os níveis de cortisol e deixar sua mente e seu corpo relaxados. 

7. Ouça música 

Ouvir músicas ajuda a desviar o foco e a diminuir bastante a tensão do dia a dia. Caso você possa trabalhar ouvindo músicas relaxantes, não deixe de fazer isso. Se não for possível, tente fazer isso quando estiver em casa, para se esquecer dos problemas. A música, assim como um bom livro, pode levar você a locais bem distantes dos problemas e das dores de cabeça do dia. 

Há muitos sons que dão aquela sensação de tranquilidade e de paz, como os pássaros cantando, o som do mar e o barulho da chuva caindo. Muitas pessoas preferem ouvir música clássica, instrumental ou outra que traga sensação tranquila, feliz e que leve seus pensamentos para bem longe do estresse. O que realmente importa é você escolher uma música que lhe agrade e focar nela.

8. Procure cultivar um olhar diferente em relação aos problemas

O ideal é que passe a olhar para situações estressantes como oportunidades de impressionar as pessoas que estão à sua volta. É uma questão de ponto de vista. A pressão de uma reunião, por exemplo, pode ser importante para que você procure fazer um trabalho impecável, em vez de despertar suas inseguranças. A tarefa aqui é tentar cultivar esse olhar diferente quando se pensa nos problemas.

9. Aceite o que não se pode mudar

Você concorda que algumas coisas são o que elas são e tentar se perguntar por que está acontecendo com você ou se culpar só vai deixá-lo ainda mais estressado? É isso! É preciso aceitar que o problema existe e que ele é do jeito que é. Não tente ficar se perguntando ou pensando que poderia ter sido diferente. Existem coisas na vida que você não pode controlar. Mas você pode escolher como lidar com esses problemas. 

10. Cuide da sua saúde 

Isso pode até parecer “bobo” para algumas pessoas, mas já parou para pensar em quantas vezes você acaba sacrificando-se até chegar à exaustão por algo, seja estudo, seja trabalho, seja relacionamento? Isso tem que ser evitado. É preciso colocar a saúde em primeiro lugar.

Uma boa dica aqui é cuidar da alimentação, pois ela vai proporcionar ao seu organismo tudo aquilo que ele necessita para funcionar corretamente. Quando você tem uma dieta equilibrada, que consegue suprir todas as necessidades energéticas do seu corpo, sua produtividade e disposição aumentam significativamente. Então, corte alimentos pobres em nutrientes da sua rotina e coma somente o que é necessário. 

Bom, como você pôde ver, é muito importante aprender a lidar com esse sentimento e evitá-lo ao máximo para conseguir manter a saúde física e emocional. Então esteja sempre atento ao estresse que, em boa parte dos casos, acaba surgindo no ambiente de trabalho.

É preciso estar ciente de que o transtorno não é apenas um nervosismo ou uma irritação passageira. É um transtorno que afeta todo o organismo. Lembrando que, em casos mais graves, o mais indicado é procurar ajuda médica especializada. 

Depois de conhecer essas técnicas antiestresse, não existe razão para aguardar o estresse chegar e começar a colocá-las em prática, não é mesmo? Caso você esteja sentindo-se tenso ultimamente, já comece a meditar, praticar exercícios, cuidar da saúde, do sono, a fazer uma boa playlist e seguir as demais dicas que citamos aqui. 

E aí, gostou de conhecer essas técnicas antiestresse? O conteúdo foi útil para você garantir sua saúde física e emocional? Aproveite e ajude outras pessoas também, compartilhando este texto nas suas redes sociais!


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