ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Mon Dec 02 11:48:43 GMT-03:00 2019
Mercado e Vendas
Quatro dicas para ajudar a encantar clientes
Mais do que atrair novos clientes, é importante fidelizar os já existentes

Toda empresa tem duas obrigações básicas: fazer e manter clientes. E para essas duas etapas, é preciso fazer com que o cliente se sinta especial e importante. Oferecer um serviço ou produto de qualidade é o primeiro passo para o sucesso do seu empreendimento, mas não é o único. É preciso ir além das expectativas dos clientes, gerando experiências positivas e encantando seu público.

Essa tarefa não beneficia apenas os clientes, como também auxilia na fidelização da sua marca, aumentando as vendas. Confira essas 4 dicas para encantar os clientes: 

1. Conheça o perfil dos seus clientes 

Antes de oferecer um serviço ou produto, é essencial saber para quem estes estão sendo oferecidos. Traçar o perfil deles, levando em consideração o estilo de vida, linguagem, idade, localidade e valores. Algumas empresas têm muitos clientes e é quase impossível oferecer uma experiência singular a todos. Sendo assim, é mais interessante focar nos clientes mais leais e que oferecem maiores retornos à empresa. 

2. Use o fator UAU para encantar clientes

O quanto você tem pensado na experiência do cliente? A empresa vai muito além da sua obrigação e usa uma ocasião desfavorável para marcar pontos. Empresas como Amazon, Disney e Zappos, centradas na experiência do cliente, também apostam no fator UAU. Há algo de diferente na entrada ou saída do seu estabelecimento, talvez no pós-venda? Essas questões podem determinar o encantamento do freguês, bem como o aumento das vendas. Então, é preciso ter cuidado. Caso você tenha franquias, identifique os principais pontos de contato — quando o cliente estaciona o carro na loja ou é recepcionado dentro da empresa, por exemplo — e reflita acerca de como eles podem ser aperfeiçoados na prática.

3. Novas formas de se relacionar com o cliente

Para além da simpatia, há outras formas que você pode manter a sua relação com o cliente. Nessa era digital, é fundamental que haja contato direto e rápido com sua clientela. Usar as redes sociais para demonstrar que sua marca é acessível, por exemplo, é uma boa opção para manter sua fidelização. 

4. Realize um atendimento impecável

Mais do que nunca, é preciso atender de maneira impecável. Não adianta tratar o cliente de forma ríspida, fazer corpo mole ou dizer que vai retornar outro dia para resolver o problema. Se o consumidor não ficar satisfeito, pode simplesmente migrar para a concorrência. Portanto, cabe aos gestores instruir seus colaboradores para que atendam com excelência. Receber o cliente de maneira cordial, ter prontidão em responder e persistir na solução do contratempo são itens básicos, mas que certamente fazem a diferença no relacionamento. Pequenos detalhes, como um sorriso ou aperto de mão, já ajudam bastante. 

Hoje, nesse novo cenário digital, é essencial que haja um tratamento mais humanizado para com o cliente. As exigências aumentam à medida que as necessidades vão se adaptando a essa nova realidade. Muitos empreendedores erram em dar uma resposta robotizada, distanciando-se do consumidor. Segundo o analista do Sebrae, Valdir Cavalcanti, “o grande problema das empresas hoje é o acompanhamento das crises. O empreendedor não deve padronizar suas respostas, e deve entender que cada cliente tem sua necessidade específica. O ideal é que se qualifique esse atendimento direto personalizando cada resposta para que atenda e assista o problema de cada cliente em particular”.

A experiência vivenciada pelo freguês em sua empresa é crucial para sua fidelização e garantia de volta. Não fique para trás e coloque em prática as dicas do Sebrae e encante novas clientelas para seu empreendimento.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora