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Mercado e Vendas | VENDA
Confira quais foram os setores que mais venderam em 2021

Mesmo frente à pandemia de coronavírus, tivemos setores que atingiram muito sucesso em vendas no ano de 2021. Saiba quais são eles!

· 21/10/2021 · Atualizado em 21/10/2021
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Você sabe quais foram os setores que mais venderam em 2021? Este e o ano passado foram muito desafiadores para todos. Independentemente do segmento, as empresas sofreram por algum tempo com a paralisação da economia e a crise sanitária que enfrentamos.

Contudo, alguns setores tiveram um grande destaque nesse mesmo período. Inclusive, tivemos muitos que bateram recordes de vendas e resultados. Conhecer esses negócios pode ser muito interessante para uma pequena empresa.

Afinal, isso pode servir como uma forma de inspirar novos empreendedores. Quer saber mais sobre esses setores? Então, confira o post que preparamos para você!

Quais são os setores que mais venderam em 2021?

Iniciaremos mostrando os números dos setores que mais venderam em 2021. Em seguida, mostraremos o que você deve fazer com esses dados. Continue lendo!

Comércio varejista

Se existiu um setor que sentiu o impacto da pandemia no primeiro momento foi o comércio varejista. Contudo, essas empresas conseguiram se reinventar e abriram o ano de 2021 com números surpreendentes.

Um estudo da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez uma revisão da projeção de crescimento desse segmento. Antes, já era de 4,5% e passou para 4,9% para o ano de 2021. Isso mostra a força desse mercado e o quanto ele ainda suporta bem grandes crises.

Vale a pena fazer uma menção especial ao comércio varejista que existe no mundo online, os famosos e-commerces. Em dados gerais, apenas no primeiro trimestre de 2021, esse setor teve um crescimento de 57,4% — segundo dados publicados pelo portal E-commerce Brasil.

Logo, temos a clara ideia de que a junção entre o setor de comércio varejista e o e-commerce é uma combinação poderosa, capaz de superar uma grande crise mundial.

Alimentação

Outro setor que está em alta é o de alimentação. Dados da ABRAE mostraram que o faturamento da indústria alimentícia cresceu cerca de 12,8% no ano de 2020. Afinal, mesmo que esses anos tenham sido desafiadores para muitas pessoas, a alimentação é algo essencial — mesmo os menos favorecidos em termos de poder aquisitivo necessitam desse segmento de mercado.

Nesse sentido, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) prevê um crescimento ainda maior, especialmente no comércio varejista de alimentos. Como exemplos, podemos citar restaurantes, mercados etc. A presença da tecnologia é uma das grandes responsáveis por essa explosão do setor.

Os aplicativos de delivery têm uma participação fundamental no processo. Afinal, foi por meio deles que muitas pessoas passaram a ter acesso a restaurantes e a estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios.

Construção civil

Outro setor que chama muito a nossa atenção é a construção civil. Durante os anos de 2020 e de 2021, os preços dos materiais e da mão de obra dispararam e chegaram a patamares históricos. Com isso, o efeito natural desse aumento seria a diminuição de faturamento no setor. Contudo, não foi isso que aconteceu.

Do ano de 2019 para 2020, foi registrado um crescimento de cerca de 10%. Para o ano de 2021, as estimativas são menos animadoras, mas ainda haverá um aumento significativo no patamar de 4%, segundo previsões realizadas pelo estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção.

Como aproveitar os movimentos desses setores que mais venderam em 2021?

Ao analisar esses departamentos, talvez você esteja se perguntando como aproveitar essa onda de crescimento que eles vêm tendo. Uma alternativa seria abrir uma empresa que explore diretamente essas atividades. Contudo, esse não é o desejo e nem uma possibilidade para muitas pessoas.

Desse modo, você não precisa ingressar diretamente nesses setores para aproveitar esse crescimento. Nos próximos tópicos, mostraremos como ter acesso a esse grande movimento sem ter que abrir uma empresa de construção civil ou uma indústria alimentícia. Continue lendo!

Aproveite a demanda aquecida

Um dos primeiros pontos é aproveitar a demanda aquecida. Geralmente, quando um segmento de mercado está em alta, as pessoas começam a ingressar nele com mais intensidade. Assim, essa pode ser uma alternativa interessante para abrir um novo negócio.

Ou seja, é viável abrir uma empresa para atuar diretamente no setor. Por exemplo, uma loja de roupas, de acessórios, de calçados etc. Ou, ainda, é possível apostar em organizações que fornecem produtos e serviços para esses negócios. Porém, é muito importante entender o timing dessa entrada no setor de demanda aquecida. Não é raro encontrar pessoas que ingressam em um campo que, no momento inicial, está em alta, mas, depois, tem uma queda nos resultados.

Portanto, é fundamental que você tenha atenção a esses movimentos e ingresse em um mercado que, efetivamente, esteja em alta. Tenha cuidado com aqueles muito voláteis. Ou seja, que ficam em alta e em baixa com muita frequência.

A dica é fugir de segmentos exóticos ou muito novos. Se você apostar em um setor que é de grande necessidade para as pessoas, o risco será menor. Por exemplo, a alimentação é um departamento que dificilmente deixará de ser uma coisa básica para a humanidade. Logo, se ele estiver em alta, é uma alternativa interessante.

Invista em mercados em franco crescimento

Outra dica para aproveitar esses movimentos de alta em determinados mercados é investir em um setor que já está em franco crescimento. Dessa forma, você aproveita todo o movimento e gera bons lucros para o seu negócio.

Caso o setor comece a perder em termos de vendas, ou seja, inicie um processo de arrefecimento — o que pode acontecer com o passar do tempo —, você já terá aproveitado todo o movimento de alta. Em outras palavras, terá aproveitado toda a lucratividade que ele proporcionou no momento de alta.

Crie soluções para novos públicos

Outra dica interessante é criar soluções para as novas necessidades e os novos públicos que surgem com o crescimento de um setor. Por exemplo, com a elevação do mercado de alimentos, é provável que apareçam necessidades novas, tais como softwares de gestão, a prestação de algum tipo de serviço etc.

Nesse caso, você pode aproveitar o movimento para criar essas novas soluções e oferecer para quem já atua no segmento que está em franco crescimento. O que torna essa alternativa ainda mais interessante é a possibilidade de trabalhar com várias empresas de um mesmo setor.

Quais são as estratégias de vendas para esses segmentos?

Agora, mostraremos quais são as estratégias de vendas que podem ser utilizadas dentro desses setores que mais venderam em 2021. Vamos conferir?!

Qualificar os seus leads

Uma das tarefas mais importantes que você terá é a qualificação de seus leads. Inicialmente, porém, vamos entender o que significa esse termo. Um lead é entendido como o contato de alguma pessoa que, em determinado momento, manifestou algum tipo de interesse pelos seus produtos e serviços.

Logo, qualificar os seus leads significa buscar pessoas que têm mais chances de fazer negócios com a sua empresa. Geralmente, os empresários mantêm grandes listas de contatos que, dificilmente, entrarão em seu estabelecimento para fazer alguma compra. A qualificação é, então, um processo que tem por objetivo gerar valor para a pessoa, demonstrando a ela o quanto o seu negócio está pronto para atender a todas as suas expectativas, bem como a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Fazer um bom uso de gatilhos mentais

Outra dica interessante é fazer uso de gatilhos mentais. Basicamente, eles são elementos incluídos na comunicação e que despertam algum tipo de sentimento bom nas pessoas. Nesse sentido, nós temos o gatilho da autoridade, da reciprocidade, do comprometimento, da exclusividade, da escassez, entre outros.

O foco dessa tarefa é implementar na mente das pessoas o valor das suas soluções. Por exemplo, algo que é escasso, geralmente, demonstra aos consumidores que existem muitas pessoas desejando a solução. Logo, isso gera um sentimento de urgência, aproximando-os de efetuarem a compra.

O uso de gatilhos mentais é uma estratégia muito eficiente, mas deve ser executada com o máximo de cuidado. Jamais utilize essa tática com as famosas “letras pequenas no final do anúncio”. Isso pode gerar o efeito contrário ao esperado.

Investir em marketing

Por fim, você deve investir em divulgação para o seu negócio para aproveitar a onda de crescimento de alguns segmentos de mercado. A boa notícia é que, atualmente, trabalhar o marketing se tornou algo muito simples. É possível fazer isso com o auxílio da internet, aproveitando a expansão de algumas redes sociais, como o Instagram.

Além de ser mais fácil, o marketing se tornou algo realmente menos custoso. Atualmente, é viável atingir um número significativo de pessoas com um baixo investimento. Negócios locais também são beneficiados pelo marketing digital, especialmente ao contarem com o uso de alguns aplicativos de mensagens, como o Telegram ou o WhatsApp.

Por fim, podemos concluir que os setores que mais venderam em 2021 se apresentam como uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Porém, você precisa ter em mente que é fundamental investir em estudo e em uma boa análise do mercado em que cogita atuar. Além disso, também vale a pena seguir à risca cada uma das indicações que mencionamos neste artigo.


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