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Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Conheça as 8 principais tendências de negócios para 2022

Pensando em empreender? Então, leia este artigo e confira as principais tendências de negócios para 2022.

· 16/09/2021 · Atualizado em 16/09/2021
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Se você está pensando em empreender e inovar, é fundamental ficar de olho nas principais tendências de negócios para 2022. O mundo enfrentou grandes momentos de mudanças nos últimos anos e a pandemia do novo coronavírus acelerou uma série de processos que já vinham ocorrendo.

O trabalho em regime de home office é um exemplo desse tipo de alteração. Quem pretende ingressar em uma atividade deve estar atento a essas modificações, evitando iniciar um trabalho de forma equivocada e não negligenciando as necessidades de adaptação desde o início.

Neste artigo, mostraremos quais são as principais tendências de negócios para os próximos anos e como ter acesso a elas. Continue lendo!

Quais são as principais tendências para 2022?

1. E-commerce

O e-commerce é uma daquelas modalidades que já existiam, já tinham muita força e serão ainda mais potencializadas nos próximos anos. A expectativa é de que os números ainda não retornem para o que eram em 2019, antes da pandemia. Isso significa que ainda teremos pressões e muitas demandas nesse setor de mercado.

Os e-commerces que fizeram investimentos em 2020 para conter a crise precisarão se reformular para entender o retorno dessas aplicações. Nesse ponto, surge a oportunidade para as pessoas que estão ingressando nesse segmento. Afinal, elas terão uma base de informações muito interessante para estudar sobre determinadas empresas e acerca das medidas que elas adotaram para fugir da crise.

Outro ponto interessante do e-commerce é que ele pode ser explorado em dezenas de áreas. Ou seja, será possível montar lojas virtuais para a venda dos mais variados tipos de produtos, desde roupas e acessórios até alimentos congelados ou conservados.

2. Telemedicina

A telemedicina é outra área que vai ganhar muita expressividade no ano de 2022 e nos próximos. Esse é um setor de mercado que favorece os próprios profissionais da área da saúde e os de tecnologia ou de desenvolvimento de softwares e das demais ferramentas.

Durante anos, a telemedicina foi proibida no Brasil. Como a pandemia do novo coronavírus demandou essa nova necessidade, ela passou a ser permitida. Isso ocorreu graças à publicação da Lei nº 13.989/2020.

3. Trabalho remoto

O trabalho remoto não é um setor de mercado. Contudo, é uma modalidade que deve ser aplicada à maioria das empresas que querem se manter em competividade a partir do ano de 2022. Essa foi mais uma necessidade que surgiu entre os anos de 2020 e de 2021.

O regime remoto permite que o empresário tenha acesso a colaboradores que moram em localidades distantes da sede da empresa. Ou seja, ele elimina a barreira territorial e facilita o acesso a profissionais e a serviços mais qualificados.

Essa modalidade também permite a contratação de algumas atividades que eram possíveis apenas em um ambiente físico. Por exemplo, durante anos, o serviço de contabilidade demandava a contratação de um escritório próximo à sede da sua empresa. Com o trabalho remoto, isso não é mais necessário. Atualmente, existem escritórios de contabilidade especializados em atender a clientes a distância. Esse é apenas um exemplo simples que pode ser estendido aos mais variados tipos de mercados.

4. Produção de conteúdo para a internet

A produção de conteúdo para a internet é outro exemplo dentre as tendências de negócios para 2022. No passado, esse setor foi "discriminado", pois muitos acreditavam tratar-se de uma brincadeira ou de um passatempo de pessoas com pouca ocupação. Contudo, isso mudou muito nos últimos anos.

A produção de conteúdo é um segmento de mercado que movimenta alguns milhões de reais no Brasil. A partir de 2020 — como foi necessário ficar em casa durante muito tempo —, o consumo desse tipo de serviço aumentou vertiginosamente. Os conteúdos da internet podem ter formato de vídeo, de áudio — ou dos dois ao mesmo tempo — de textos ou de imagens.

5. Ensino remoto

Investir em produção de cursos livres ou, até mesmo, de reforços escolares é mais uma alternativa que tende a ter um bom crescimento em 2022. Isso foi facilitado pela própria disseminação dos conteúdos digitais, com a possibilidade de consultas online e de trabalho remoto.

Atualmente, no Brasil, ainda existe uma grande discussão sobre o chamado homeschooling, que é uma proposta de ensino formal domiciliar e que, certamente, demandaria a presença desses cursos e treinamentos online. Contudo, mesmo que ainda existam resistências, essa é uma modalidade que, cedo ou tarde, chegará aos brasileiros.

Quando isso acontecer, quem estiver apto a exercer a atividade de ensino remoto terá um grandioso mercado à sua disposição. Enquanto esse dia não chega, as pessoas que desejarem podem começar a oferecer os chamados cursos livres, que não necessitam de regulamentação e, ainda assim, movimentam alguns milhares de reais em nosso país.

6. Sustentabilidade e energia renovável

A preocupação com os impactos que o homem causa ao meio ambiente não é algo novo. A cada ano, esses cuidados tendem a aumentar. Afinal, não dá mais para continuar explorando a natureza sem neutralizar os impactos causados a ela. Nesse sentido, apostar no fornecimento de energia renovável pode ser um grande ramo de negócio para 2022.

Um exemplo muito conhecido é a energia solar. Durante anos, ela era uma possibilidade apenas para as famílias abastadas. Atualmente, o cenário é bem diferente. Obviamente, ainda é algo ao qual nem todo brasileiro tem acesso, contudo, o tempo e a necessidade da sociedade tornarão a energia solar possível para a maioria das famílias brasileiras.

Atualmente, já existem linhas de crédito com juros baixos para o financiamento desse tipo de energia sustentável. Assim, uma dica de negócio é atuar fornecendo esse serviço de montagem do sistema ou facilitando o processo de financiamento.

7. Consultoria e assessoria digitais

Os prestadores de serviços que atuam com consultoria e assessoria, independentemente da área, precisarão se adequar ao universo digital. Com o crescimento dos atendimentos e da prestação de serviços remotos, esse tipo de trabalho também passará a ser realizado a distância por meio de plataformas de streaming.

Essa é uma realidade que afetará todos os tipos de profissionais — advogados, administradores, auditores independentes, peritos etc. Além disso, quem não se adequar a essa nova necessidade corre um sério risco de ser excluído do seu próprio mercado. Portanto, é importante ter atenção a esses detalhes.

8. Consumo para a terceira idade

Por fim, existe um setor pouco explorado, mas que pode ser muito lucrativo. Você já parou para perceber que os nossos “idosos parecem cada vez mais jovens”? Pode ser estranho afirmar isso, mas é a mais pura verdade. Com o passar dos anos, as pessoas estão chegando aos 60 ou 70 anos com uma saúde de dar inveja.

A tendência é de que isso aumente com o passar do tempo, especialmente graças à evolução da Medicina e à conscientização das pessoas quanto à necessidade de levar uma vida mais saudável. Logo, isso abre uma grande oportunidade de negócios, principalmente no setor de vestuário ou de cuidados com a saúde e direcionados a um envelhecimento saudável.

Como ficar atento a essas oportunidades de negócios para 2022?

O grande desafio das pessoas que desejam aproveitar as novas oportunidades de negócios é como conhecer cada uma delas. Uma das formas de fazer isso é ficando atento aos movimentos da sociedade como um todo. Por exemplo, quem foi mais rápido e percebeu que, havendo a necessidade de ficar em casa, seria preciso oferecer algum tipo de distração para as pessoas saiu na frente.

Ou seja, o passo inicial é treinar a sua própria sensibilidade de mercado para entender essas mudanças e, principalmente, como você pode explorá-las comercialmente. É importante compreender que as pessoas estão cada vez mais atentas aos objetivos das empresas. Se o foco de um negócio ou de uma marca for apenas vender, ela já inicia fadada ao fracasso, mesmo atuando em um mercado pujante e crescente.

O foco principal deve ser as pessoas. Ou seja, oferecer benefícios que vão muito além do próprio produto ou do serviço. Essa é a forma mais eficiente de encantar um consumidor e de fazê-lo entender a solução inovadora que a sua empresa está fornecendo.

Como identificar uma tendência de mercado?

Para finalizar este artigo, mostraremos algumas dicas rápidas e simples de como você pode identificar uma tendência de mercado. Confira:

  • fique atento às redes sociais. Grandes oportunidades de negócios surgem nesse ambiente;
  • colete o feedback dos clientes para entender as novas necessidades que estão aparecendo com mais recorrência;
  • elabore pesquisas de mercado com o público em geral;
  • observe os seus concorrentes para entender o que eles estão fazendo, bem como os seus eventuais pontos falhos;
  • tenha atenção às ditas “modinhas”, pois elas podem ser o início de um grande segmento de mercado;
  • utilize ferramentas de marketing digital para entender o que o seu público vem buscando nos últimos meses.

Não subestime essas dicas. Às vezes, uma chamada “modinha”, por exemplo, ou um movimento que você acredita ser passageiro podem esconder grandes oportunidades de negócio. Negligenciá-los pode representar a perda de oportunidades e lucros.

Por fim, é importante ter em mente que entender as necessidades dos consumidores é a forma mais eficiente de identificar as tendências de negócios para 2022. "Pegar essas ondas" de oportunidades logo no início pode significar uma grande chance de obtenção de lucros para os próximos anos.

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