Wed Nov 04 11:36:37 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo
Descubra como administrar um salão de beleza com eficiência
Confira dicas práticas para que você possa administrar o seu salão de beleza ter e o controle total do seu negócio.

Saber como administrar um salão de beleza pode ser bastante desafiador para um empreendedor que deseja seguir nesse ramo. Afinal, a maioria que empreende no segmento é o próprio profissional responsável pelos cortes ou outros tipos de trabalhos.

Nesse sentido, é comum que muitos falhem na hora de gerenciar o negócio e deixem questões, como o planejamento, o controle de custos e a gestão financeira, de lado para poder atender seus clientes.

Neste artigo, mostraremos como você pode solucionar esse problema e passar a ter o controle total do seu negócio. Acompanhe!

Como está o mercado de salão de beleza no Brasil?

Assim como quase todos os ramos de negócios, os salões de beleza sofreram muitos impactos com a pandemia de coronavírus. Durante algumas semanas e em várias cidades brasileiras, esses estabelecimentos foram impedidos de abrir as portas, causando impactos severos no bolso dos empreendedores do setor.

Contudo, a recuperação desse ramo de atividade vem acontecendo de forma satisfatória. Afinal, é um serviço considerado indispensável por muitos brasileiros. Segundo dados da revista eletrônica Pequenas Empresas Grandes Negócios, esse mercado cresceu cerca de 10% nos últimos 10 anos. Na mesma página, foi publicado um dado do Sebrae, informando que, entre 2009 e 2016, foram abertos mais de 600 mil CNPJs desse segmento entre MEIsMEs/EPPs, representando cerca de 1,5% do orçamento médio das famílias brasileiras.

Nesse contexto, mesmo após um cenário de crise, é natural que os empresários que conseguiram manter-se de pé durante o período de paralisação possam reestruturar-se com a abertura e permissão da atividade empresarial. Torna-se ainda mais importante que quem atua nesse setor tenha total domínio sobre a sua empresa e adote medidas que facilitem a gestão e o aumento do número de vendas ou serviços.

Como administrar um salão de beleza?

Agora, mostraremos algumas dicas práticas para que você possa administrar o seu salão de beleza de maneira adequada. 

Faça parcerias

Apesar de o trabalho de um salão de beleza ser focado no profissional responsável, é impossível crescer nesse segmento sem fazer parcerias. Você pode ter parceiros para ficarem responsáveis por serviços que estão fora da sua especialidade ou para fornecerem produtos que podem ser comercializados no seu salão ou utilizados nos clientes.

Você precisa ter muito cuidado com os parceiros que colocar dentro do seu estabelecimento. Uma escolha errada pode prejudicar a imagem do seu estabelecimento e provocar um efeito adverso nesse processo que deveria ser benéfico para a empresa.

Participe de eventos

Outro ponto importante é a participação em eventos. Quando mencionamos esse termo, percebemos que é aberto um leque muito grande de oportunidades para quem possui um salão de beleza. Existem vários congressos, cursos e outros tipos de eventos promovidos por marcas ou profissionais. Nesses acontecimentos, encontra-se bons parceiros de negócios e realiza-se networking para contatos futuros.

Além disso, você também pode participar de eventos sociais. Procure, na sua cidade, informações sobre eles. Essa é uma excelente oportunidade de mostrar o seu trabalho para a sociedade e conquistar novos clientes. A participação em eventos funciona como um marketing para o seu salão, além de contribuir com a sociedade na qual o seu estabelecimento está inserido.

Escolha bem o seu ponto

O ponto é algo que precisa ser muito bem escolhido. Quanto a esse detalhe, muitas pessoas têm dúvidas, pois, aparentemente, locais dentro de shoppings ou centros comerciais parecem ser as melhores e únicas alternativas. Porém, isso não é verdade. A definição do ponto deve estar em alinhamento com o público que você pretende atender em seu salão. É muito comum encontrar estabelecimentos desse segmento que se acomodam dentro de bairros e crescem atendendo apenas os moradores daquela região.

Obviamente, também existem aqueles que cresceram tanto que passaram a receber clientes de outras localidades. Isso acontece muito em cidades pequenas, quando um profissional começa a se destacar. Portanto, essa escolha precisa observar sempre o público que você pretende atingir, bem como a concorrência que já está instalada naquele local. Além disso, você também precisa preocupar-se com a qualidade do imóvel no qual você se instalará.

Tenha um espaço adequado para atender o volume de clientes que chegará até o seu estabelecimento e ofereça o máximo de conforto e comodidade possível. Como, em alguns casos, a pessoa precisa ficar muito tempo no salão, é preciso que ela tenha uma boa experiência no seu estabelecimento e possa fazer o famoso e poderoso marketing boca a boca.

Cuide da experiência do cliente

Aproveitando o gancho deixado no tópico anterior, você deve ter uma grande preocupação com a experiência do cliente. Esse item se refere ao tipo de atendimento, à qualidade do local e ao serviço prestado.

Por exemplo, independentemente de você gostar ou não da marca, ao comprar um aparelho da Apple, o cliente é surpreendido com um verdadeiro show de expectativa, desde o momento em que ele abre a caixa. Tudo é feito pensando na emoção que a pessoa tem ao começar a manusear o aparelho.

Isso é um exemplo clássico da experiência do cliente. Você deve investir nisso em seu negócio. Olhe para dentro do seu estabelecimento e veja o que pode ser melhorado para garantir que o seu cliente tenha uma experiência única, que o faça querer voltar várias vezes para adquirir mais produtos ou serviços.

Aposte no atendimento de qualidade

A experiência do cliente passa, impreterivelmente, pelo atendimento de qualidade. Não há como imaginar um negócio que teve sucesso, em que os responsáveis por lidar diretamente com o cliente não tenham cuidado com a forma com que se relacionam com ele. Por isso, você deve dar o máximo de atenção nesse aspecto e investir em cursos e treinamentos que ensinam como deve ser feito o atendimento, de modo a encantar os seus clientes e oferecer para eles a melhor experiência possível.

Ofereça diversas formas de pagamento

Outro ponto que merece destaque, e que você precisa ter atenção no processo de como administrar um salão de beleza, é oferecer diversas formas de pagamento. Isso permite eliminar eventuais barreiras que fazem os clientes desistirem de adquirir algum serviço em seu estabelecimento. O melhor é que isso pode ser feito de forma muito segura, utilizando cartões de crédito, aplicativos de pagamentos, transferências bancárias e outras formas.

Agregue valor e diferencie seus produtos e serviços

Você precisa agregar valor a seus produtos e serviços. Isso significa que, para encantar os seus clientes, deve adotar a política de sempre oferecer mais valor utilitário do que o monetário que foi pago para o seu estabelecimento.

Para agregar valor, você precisa estudar os seus clientes e verificar o que é valorizado por eles. Às vezes, é necessário ter um custo adicional para agregar essa diferenciação. Porém, o ganho que pode ser auferido é consideravelmente maior.

Além disso, essa agregação de valor aos seus produtos e serviços facilita o marketing boca a boca, uma das estratégias mais fortes de divulgação do seu negócio. Afinal, não há nada mais poderoso do que uma boa indicação feita por um conhecido.

Todavia, o contrário também é uma verdade. Isso significa que, quando uma pessoa não fica satisfeita com o atendimento e serviço realizado, ela também faz esse trabalho divulgação com a mesma intensidade, mas de forma negativa, prejudicando severamente a imagem da empresa.

Acerte na precificação

Outro ponto que você precisa ter muito cuidado é com relação à precificação de seus produtos ou serviços. Para tanto, é preciso analisar dois elementos. Inicialmente, conheça todos os seus custos e as suas despesas, fixos e variáveis.

Assim, você chegará a um valor mínimo que pode ser cobrado pelos seus serviços. Feito isso, avalie o mercado da sua região. Não adianta fazer todo o trabalho de levantamento desses dados e chegar a um preço que está totalmente fora da média dos outros salões de beleza.

Essa regra vale tanto para preços altos quanto baixos. Mesmo que você tenha condições de oferecer valores inferiores em seus produtos ou serviços, é fundamental que eles sempre flutuem de acordo com a média praticada no mercado. Cobrar muito pouco, mesmo que não gere prejuízos, pode ser visto de forma receosa pelos clientes, pois muitos associam o preço cobrado com a qualidade percebida nos serviços prestados.

Selecione parceiros que agreguem valor

Por fim, voltando à seleção de parceiros, você precisa escolher empresas ou profissionais que agreguem valor ao seu negócio. Ter marcas de sucesso aliadas ao seu estabelecimento gera mais autoridade e confiança aos olhos dos clientes. Além disso, contratar profissionais conhecidos no mercado pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, proporcionando uma visão mais profissional e qualificada do seu negócio.

Saber como administrar um salão de beleza é fundamental para ter sucesso nesse tipo de empreendimento. Além disso, é interessante que você sempre pense na experiência do usuário, levando em consideração seus hábitos de consumo e seu perfil de compra.

Que tal continuar aprendendo um pouco mais sobre assuntos que podem melhorar a gestão do seu negócio? Para tanto, confira o novo post que preparamos, onde mostramos os primeiros passos para sua empresa ter presença digital.

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