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Mon Mar 22 12:07:49 BRT 2021
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Descubra porque a presença digital é tão importante

A presença digital é essencial aos negócios. Quer descobrir mais sobre o assunto? Confira o artigo que criamos para você!

· 22/03/2021 · Atualizado em 22/03/2021
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Criar e manter uma empresa pode ser um grande desafio. É necessário lidar com clientes exigentes e concorrentes ferozes, entre muitas outras forças competitivas. Nesse contexto, para obter bons resultados, poucos fatores são tão importantes quanto a presença digital.

No entanto, o que é presença digital exatamente? Como aproveitá-la em benefício do negócio? Quais são as suas principais vantagens? Bom, são muitas as dúvidas. Ao entender as respostas e adotar as melhores práticas, você poderá multiplicar os seus ganhos financeiros e comerciais.

Pensando na importância do assunto, criamos um material completo para explicar por que a presença digital é tão importante, além de indicar as práticas iniciais. Boa leitura!

Primeiro, o que é presença digital?

Pense que existem dois mundos: um é físico e o outro, digital. O físico é representado pelo seu ponto comercial, por suas operações diárias de trabalho e pelas pessoas com as quais você convive ao longo do expediente. Ele é o mundo tangível, que pode ser tocado e sentido.

O mundo digital, por sua vez, pode ser representado pelo que está na tela do seu computador ou dos dispositivos móveis. Ele não é tangível, mas é igualmente importante para o sucesso de uma empresa. As redes sociais, os e-commerces e os blogs são parte desse segundo universo.

Agora, vejamos o que é presença digital: é estar presente no mundo digital, de modo que a empresa consiga ser encontrada por clientes ou outras partes interessadas, bem como tirar dúvidas, fechar negociações e estabelecer relações. Ou seja, é ir além do mundo físico.

Todavia, é importante destacar que não basta abrir uma conta digital e, depois, deixá-la de lado, esperando até que um cliente apareça. É preciso ter uma presença ativa, isto é, investir o seu tempo e a sua energia na estratégia digital, objetivando aproveitar as suas oportunidades.

Felizmente, o mundo digital é bastante acessível. Empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos podem estar presentes. Não é preciso ter um orçamento robusto, muito menos grandes equipes. Mesmo com poucos recursos, você pode obter grandes resultados.

Por que a presença digital é essencial às empresas?

Hoje, a presença digital é um item básico à manutenção dos negócios e ao crescimento comercial. O motivo é simples: ninguém mais procura a sua empresa no catálogo telefônico, mas, sim, em ferramentas de busca, como o Google ou as redes sociais, disponíveis na internet. Adiante, apresentaremos seis razões pelas quais a sua companhia deve estar presente digitalmente.

Aumenta a visibilidade do negócio

No ambiente dos negócios, visibilidade significa muito e pode determinar o sucesso. Existe até um velho ditado que diz: "quem não é visto não é lembrado". O problema é que, se a sua empresa está apenas no mundo físico, essa visibilidade é limitada e custa caro.

O mundo digital é mais acessível. Milhares ou até milhões de clientes podem visitar as suas redes sociais ou as páginas na web em um único dia. Eles podem conhecer os seus produtos, avaliar as suas soluções e compartilhar o seu empreendimento com amigos e/ou familiares.

Com boas táticas digitais, você pode ter resultados ainda melhores. Normalmente, não custa caro impulsionar a sua marca no mundo digital e iniciar campanhas patrocinadas, que levam o seu negócio até um público previamente selecionado de consumidores.

Facilita o relacionamento com clientes

Ao longo do expediente, é necessário se relacionar com os consumidores, seja para oferecer um produto, seja para tirar dúvidas, seja para ouvir (e solucionar) reclamações. Se essa relação for precária, você provavelmente perderá clientes e prejudicará a imagem do negócio.

Novamente, a presença digital ajuda muito. O relacionamento pode ser facilitado com a adoção de canais digitais, como redes sociais ou aplicativos mobile de comunicação. Assim, os clientes encontrarão menos desafios para chegar até o seu negócio e conversar com você.

Essa facilidade de relacionamento gera dois grandes benefícios. Em primeiro lugar, torna o diálogo com o seu público-alvo mais ágil, agradável e atraente. Além disso, maximiza a satisfação dos consumidores, que podem se sentir mais bem ouvidos e atendidos pelo empreendimento.

Promove mais competitividade

Competitividade é um termo um pouco complexo, mas que significa muito para as empresas — refere-se à capacidade de superar outros concorrentes do mercado, atrair novos clientes e gerar soluções mais precisas. Quanto maior a sua competitividade, melhor.

A presença digital tem grande relevância para manter um negócio competitivo. Veja bem: se os seus concorrentes estão online e você não está, esse é um sério problema. Por outro lado, se você está online e os seus concorrentes não estão, é uma boa oportunidade para ganhar mercado.

Quando a presença digital é bem aproveitada, o empreendimento pode conquistar uma posição única e atraente. Ela fornece uma vantagem competitiva, colocando a sua empresa um passo à frente das outras e gerando resultados superiores à média.

Gera mais oportunidades de venda e de crescimento

Vender é coisa séria. Sem vendas, as muitas outras atividades empresariais — como a criação, a fabricação e a distribuição de produtos — simplesmente não fazem sentido. Por isso, é preciso criar (e aproveitar) oportunidades para vender muito mais.

Felizmente, o mundo digital está repleto de oportunidades de venda. Você pode anunciar os seus produtos ou serviços para uma enorme quantidade de consumidores, bem como criar promoções personalizadas e direcionadas para um perfil específico de cliente.

É interessante destacar que, na internet, não há limitação geográfica. Ou seja, você pode oferecer os seus produtos para consumidores que moram na esquina da sua empresa, além de fazê-lo para clientes que moram em outros estados ou até em outros países. Logo, há mais cobertura.

Simplifica a criação de estratégias de marketing

Criar estratégias tradicionais de marketing pode ser muito difícil. É preciso ter tempo e energia para planejar tudo, além de recursos financeiros para cobrir gastos com impressos e pessoas envolvidas. No mundo digital, é mais fácil criar boas estratégias comerciais.

É possível criar táticas nas redes sociais, segmentando o seu público e compartilhando anúncios específicos. Você também pode criar links patrocinados, permitindo que o seu web site fique mais bem posicionado nas ferramentas de busca, como o Google.

Curiosamente, estratégias de marketing digital são mais fáceis de planejar, executar e analisar. Além disso, geram custos menores e mais compatíveis com a realidade financeira de empresas pequenas e/ou que ainda estão nos primeiros anos de atuação.

Moderniza a marca do empreendimento

A marca de uma empresa não se resume ao logotipo utilizado. Vai muito além. Consiste na identidade do negócio, isto é, na forma como ele é visto pelas partes interessadas, sobretudo pelos clientes finais. Quando a marca é atraente, fica muito mais fácil atrair consumidores.

Novamente, a presença digital ajuda muito. Quando a empresa está presente na web, passa uma imagem mais amigável e disposta, como se estivesse convidando o público para avaliar os seus produtos e iniciar uma relação do tipo ganha-ganha, na qual todos são beneficiados.

Por outro lado, empresas sem presença digital podem passar uma imagem ruim, como se não estivessem preocupadas em se conectar com os clientes e fornecer soluções modernas. Essa diferença pode ser determinante na decisão de compra do consumidor final.

Como a presença digital influencia as vendas?

Até aqui, você pôde notar que a presença digital é crucial e, em muitos aspectos, influencia o relacionamento com os clientes finais, bem como a capacidade de venda do negócio. Isso não ocorre por acaso, pois é reflexo de três coisas apresentadas ao longo dos próximos tópicos.

Comportamento de consumo digital

Primeiro, é necessário entender que o comportamento de consumo tem mudado bastante. Até pouco tempo, a maioria das pessoas tinha medo de comprar pela internet e muitas nem sabiam como fazer isso. Hoje, o cenário é outro e o consumo digital está em alta.

Atualmente, muitos clientes preferem comprar pela internet, sobretudo se conseguem preços e ofertas mais atraentes. Isso ocorre porque o mundo digital é muito conveniente e acessível, de modo que o cliente pode encontrar o que quiser sem nem mesmo sair de casa.

Modernização das tecnologias

Outro fator que tem impulsionado as vendas digitais é a modernização tecnológica. Pare para refletir sobre as tecnologias atuais e para compará-las com aquelas de dez anos atrás. Existe muita diferença. Hoje, todas as empresas podem acessar ferramentas de ponta.

Veja, por exemplo, o e-commerce. Antes, era preciso contratar especialistas em TI para criar um comércio digital. Agora, é possível fazer um e-commerce de forma totalmente gratuita e sem um suporte especializado — tudo com apenas algumas horas da sua dedicação.

Medidas de restrição e distanciamento social

Há, ainda, que se destacar as atuais implicações da pandemia ligada à COVID-19, também chamada de novo coronavírus. As medidas de restrição e de distanciamento social fizeram com que consumidores elevassem as suas compras online, acelerando a transição digital do mercado.

Mesmo após a pandemia, há perspectivas de que a transformação digital continue alta e de que as vendas online mantenham-se aquecidas.

Quais ações são necessárias para ter presença digital?

Felizmente, investir na presença digital não é difícil e a sua empresa pode começar a qualquer momento. Existem muitas táticas úteis e que variam de acordo com o seu tipo de negócio, bem como com as estratégias digitais que você deseja. Veja algumas opções:

  • elabore um site personalizado para o seu empreendimento;
  • construa um e-commerce (loja digital) para vender os seus produtos;
  • abra uma conta nas redes sociais, como Facebook ou Instagram;
  • esteja presente em aplicativos mobile, como apps de entrega;
  • crie um blog para compartilhar ideias e conteúdos que gerem autoridade.

Na hora de investir em presença digital, lembre-se de que consistência é importante. Então, não crie muitas contas online. Invista em poucas que levem a sua empresa até o seu público-alvo; depois, monitore e utilize essas contas cotidianamente.

Agora, você está por dentro do assunto, sabe por qual razão a presença digital é tão importante e como ela pode potencializar as suas vendas. Lembre-se de que começar não é algo difícil, pois uma simples conta nas redes sociais pode ser o primeiro passo. É preciso, porém, haver dedicação contínua para aproveitar as oportunidades presentes no mundo digital.

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