Artigo aborda características empreendedoras que também são encontradas em líderes de sucesso
A liderança e o empreendedorismo andam de mãos dadas. Forças propulsoras, indispensáveis para o sucesso no mundo dos negócios.
Um grande líder reúne diversas características de comportamento empreendedor:
- Assumir riscos calculados: o líder assume a frente e, como visionário, precisa mudar a rota e implementar novas possibilidades para alcançar os resultados almejados. Para tanto, é necessário sair da zona de conforto, com ousadia e, ao mesmo tempo, com a coerência necessária para minimizar os erros.
- Comprometimento: fazer-se presente e estar totalmente engajado na gestão do negócio e com sua melhoria contínua. Assumir a responsabilidade pelos sucessos e pelos fracassos. Assim age o líder, assim funciona o empreendedor.
- Busca de oportunidades e iniciativa: a habilidade de visualizar oportunidades onde a maioria enxerga apenas a crise é característica de líderes e de empreendedores. E mais: com iniciativa, eles sabem tirar o maior proveito destas oportunidades.
- Busca de informações: o líder empreendedor é um curioso por natureza. Sempre em busca de novos conhecimentos e de estabelecer novos contatos.
- Persuasão e rede de relacionamentos: mobilizar esforços, engajar pessoas e estabelecer conexões são habilidades encontradas em líderes e empreendedores.
- Persistência: característica marcante do empreendedor que levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Um grande líder também não desiste facilmente de seus sonhos e visões – e é capaz de vender esse ideal para o time, que segue o caminho projetado.
- Estabelecimento de metas: saber estabelecer metas de curto, médio e longo prazo é uma habilidade de líderes e de empreendedores.
- Planejamento e monitoramento: não basta estabelecer metas – planejar e monitorar a execução delas é fundamental para obtenção dos resultados desejados.
- Exigência de qualidade e eficiência: líderes e empreendedores sabem que o inimigo do ótimo é o “bom”. Não se contentam com padrões de qualidade e de eficiência medíocres, sempre estabelecendo novos patamares de desempenho.
- Independência e autoconfiança: confiar no seu próprio potencial é o primeiro passo para ser um bom líder e para empreender. Os desafios do mercado são encarados como um estimulante para líderes e empreendedores natos!
Seria difícil tentar fazer uma clara distinção entre a figura do líder e a figura do empreendedor. O líder empreende frente ao negócio. O empreendedor lidera frente à equipe. Estas duas figuras estão “juntas e misturadas”. É fácil de identificar este protagonismo quando nos deparamos com um personagem de sucesso no mundo dos negócios – suas histórias são fontes de inspiração para todos nós. Pois o empreendedor é, antes de tudo, um líder!
* Por Roberta Andrade, gerente de Atendimento Individual do Sebrae Pernambuco.
Foi um prazer te ajudar :)